BIBLIOTECA

IFSP Caraguatatuba recebe acervo sobre estudos de gênero e sexualidade – Acervo NUGS

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 16h04 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 21h25

A Biblioteca do campus Caraguatatuba recebeu a aquisição de 21 novos títulos focados em estudos de gênero e sexualidade. No total, serão 26 títulos, que trarão visibilidade para estas temáticas até então pouco representadas em nossas bibliotecas.

Essa iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs), com uma curadoria atenta à diversidade nos gêneros literários, que selecionou obras fundamentais para o campo dos estudos de gênero e aquelas que interligam a temática com a educação, abrangendo uma variedade de formatos e abordagens, desde literatura e histórias em quadrinhos até teorias feministas e análises sobre a educação.

O Nugs espera que esse novo acervo contribua para um ambiente acadêmico mais inclusivo e acolhedor, incentivando a expressão e compreensão das diversas formas de ser e estar no mundo. Para saber mais sobre o Núcleo, acesso o site: https://www.ifsp.edu.br/nugs

A lista de livros já disponíveis para consulta e empréstimo até o momento é a seguinte:

1. A invenção das mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero - Oyèrónkẹ́
Oyěwùmí
 2. A origem do mundo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado - Liv Strömquist
 3. Canção para ninar menino grande - Conceição Evaristo
 4. Desfazendo gênero - Judith Butler
 5. Feminismo e política - Flávia Biroli
 6. Fun home - Alison Bechdel
 7. Gênero e desigualdades - Flávia Biroli
 8. Gênero Queer: Memórias - Maia Kobabe
 9. Gênero, sexualidade e educação - Guacira Lopes Louro
 10. História da sexualidade: A vontade de saber (Vol. 1) - Michel Foucault
 11. História da sexualidade: O cuidado de si (Vol. 3) - Michel Foucault
 12. História da sexualidade: O uso dos prazeres (Vol. 2) - Michel Foucault
 13. Manifesto antimaternalista - Vera Iaconelli
 14. Manifesto contrassexual - Paul B. Preciado
 15. Nos olhos de quem vê - Helô D’Angelo
 16. Pedagogias das travestilidades - Maria Clara Araújo dos Passos
 17. Pensamento feminista hoje: sexualidades no sul global - Heloisa Buarque de Holanda
 18. Problemas de gênero - Judith Butler
 19. Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+ - Fauston Negreiros
20. Teoria feminista: da margem ao centro - bell hooks
21. Vozes e vidas de jovens escolares LGBTQIA+ - Sandra Carvalho Cavalcante Freitas

Acessem aqui o Material Informativo do Acervo NUGS e entenda um pouco mais sobre o Programa do NUGS de Enriquecimento dos Acervos das Bibliotecas do IFSP:

.
Com essa iniciativa, o IFSP reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e o apoio à diversidade, enriquecendo o debate e promovendo um espaço de aprendizado mais inclusivo.