Licenciada em Física pelo IFSP-CAR publica artigo sobre conceito de energia
O periódico científico “Revista Campo da História” (ISSN: 2526-3943), em seu volume 9, número 2, ano de 2024, publicou o artigo intitulado “Força ou energia? Uma abordagem potencialmente desobstaculizadora do conceito de energia na física sob uma perspectiva histórico-filosófica”, escrito por Barbara Cristine Leone, que é licenciada pelo curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Alex Lino, que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/292>.
Imagem 1 – Barbara Leone e Alex Lino
O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Frequentemente são encontradas dificuldades no processo de assimilação do conceito de energia no Ensino de Física, dificuldades estas, que são comumente denominadas "concepções alternativas". Ocasionalmente, estas podem ser classificadas como obstáculos epistemológicos, sobretudo quando tais confusões assemelham-se às confusões cometidas pelos teóricos ao longo da construção de tal conceito. Buscou-se, com este trabalho, investigar e utilizar, com a devida transposição didática e elaboração de uma sequência de ensino, os mecanismos históricos de superação dos obstáculos epistemológicos que associam o conceito de força ao de energia. Sendo assim, foi elaborado um questionário qualitativo, no intuito de verificar se os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, nos 2º e 3º anos, no campus Caraguatatuba do IFSP, possuíam o obstáculo mencionado. A partir da análise dos resultados obtidos com o questionário, foi desenvolvida a sequência de ensino, visando explorar as principais discussões que nortearam a construção e evolução do conceito de energia, utilizando problematizações e exemplos históricos. Posteriormente, aplicou-se um novo questionário qualitativo, no intuito de determinar se a dificuldade foi enfim superada. A análise dos questionários obedeceu a metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, e evidenciou que a abordagem histórico-filosófica pôde contribuir com a elucidação das confusões associadas aos conceitos de força e energia. No entanto, foi possível observar o surgimento de outros obstáculos epistemológicos relacionados ao conceito de energia, portanto, torna-se necessário explorar as possibilidades para elucidá-los.”
Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Campo da História
A “Revista Campo da História” (ISSN: 2526-3943), que pode ser acessada no link <https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh>, é um periódico multidisciplinar que tem por missão disseminar o conhecimento da história das ciências. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Educação, a classificação Qualis deste periódico é B3.
Imagem 3 – Página inicial do site da Revista Campo da História
Barbara Cristina Leone, durante o seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Alex Lino no projeto de pesquisa de iniciação científica “Atividades experimentais como subsídio para a superação de obstáculos epistemológicos do conceito de energia na Física” (com bolsa PIBIFSP), durante o ano de 2022. Este artigo foi fruto desta pesquisa de iniciação científica.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais