Início > O que é? > Notícias > Importância do IFSP foi enfatizada em Programa de Rádio de Caraguatatuba
IFSP na rádio

Importância do IFSP foi enfatizada em Programa de Rádio de Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 08h58 | Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 09h01 | Acessos: 1195

Em 30 de outubro de 2018, terça-feira, a partir do meio-dia, o programa Repórter Cidadão, da Rádio Integração (104,9 MHz), conduzido pelo radialista Maurício Poeta Netto, destacou a importância do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para o desenvolvimento da região. Estiveram presentes e foram entrevistados neste programa Maíra Ferreira Martins (servidora técnico-administrativa do IFSP-Caraguatatuba), Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Roque Alves Pereira (membro da ONG SOS Praia da Mococa).

Ricardo, Maíra, Roque e Maurício

No início, o radialista Maurício Poeta apresentou os três convidados que foram entrevistados durante o programa. Maíra durante a entrevista procurou explicar aos ouvintes a forma pela qual ocorre a seleção dos alunos para os cursos do IFSP-Caraguatatuba, em particular para os cursos técnicos: neste caso os alunos são selecionados por meio de análise de histórico. Ela inclusive lembrou que está aberto até 20/11/2018 o processo seletivo para as turmas dos cursos técnicos que se iniciarão no primeiro semestre de 2019.

Maíra e Maurício durante a gravação do programa

O professor Ricardo Plaza – que atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – enfatizou um pouco acerca da história dos Institutos Federais, destacando que há atualmente 644 câmpus da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica espalhados por todo o território brasileiro, levando educação pública de qualidade e em diferentes níveis para cidadãos de diferentes classes sociais; mais informações a este respeito podem ser obtidas aqui. Em particular, o professor Ricardo Plaza destacou que o câmpus de Caraguatatuba iniciou o seu funcionamento em 2007 e desde então vem formando excelentes profissionais e cidadãos nos seus diferentes cursos. Foi enfatizada também a importância para o desenvolvimento da região, em particular, dos cinco cursos superiores existentes IFSP-Caraguatatuba; no caso do curso de Licenciatura em Matemática que existe desde 2011, foi lembrado que já se formaram 4 turmas de professores de matemática de excelente qualidade e que estão ajudando a melhorar o nível de ensino das diversas escolas nas quais estão lecionando, por todo o litoral norte paulista ou em municípios de outras regiões.

Roque e Ricardo durante a gravação do programa

Roque, por sua vez, destacou as parcerias que o Instituto Federal estabelece com diferentes organizações da comunidade do litoral norte paulista; em particular, enfatizou a importância destas parcerias em atividades envolvendo questões ambientais que são muito relevantes para a região. Ele lembrou que numa parceria da ONG SOS Praia da Mococa com o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba) foi realizada em 08/05/2018, no auditório do Instituto Federal, uma importante palestra acerca de processos erosivos que ocorrem na praia de Massaguaçu, palestra esta que foi ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Siegle que é docente do Instituto de Oceanografia da USP.

Maurício e Roque durante a gravação do programa

Ao final do programa, os três entrevistados – Maíra, Ricardo e Roque – agradeceram muito a oportunidade concedida gentilmente pelo radialista Maurício Poeta para enfatizar a importância da presença por mais de uma década do Instituto Federal de São Paulo na cidade de Caraguatatuba no que diz respeito à educação, à ciência, à tecnologia e à cultura. Mauricio – que inclusive é autor de cordéis – lembrou que dois de seus netos passaram pelos bancos escolares do IFSP-Caraguatatuba e que por isso ele próprio é testemunha do papel fundamental que tem o Instituto Federal na formação educacional de membros das novas gerações. Programas de rádio como este conduzido por Maurício Poeta cumprem muito bem a missão constitucional da radiodifusão de divulgar a educação e a cultura, deste modo, colaborando para informar corretamente e para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.