FÍSICA

Licenciando em Física pelo IFSP-CAR defendeu mestrado em ensino de astronomia

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 10h40 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 10h40

Em 17 de outubro de 2024, quinta-feira, a partir das 14h, Diego Corrêa Peres de Souza, que é graduado no curso de Licenciatura em Física do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), defendeu a sua dissertação de mestrado, intitulada “O problema da matéria escura: astrofísica contemporânea no ensino da física", na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul. A defesa ocorreu de modo remoto pelo “Google Meet”. Participaram da banca de avaliação o Prof. Dr. Francisco Catelli (que orientou o trabalho e é docente da UCS), o Prof. Dr. Odilon Giovannini Jr. (docente da UCS) e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente de física no IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Diego Corrêa Peres de SouzaImagem 1 – Diego Corrêa Peres de Souza

A dissertação produzida por Diego foi elaborada no âmbito do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Imagem 2 – Professores Francisco, Odilon, Diego e RicardoImagem 2 – Professores Francisco, Odilon, Diego e Ricardo

O resumo da dissertação escrita por Diego foi: “Este trabalho apresenta uma pesquisa que investiga como uma sequência didática focada na apresentação e discussão sobre matéria escura nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de física do Ensino Médio pode influenciar no entendimento de alguns conceitos de física básica. Para fundamentar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas as ideias de Gaston Bachelard, especialmente os conceitos de perfil epistemológico e obstáculos epistemológicos. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. A análise dos resultados permitiu a elaboração de uma versão aprimorada da sequência didática resultando no produto educacional desta dissertação. Os resultados indicam um potencial positivo significativo para a implementação da temática da matéria escura em discussões no nível de Ensino Médio.”

Imagem 3 – Início da apresentação de DiegoImagem 3 – Início da apresentação de Diego

A banca de qualificação de mestrado considerou por unanimidade a dissertação aprovada, com a recomendação de conceder a Diego o título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

Imagem 4 – Slide da apresentação de DiegoImagem 4 – Slide da apresentação de Diego

Cinco alunos ou ex-alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba assistiram à defesa da dissertação de Diego pela sala virtual do “Google Meet”, de modo a se sentirem estimulados, no futuro, a realizarem uma pesquisa em nível de mestrado: Livia Jeniffer Faria da Silva, Nicoli Rocha Santos, João Pedro Oliveira Pereira, Giovanni Dedonatti e Barbara Cleone.

Imagem 5 – Banca de avaliação composta pelos professores Francisco, Odilon e RicardoImagem 5 – Banca de avaliação composta pelos professores Francisco, Odilon e Ricardo

Diego, em 2018, durante o curso de graduação de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba foi orientado pelo professor Ricardo Plaza em um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura” (com bolsa PIBIFSP), na área de pesquisa (do ensino acerca do chamado setor escuro) em que resolveu se aprofundar em seu mestrado.
Os projetos de pesquisa, ensino e extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência, as fronteiras da ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.