Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Licenciados em Física pelo IFSP-CAR fazem mestrado em instituições importantes

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 20h16 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 20h16

Diversos ex-alunos que se formaram no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e que durante a graduação foram bolsistas de projetos de pesquisa de iniciação científica sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, estão atualmente fazendo (ou acabaram de ingressar em) um curso de mestrado acadêmico em instituições importantes e prestigiadas de pesquisa do país, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). É importante lembrar que o curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que tem duração de quatro anos e que se iniciou em 2017, devido à pandemia de COVID-19, formou a sua primeira turma de graduados em 2021.

Neste mês de agosto de 2023, os licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Rafael Brock Domingos e Rodrigo de Siqueira Bicudo iniciaram o mestrado na área de Física de Plasmas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Imagem 1 –Rafael Brock e Rodrigo BicudoImagem 1 –Rafael Brock e Rodrigo Bicudo

O licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Rafael Brock Domingos tem como orientador no mestrado acadêmico, na área de Física de Plasmas do ITA, o Prof. Dr. Marco Antonio Ridenti e está atualmente cursando as disciplinas do mestrado intituladas “Descargas Elétricas e Plasmas” e “Laboratório de Descargas Elétricas e Plasmas”); o título do seu projeto de pesquisa de mestrado é “Estudo experimental de um jato de plasma frio em Argônio para aplicações biomédicas”. Durante o seu curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, Rafael Brock desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica “Simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de física”, com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Por sua vez, o licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Rodrigo de Siqueira Bicudo tem como orientador, no mestrado acadêmico na área de Física de Plasmas do ITA, o Prof. Dr. Argemiro da Silva Sobrinho e atualmente está fazendo as disciplinas do mestrado intituladas “Descargas Elétricas e Plasmas” e “Fundamentos das ciências dos materiais”. Durante o seu curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, Rodrigo Bicudo desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Além de Rafael Brock e Rodrigo Bicudo, outros quatro graduados no curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba (que foram bolsistas de projetos de iniciação científica sob a orientação do professor Ricardo Plaza) já estavam cursando mestrado antes de agosto de 2023: Higor Felipe Gonçalves de Arruda (na USP), Kaua Estevam Cardoso de Freitas (na USP), Rafael do Nascimento Sorensen (na UFSCar) e Diego Corrêa Peres de Souza (na UCS).

Imagem 2 – Higor Arruda e Kaua FreitasImagem 2 – Higor Arruda e Kaua Freitas

O licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Higor Felipe Gonçalves de Arruda está desde o início de 2023 realizando o seu mestrado acadêmico na área de física nuclear no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa. Dra. Kelly Cristina Cezaretto Pires; o título do seu projeto de pesquisa de mestrado é “Influência da quebra do 6He na colisão 6He+27Al”. Durante o seu curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, Higor Arruda desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de física e divulgação científica a partir do estudo da astrofísica de galáxias”, com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Já o licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Kaua Estevam Cardoso de Freitas, iniciou em agosto de 2022 seu curso de mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Modalidade Física) da Universidade de São Paulo. Este é um dos primeiros programas do Brasil em mestrado em ensino de ciências (na área específica do ensino de Física) e que está completando 50 anos agora em 2023. A orientadora de Kaua Freitas é a Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva e o título do seu projeto de pesquisa de mestrado é “A Comunicação Científica – Dos Tubos de Ensaio para o YouTube: uma análise da retórica aplicada na divulgação científica feita dentro da plataforma YouTube”. Durante o seu curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, Kaua Freitas desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de física”, com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 3 – Rafael Sorensen e Diego SouzaImagem 3 – Rafael Sorensen e Diego Souza

O licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Rafael do Nascimento Sorensen, iniciou em março de 2022 seu curso de mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd-So (linha “Educação em Ciências”), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. Ele é orientado pela Profa. Dra. Maria José Fontana Gebara e coorientado pela Profa. Dra. Monikeli Wippel da Silva. O título do seu projeto der pesquisa de mestrado é “Ensino de Física e Cultura: Concepções de futuros professores sobre a utilização de seriados de Ficção Científica”. Durante o seu curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, Rafael Sorensen desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica “Ficção Científica e Ensino de Física”, com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

O licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Diego Corrêa Peres de Souza, iniciou em março de 2022 seu curso de mestrado acadêmico em Ensino de Física, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Catelli. O título do seu projeto de pesquisa de mestrado é “Astrofísica moderna no ensino médio: o problema da matéria escura”. Durante o seu curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, Diego Souza desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica “Divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura”, com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo próprio IFSP) e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 4 – José Eurípedes e professor Ricardo PlazaImagem 4 – José Eurípedes e professor Ricardo Plaza

Além destes licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, o estudante de graduação José Euripedes Bezerra Brito que está atualmente cursando o oitavo e último semestre do curso de Licenciatura em Física, foi aprovado neste meio de ano na seleção para ingressar no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Durante a seleção para ingresso neste mestrado, ele submeteu o projeto de pesquisa “Astrobiologia no ensino de Física com ênfase em uma abordagem CTSA”. Ele iniciará o mestrado no início de 2024 e será orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Zanotello da UFABC. Neste mês de agosto de 2023, José Eurípedes está finalizando o seu projeto de pesquisa de iniciação científica com bolsa da FAPESP intitulado “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os projetos de pesquisa, ensino e extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página