Início > Noticias > IFSP-Caraguatatuba sediou cinedebate sobre o filme Blow-Up
Cinedebate

IFSP-Caraguatatuba sediou cinedebate sobre o filme Blow-Up

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 12h14 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 12h16

No dia 16 de maio de 2019, quinta-feira, a partir das 16h15, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi exibido e, depois, debatido o filme “Blow-Up – Depois daquele beijo”. A discussão após a exibição foi conduzida a partir de reflexões feitas pelo Prof. Dr. Igor Alexandre Capelatto. Este cinedebate ocorreu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que coordena os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e contou com o apoio de diversos estudantes (bolsistas e voluntários) orientados pelo professor Ricardo em atividades de extensão, pesquisa e ensino, dentre os quais: Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Ryan Nepomuceno Montemor, André da Silva Mendes, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Nicoli Rocha Santos, Alisson Roberto Fonseca e Elke Fabiana Almeida Santos.

Foto: professores Ricardo e Igor com estudantes que ajudaram a organizar este cinedebate

O contato inicial com o professor Ricardo que possibilitou a participação do professor Igor neste cinedebate foi realizado por Elke Fabiana Almeida Santos que é estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Professores Igor e Ricardo antes da exibição do filme “Blow-Up”

O professor Igor Alexandre Capelatto tem doutorado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Multimeios, com pesquisa sobre os Gestos no Cinema (com recortes adicionais em áreas como Dança, Teatro e Performance) e mestrado em Multimeios, também pela Unicamp; ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Durante a sua apresentação, o professor Igor ressaltou diversos aspectos do filme, em particular no que diz respeito às crenças e ideologias que nos perpassam. Em particular, ele refletiu sobre os meios de construção do sujeito na subjetividade: decifrar, traduzir, imaginar, interpretar.

Foto: Apresentação do professor Igor após a exibição do filme “Blow-Up”

O filme “Blow-Up” foi lançado em 1966 e dirigido pelo italiano Michelangelo Antonioni (o primeiro filme falado em inglês que ele dirigiu). Este filme é baseado em um dos contos mais complexos do escritor argentino Julio Cortázar, chamado “As Babas do Diabo” e que foi publicado em 1959. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês aqui  e em português aqui. Um trailer legendado em português do filme “Blow-Up” pode ser assistido aqui. Basicamente ele conta a história de um fotógrafo de moda de Londres que decide fotografar um casal misterioso em um parque desolado e que quando revela os negativos e faz uma ampliação (“blow-up”) das imagens, acredita ter fotografado um assassinato. Este filme é um bom retrato do período histórico da psicodelia londrina e de formação de importantes bandas de rock. Numa das suas cenas mais célebres, o fotógrafo entra num clube onde tocava a banda “Yardbirds”, no curto período em que estavam nela, ao mesmo tempo, dois dos grandes guitarristas da história: Jimmy Page (considerado pela revista Rolling Stone como o 3º maior guitarrista da história e que mais tarde, em 1968, fundaria a banda Led Zeppelin) e Jeff Beck (considerado pela revista Rolling Stone como o 5º maior guitarrista da história). Dois bons artigos de análise sobre este filme são: “Crítica – Blow-Up – Depois Daquele Beijo” que pode ser lido aqui  e “Análise | Blow-Up – Depois Daquele Beijo, a obra-prima de Antonioni” que pode ser lido aqui.

Foto: Cena do filme Blow-Up

Os cinedebates como este são abertos tanto para alunos de diferentes cursos do IFSP, como para membros da comunidade externa ao IFSP; neste cinedebate, por exemplo, esteve presente a cidadã Sueli Aparecida dos Santos que é tecnóloga em gestão da qualidade e mora na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.

Foto: Sueli Aparecida dos Santos

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” do IFSP-Caraguatatuba que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza. Elas objetivam realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.