FÍSICA

Palestra tratará das pesquisas em física de plasma no ITA

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 09h32 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 09h32

Imagem Cartaz Palestra 16 10 2024Imagem Cartaz Palestra 16 10 2024

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título da palestra: “Pesquisas em plasmas no ITA”

- Link para inscrição neste evento (pelo sistema SUAP): https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/10683/

- Forma pela qual ocorrerá a palestra: a palestra acontecerá de modo presencial.

- Conferencista: Prof. Rodrigo de Siqueira Bicudo.

- Dia e horário da atividade: 16 de outubro de 2024 (quarta-feira), a partir das 21h00, como parte da programação da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia)

- Local da palestra: Auditório do IFSP-Caraguatatuba

- Resumo: O Laboratório de Plasmas e Processos (LPP) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) reúne diversos grupos de pesquisa e laboratórios nas áreas de Tecnologia de Plasmas e Engenharia de Materiais, contando com cerca de 50 membros, entre professores, pesquisadores, pós-doutorandos e alunos de diferentes níveis. O LPP mantém colaborações com importantes institutos e universidades, tanto no Brasil quanto no exterior, e recebe financiamento de órgãos como Finep, Fapesp, CNPq e Capes, além de desenvolver projetos em parceria com grandes empresas nacionais, como Petrobras, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz, grupo do setor de energia do Brasil) e Vale. O ITA também oferece cursos de pós-graduação em Física nas áreas de Dinâmica Não Linear e Sistemas Complexos, Física Atômica e Molecular e Física Nuclear. Neste contexto e de encontro com as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo LPP, esta conferência destacará o estudo que vem sendo feito que visa realizar a deposição de dissulfeto de molibdênio (MoS2) sobre a liga metálica de ferro e níquel, Inconel 718, por meio do processo de aspersão térmica denominado High Velocity Solution Plasma Spray (HVSPS), tendo como objetivo o desenvolvimento de um recobrimento para ser utilizado como lubrificante sólido, a ser aplicado em sistemas que operam em altas rotações e temperaturas. Para tanto, esta pesquisa se concentra em analisar as variáveis de deposição, como a potência da tocha, o tempo de processamento, a distância do plasma à amostra, bem como a influência da composição do precursor, a estrutura e a adesão dos recobrimentos. A autoria deste trabalho é de Rodrigo de Siqueira Bicudo, Felipe de Souza Miranda e Argemiro Soares da Silva Sobrinho, do Laboratório de Plasmas e Processos, Departamento de Física, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

- Breve currículo: Rodrigo de Siqueira é graduado no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente é mestrando em Física de Plasmas no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Durante o seu curso de graduação ele foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), bolsista de projeto de pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBITI (fomentada pelo CNPq) e bolsista de projeto de pesquisa de iniciação científica com bolsa da FAPESP (nos dois últimos casos, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de física do IFSP-Caraguatatuba). Tem formação técnica em mecânica pelo Instituto de Tecnologia de Jacareí - ITJ (2008) e técnico em manutenção de aeronaves pelo Centro Educacional - Escola de Aviação Civil - TAS (2012).

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Ela faz parte da programação da 21ª SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) do IFSP-Caraguatatuba e seu objetivo é científico e educacional. Os participantes deverão inscrever-se pelo link para isso disponibilizado pela organização da 21ª SNCT de 2024 e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste evento.

- Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba).

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.