AGROTÓXICOS

Instalação em frente ao IFSP refletiu sobre a liberação de agrotóxicos

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 15h13 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 15h14

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi estruturada uma “instalação artística” na cerca da frente do prédio da instituição. Esta instalação utilizou embalagens vazias de produtos de limpeza para representar o grande número de agrotóxicos que vem sendo liberados ao longo deste ano de 2019. Entre eles, muitos são proibidos em diversos outros países do mundo, como, por exemplo, em países da União Europeia, em função da sua alta toxicidade.

Professores Mauro e Janice com alunos em frente à instalaçãoProfessores Mauro e Janice com alunos em frente à instalação

O objetivo desta instalação foi provocar uma reflexão acerca do impacto destes produtos no meio ambiente e na nossa alimentação. Os alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e do Técnico em Meio Ambiente foram responsáveis pela organização das embalagens e pesquisa dos agrotóxicos liberados. Cada embalagem possuía uma breve descrição do tipo de agrotóxico liberado e dos impactos do seu uso. Este trabalho foi realizado sob a orientação dos professores Janice Peixer (biologia) e Mauro Ribeiro Chaves (artes).

Agrotóxico proibido em países europeus, mas liberado para ser usado no BrasilAgrotóxico proibido em países europeus, mas liberado para ser usado no Brasil

Essa instalação teve o objetivo de provocar uma reflexão mais profunda sobre os impactos dos agrotóxicos na vida das pessoas, não somente por parte dos alunos que estudam no IFSP, mas também por parte da comunidade externa ao IFSP que passa pela rua em frente ao seu prédio.

Instalação realizada na frente do IFSP para refletir sobre a liberação de agrotóxicosInstalação realizada na frente do IFSP para refletir sobre a liberação de agrotóxicos

Uma reportagem acerca do tema intitulada “Um terço dos agrotóxicos usados no Brasil inclui alguma substância proibida pela EU”, produzida pelo site em português do jornal espanhol “El País”, pode ser lida gratuitamente no link . Um outro artigo útil para quem quer se aprofundar mais sobre este tema, intitulado “Agrotóxicos: 44% dos princípios ativos liberados no Brasil são proibidos na Europa” pode ser lido gratuitamente no link . Finalmente, o artigo do site do “National Geographic Brasil” intitulado “Liberação recorde reacende debate sobre uso de agrotóxicos no Brasil. Entenda” apresentada dados importantes para conhecer melhor essa realidade e pode ser lido no link .

Professora Janice com aluna na montagem da instalação em frente ao IFSPProfessora Janice com aluna na montagem da instalação em frente ao IFSP

Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa são fundamentais para que os alunos do IFSP-Caraguatatuba amadureçam intelectualmente de modo a se apropriar dos conhecimentos científicos produzidos pela humanidade para embasar a tomada de decisões acerca de questões que afetam diretamente a vida de todos nós.