Início > Noticias > IFSP terá Colóquio sobre Cultura e Gosto
Colóquio

IFSP terá Colóquio sobre Cultura e Gosto

Publicado: Sábado, 04 de Mai de 2019, 11h20 | Última atualização em Sábado, 04 de Mai de 2019, 11h20
  • Título do Colóquio: “Gosto do Conteúdo ou Gosto da Forma?”.

• Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

• Conferencista: Prof. Dr. Igor Alexandre Capelatto.

• Dia do Colóquio: 15 de maio de 2019 (quarta-feira).

• Horário do Colóquio: das 19h00 às 20h40 da noite.

• Tema: “O problema do gosto é a enigmática relação kantiana de que ele envolve conhecimento e prazer, simultaneamente. Há algo estranho que nos conduz a prezar por este ou aquele signo. Algumas vezes é estética, outras vezes, essa atração envolve cognição. Neste panorama surge a ideia de belo e de estética. E numa analogia entre o que é agradável e o que é repulsivo, surgem os conceitos de gosto. Este estudo pretende investigar a noção de gosto a partir dos conceitos freudiano, de que o prazer é realização do desejo e, flusseriano, de que o ser humano vê-se obrigado a criar símbolos e a ordená-los em códigos para transpor o abismo que há entre ele e o mundo (e assim compreender noções tais quais o conceito de arte). Sendo gestos, movimentos pelos quais se manifesta uma maneira de dominar o mundo, compatibiliza-se partir dos gestos de conhecimento e de prazer para analisar a relação entre cultura e gosto, e como um produto ganha status de obra de arte, com fundamento na concepção cultural do gosto. Durante o transcorrer das atividades ocorrerão debates sobre vários aspectos relacionados ao tema: educacionais, históricos, artísticos, filosóficos, éticos, políticos, comportamentais, humanos, científicos, econômicos, etc.

• Igor Alexandre Capelatto tem doutorado pela Unicamp, em Multimeios, com pesquisa sobre os Gestos no Cinema (com recortes adicionais em Dança, Teatro e Performance) e mestrado em Multimeios também pela Unicamp. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo - Cinema, atuando principalmente com a Produção de Vídeos, Edição, Roteiro e Direção. Na linha de pesquisa atua em arte-educação, cinema de modo geral, linguística e semiótica. Atualmente além de atuar como professor de cinema nos cursos de gradação e pós-graduação (professor convidado) e extensão na Unicamp e em espaços culturais, realiza projetos como produtor de cinema (produção, direção, roteiro, edição, filmagem), escreve artigos sobre arte e cinema e participa de grupos de pesquisa em audiovisual.

• Público-alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

• As atividades deste Colóquio são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é cultural e educacional.

• Inscrição:  não é necessário se inscrever para assistir este Colóquio, basta comparecer ao auditório no horário em que ele ocorrerá. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação na portaria do IFSP.

• Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba)

• Estas atividades educacionais estão vinculadas diretamente ao projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” que vem sendo realizado no IFSP-Caraguatatuba desde 2015.

• Por favor: ajude a divulgar este evento cultural, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.