Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Licenciandos do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Thomaz
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Licenciandos do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Thomaz

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 13h42 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 13h42 | Acessos: 1646

No dia 01 de outubro de 2018, segunda-feira, pela tarde, entre 16h e 18h, quatro estudantes dos cursos superiores de licenciatura em física e em matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, localizada na área central do município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica de temas de Física, Astronomia e Matemática. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de caráter científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Rafael Honório Morais de Oliveira e Diego Bortoleto Licca, e pelos bolsistas de iniciação científica Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa da FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Thomaz presentes durante as palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a diretora da escola Thomaz, Sandra a Costa Miranda da Silva, e com Fabrina Tomazzi, que é professora da sala de leitura da escola Thomaz. A atividade teve também o apoio da vice-diretora da escola Thomaz, Iolete Valéria.

Professores Ricardo e Sandra na escola Thomaz

Na chegada à escola Thomaz, os bolsistas da equipe do IFSP foram recebidos pelas professoras Sandra e Fabrina e encaminhados para um ambiente onde foram montados equipamentos para exibição de vídeos e imagens.

Rafael Morais, Rafael Sorensen, Diego Peres, Diego Licca e professor Ricardo Plaza na escola Thomaz

Alunos de diferentes turmas de ensino médio foram convidados para assistirem as palestras, acompanhados por seus professores. As palestras aconteceram no pátio coberto da instituição, em frente da sua cantina.

Professores Fabrina e Ricardo na escola Thomaz

O professor William Martinez Sobrinho, que é docente da disciplina de física na escola Thomaz, esteve presente acompanhando seus alunos nas palestras que foram realizadas. O professor Willliam é também professor supervisor na escola Thomaz dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Ricardo e William na escola Thomaz

Diversos outros professores de diferentes disciplinas estiveram junto com seus alunos assistindo e participando das atividades de divulgação científica que foram realizadas, dentre eles, Marcel Galvani Machado, Marcia Konig Ferraz e José Roberto de Moraes Martins.

Professores Ricardo e Marcel na escola Thomaz

Esteve também presente nesta atividade, dando todo o apoio necessário, a tradutora da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Maria Julia de Oliveira Marciano.

Maria Julia e Ricardo Plaza

Antes do início das palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou os seus quatro orientandos que iriam realizar as apresentações de divulgação científica, bem como discorreu um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba e sobre os cursos existentes nesta instituição e a forma de ingressar neles.

Professores Ricardo e Iolete na escola Thomaz

O estudante de licenciatura em física Rafael Morais iniciou apresentando uma palestra sobre a física existente nas histórias em quadrinhos, analisando o que é ou não possível em termos científicos no que diz respeito aos poderes de super-heróis tais como Flash, Magneto e Tocha Humana.

Palestra de Rafael Morais na escola Thomaz

A segunda palestra foi feita pelo estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen que realizou uma apresentação tendo como tema as possibilidades de trabalhar com a ficção científica no ensino de física, que é o foco de sua pesquisa de iniciação científica.

Palestra de Rafael Sorensen na escola Thomaz

A terceira palestra foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Diego Peres e abordou temas situados atualmente na fronteira dos conhecimentos científicos da área de astrofísica, mais especificamente, matéria escura e energia escura.

Palestra de Diego Peres na escola Thomaz

A última palestra desta tarde foi ministrada pelo estudante de licenciatura em matemática Diego Licca e teve como tema os estudos que ele vem realizando sobre o hipercubo (uma espécie de cubo em quatro dimensões), suas propriedades e as formas de representação deste objeto qadridimensional nas três dimensões espaciais em que vivemos.

Palestra de Diego Licca na escola Thomaz

Ao final das palestras, diversos alunos da escola Thomaz procuraram os bolsistas do IFSP com dúvidas e questionamentos interessantes sobre os temas que foram abordados nas palestras. Os bolsistas que realizaram as atividades na escola Thomaz agradeceram muito o empenho das professoras Sandra e Fabrina para que estas palestras acontecessem da melhor forma e com a melhor infraestrutura possível.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página