Início > Noticias > IFSP terá Colóquio sobre trabalhadores brasileiros exilados durante a ditadura
Licenciatura em Física

IFSP terá Colóquio sobre trabalhadores brasileiros exilados durante a ditadura

Publicado: Sábado, 04 de Mai de 2019, 11h26 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 10h14
  • Título do Colóquio: “Trabalhadores Exilados: a saga dos brasileiros forçados a partir (1964-1985)”.

• Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

• Conferencista: Profa. Dra. Mazé Torquato Chotil.

• Dia do Colóquio: 16 de maio de 2019 (quinta-feira).

• Horário do Colóquio: das 19h00 às 20h40 da noite.

• Tema: O Colóquio terá como ponto de partida o livro “Trabalhadores Exilados: a saga dos brasileiros forçados a partir (1964-1985)” de autoria da própria Profa. Dra. Mazé Torquato Chotil. Esta obra é uma instigante busca para recuperar a memória e a história de exilio de brasileiros durante a ditadura militar, ressaltando as novas socializações que proporcionou, a despeito das circunstâncias difíceis da partida forçada; com ênfase nos operários, que são pouco destacados na literatura, este livro é fruto de uma pesquisa de fôlego, com várias entrevistas e o uso de ampla bibliografia e documentação de modo a apresentar as características dos exilados e reconstituir os eixos de migração e acolhimento. “Trabalhadores exilados” nos deixa mais próximos das diversas vivências de exílio, ilustradas pelas histórias de suas 127 personagens, homens e mulheres exilados. Ele revela os diferentes caminhos percorridos para alcançar um novo lugar, fora do Brasil, em um percurso particularmente desafiador para os operários, em sua maioria desprovidos dos capitais intelectual e econômico necessários para viver em outro país, com uma outra língua. Conta-nos de histórias difíceis, de separação e perda da liberdade, mas também de descobertas e superação, do retorno ao país, revelando o sentido do exílio para esses homens e mulheres. Assim, embora passados mais de 50 anos da Ditadura Militar, este livro compreende um debate interessante e bastante atual, sobretudo tendo em vista as comemorações do Mês do Trabalhador (Maio). Durante o transcorrer das atividades ocorrerão debates sobre vários aspectos relacionados ao tema: educacionais, históricos, artísticos, filosóficos, éticos, políticos, comportamentais, humanos, científicos, econômicos, etc.

• Mazé Torquato Chotil é brasileira, autora, jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutora pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) de Paris. Nascida em Glória de Dourados quando o lugar fazia parte de Dourados (no estado do Mato Grosso do Sul), escreveu dois outros livros sobre a memória de sua região “Lembranças do sítio” e “Minha aventura na colonização do Oeste”. Ela é autora de dois outros livros em português, “Minha Paris Brasileira” e “Trabalhadores Exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985)”, e dois outros em francês, “L’Exil ouvrier” e “Ouvrières chez Bidermann: une histoire, de vies”. Vive em Paris desde 1985, quando se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil e é a apresentadora do Encontro literário do Instituto Alter’brasilis. Realizou, em 7 de dezembro de 2016, na Embaixada do Brasil, com a participação do poeta Henrique de Medeiros, o evento “Autre Brésil: Mato Grosso do Sul”, com o objetivo de divulgar a cultura do Mato Grosso do Sul. Participa regularmente do Salão do livro de Paris.

• Público-alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

• As atividades deste Colóquio são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é cultural e educacional.

• Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir este Colóquio, basta comparecer ao auditório no horário em que ele ocorrerá. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação na portaria do IFSP.

• Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Profa. Dra. Elisângela Barboza Fernandes (Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados).

• Estas atividades educacionais estão vinculadas diretamente ao projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” que vem sendo realizado no IFSP-Caraguatatuba desde 2015.

• Por favor: ajude a divulgar este evento cultural, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.