Inovações implementadas no curso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba
O curso Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba foi aprovado em 2016 e implantado em 2017. Desde então o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso trabalha em constante atualização e acompanhamento das tendências tecnológicas e mercadológicas na área da construção civil.
Em 2020 o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi atualizado em sua estrutura e no conteúdo específico de algumas disciplinas. Entre elas, destacam-se as disciplinas de Desenho Assistido por Computador (DAC E3) ofertada no 3º semestre, Projeto Auxiliado por Computador – BIM (PAC E9) e Projeto de Engenharia I (PRE E9) ofertadas no 9º semestre.
No PPC elaborado em 2016 o conteúdo de BIM - Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) era introduzido somente no fim do curso, na disciplina PAC E9 no 9º semestre. Na versão atualizada de 2020 a introdução aos conceitos de BIM foi antecipada para o 3º semestre na disciplina DAC E3 e na disciplina PAC E9 haverá o aprofundamento do conteúdo e a interdisciplinaridade com a disciplina PRE E9.
Essa alteração justifica-se pelas mudanças ocorridas na área da construção civil nas últimas décadas e, em especial, desde 2017 em âmbito nacional. Para entendermos melhor essas mudanças, é necessário explicarmos o que é BIM. Segundo a Building SMART International (2020),
BIM é uma forma colaborativa de trabalhar sustentada por tecnologias digitais, que permitem métodos mais eficientes de projetar, entregar e manter ativos físicos construídos durante todo o seu ciclo de vida. Os profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) utilizam processos e ferramentas BIM para tomar decisões estratégicas ao longo do ciclo de vida de um ativo.
Ou seja, BIM é uma forma atual de projetar, construir e manter os ativos, sejam edifícios, partes deles ou equipamentos, considerando todo o ciclo de vida destes, desde a concepção até o fim da sua vida útil.
A Plataforma BIMBR (2020) estima que, com a inclusão de BIM no setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), haja um aumento de 10% na produtividade, redução de custos de produção em 9,7% e elevação de 28,9% do PIB da construção civil.
Considerando todos os benefícios do BIM, o governo federal publicou o Decreto Dsn de 05 de junho de 2017 que instituiu o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modeling com a intenção de fomentar a atual forma de se trabalhar na construção civil. Em 17 de maio de 2018 o governo federal publicou o Decreto nº 9.377 instituindo a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM. No ano seguinte, em 22 de agosto de 2019, o Decreto nº 9.377 foi revogado pelo Decreto nº 9.983, instituindo também o Comitê Gestor da Estratégia BIM. E por último, em 02 de abril de 2020, o poder executivo publicou o Decreto nº 10.306 que estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.
Toda essa movimentação nacional segue o desenvolvimento tecnológico internacional que se iniciou na década de 70 pelo Prof. Charles M. Eastman do Instituto de Tecnologia da Georgia. De acordo com SILVA (2020), 72% das empresas de construção dos EUA atualmente empregam o método BIM.
Pesquisando todas essas tendências nacionais e internacionais, o NDE do curso Bacharelado de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba em 2020 atualizou o seu PPC, salientando o compromisso de oferecer ao egresso toda inovação do mercado de trabalho.
Anteriormente à alteração do PPC, o corpo docente do curso através da coordenadoria de extensão ofertou o curso do software Revit como Formação Inicial e Continuada (FIC) para membros internos, alunos e servidores, e, também, para a comunidade externa. O software Revit tem tecnologia BIM, onde é possível elaborar modelagem 3D em projetos de arquitetura, estrutura, elétrica e hidráulica. O curso foi ministrado pela Profa. Me. Tatiane Roselli Ribeiro, que além de participar de diversos cursos de capacitação, já realizou disciplina de pós-graduação na UNICAMP sobre a tecnologia BIM, para aprimorar cada vez mais o seu conhecimento e prover conteúdo de qualidade aos alunos docurso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba
Conforme o ilustrado nas imagens a seguir, o curso de Revit Básico foi ofertado nos laboratórios do campus Caraguatatuba nos anos de 2017, 2019 e 2020, período da atualização do PPC. Neste período foi possível observar os benefícios do software em relação à produtividade nas modelagens e os recursos necessários para a implantação desta tecnologia no curso Bacharelado de Engenharia Civil. Os alunos da engenharia civil do IFSP de Caraguatatuba foram motivados a participar dos cursos. O aluno Giovani Ferreira, atualmente no 5º ano do curso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba, relata que o curso contribuiu significativamente com a sua carreira profissional devido à otimização na realização de projetos por meio de interoperabilidade dos sistemas construtivos, minimizando tempo e provendo maior qualidade ao produto final. Desde o ano passado, o aluno é estagiário na indústria da construção no litoral norte de SP e utiliza os conceitos adquiridos no curso para a realização de suas tarefas diárias.
Como o PPC não é um documento estático e sim em constante aprimoramento, o NDE estuda as possibilidades de desenvolver em outras disciplinas o uso da tecnologia BIM, como em conteúdos de Sistemas Prediais I e II (SPR E5 e SPR E6), Arquitetura (ARQ E6), Gerenciamento da Construção I (GEC E7) e II(GEC E8), além das do eixo de estruturas. A intenção também é de utilizar BIM nas disciplinas que envolvem projetos de infraestrutura, como Saneamento Básico I (SANE7) e II (SANE8) por meio de conteúdos relacionados às redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, e implantar o conceito de Smart City, integrando o sistema BIM às plataformas de GIS (em português SIG - Sistema de Informações Geográficas), por meio da disciplina de Geoprocessamento (GPSE6).
Em 2019, em visita à Alemanha para apresentação de trabalho de pesquisa no IX Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis e orientanda Michele Michele Kozoroski Alves de Almeida Torres (https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/noticias/pesquisa-da-engenharia-civil-do-ifsp-da-comunidade-local-para-o-mundo), hoje no 5º ano do curso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba, participaram também do Congresso Mundial de Geotecnologias, INTERGEO 2019, onde verificaram a implantação de BIM integrada ao GIS no conceito de Smart City. O interesse da aluna pela temática vivenciada na INTERGEO 2019 a motivou em compartilhar o conhecimento adquirido com demais colegas e comunidade externa na Semana Nacional de Tecnologia de 2019, quando apresentou a palestra "Smart City: Integração do BIM e do Geoprocessamento na infraestrutura urbana".
É necessário entender que a inserção da tecnologia BIM na universidade evolui de forma progressiva, pois neste momento estamos no estágio BIM 1.0 – modelagem das informações. No entanto, há perspectiva de se implantar mais no curso de Engenharia Civil do IFSP os estágios BIM 2.0 – colaboração, e BIM 3.0 – interoperabilidade, que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem articulado a diversas disciplinas (PAIVA, R. A.; LEITE, R. M.; LIMA, M. Q. C., 2012).
Por fim, salienta-se que o NDE e o corpo docente do IFSP Caraguatatuba trabalham em constante pesquisa e capacitação para que o curso de Engenharia Civil esteja em consonância com as inovações tecnológicas e mercadológicas nacionais e internacionais, buscando assim oferecer as competências necessárias para que o egresso se insira no mercado de trabalho.
Referências:
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Decreto de 05 de junho de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/dsn/dsn14473.htm. Acesso em: 20 mai.2021.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Decreto Nº 9.377, de 17 de maio de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Decreto/D9377.htm. Acesso em: 20 mai. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Decreto Nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9983.htm. Acesso em: 20 mai. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Decreto Nº 10.306, de 02 de abril de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10306.htm. Acesso em: 20 mai. 2021.
INTERNATIONAL BUILDING SMART. Who we are? Disponível em: https://www.buildingsmart.org/about/who-we-are/. Acesso em: 12 ago 2020.
PAIVA, R. A.; LEITE, R. M.; LIMA, M. Q. C. CAD e BIM: Transições e reflexos no ateliê de projeto. Universidade Federal do Ceará, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10149. Acesso em: 21 mai. 2021.
SILVA, R. F. T. D. Democratizando BIM: Conceituação Básica em BIM. Plataforma BIMBR, 2020.
Autoras: Profa. Me. Tatiane Roselli Ribeiro e Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis
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