Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cursos FIC

IFSP-CAR certificou concluintes do Curso de Atendimento Humanizado

Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 17h10 | Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 18h10

No mês de Abril o IFSP Caraguatatuba em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião, certificou por meio do Curso de Atendimento Humanizado à Área da Saúde, 26 recepcionistas atendentes que atuam nos diversos postos de saúde do munícipio.

O curso teve duração de 40 horas, iniciado no dia 16 de abril e que teve como objetivo, capacitar profissionais da área da saúde do setor público ao atendimento humanizado, abrangendo proposições variadas como: O ser humano, o ser humano e suas necessidades, atendimento, atendimento o alcance do sucesso, o que é o atendimento humanizado, as implicações do atendimento humanizado, cases de sucesso na área da saúde e a relação paciente e o profissional da área da saúde: uma relação que pode ser próxima.

Sob a coordenação do professor Ms. Cesar Augusto Ilódio Alves, do IFSP, este projeto tem por intenção maior, possibilitar a ampliação de conhecimentos de seus participantes a questões acerca da importância do atendimento de forma mais singular, ou seja, como ferramenta geradora de grande diferencial a qualidade em sua prestação para que o público interno e externo do sistema de saúde de todo o Litoral Norte, melhorando assim a prestação de serviço a todos os envolvidos.

Este deu-se como a segunda edição do Curso de Atendimento Humanizado à área da Saúde, tendo a primeira edição ocorrida em 2017, na cidade de Caraguatatuba.

Cabe salientar que o curso foi ministrado por uma equipe composta por, além do coordenador, também pelos professores do IFSP Campus Caraguatatuba, Ms. Carlos Henrique Vasconcelos, que nesta edição trabalhou muito a importância da Inteligência Emocional e também acerca do Comportamento e Cultura Organizacional. O professor Ms. Dionysio Borges de Freitas Junior que colaborou com o material de atendimento ao cliente.

Este teve também a participação do empresário Rodrigo Michael Suzuky, do NO VACA AÇAÍ que abordou em depoimento, “a importância do atender bem como diferencial”, ressaltando que a todo e qualquer tipo de negócio, seja este público ou privado, o atendimento bem executado é fundamental para a permanência de suas atividades.

Ainda com a Enfermeira e Gerente da UBS Morro do Algodão, Francelina Medalha, que abordou “as implicações do atendimento humanizado e suas consequências” que lhes apontou de forma bastante prática a importância da atuação de um recepcionista atendente ao funcionamento de uma unidade de saúde, além o por que o atendimento humanizado é tão importante para todos os participantes, aqueles que atendem e também aqueles que são atendidos de forma mais humanizada. Ela ainda discutiu diversas situações do cotidiano da saúde e que lhes são comuns, apontando possíveis soluções, ressalvando o quanto é importante a interação do gestor de unidade, médicos e enfermeiros com a recepção, para que o melhor possa ser feito a quem realmente importa, o paciente (pessoa que os procura com uma necessidade).

E no último dia do curso, este também contou com a presença do técnico em enfermagem e ator Carlos Alves dos Santos Trindade, que veio especialmente de São Paulo, para abordar o tema “Como levar alegria a quem está doente”, iniciando sua apresentação com um monólogo chamado “O tédio” e depois passou a lhes contar acerca de suas experiências em cerca de 22 anos na área da saúde, a qual em boa parte vivida no Litoral Norte, sempre com a proposta de humanizar e alegrar, os pacientes e parentes ou acompanhantes destes, para amenizar os momentos de certa dor e preocupação em ambientes hospitalares.

 Deste curso, pode se ainda obter a afirmativa do Sr. Carlos Eduardo Antunes Craveiro, atual Diretor Presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, que todos os participantes deste serão ouvidos e terão suas propostas de melhorias do sistema de saúde como um todo, avaliadas e ponderadas, pois é de grande interesse da fundação que estes possam desenvolver seus trabalhos de modo a propiciar melhores condições a todos, pacientes e também demais funcionários.

Participando ainda deste momento representando o IFSP, a Administradora do Campus, a Sra. Juliana Barbara, o Sr. Carlos Alberto Pinto, atual Secretário de Saúde Municipal, que em um singelo momento comprometeu se com os participantes, indicando lhes que serão valorizados em suas atividades e desempenho, pois são de fundamental importância ao sistema de saúde como um todo, deixando se a disposição.

Deste modo, pode-se avaliar que o curso como um todo foi de grande valia ao atendimento de sua proposta e permitiu aos seus participantes uma nova visão de suas atividades e também do quanto podem desempenhar enquanto agentes transformadores no processo de atendimento na área da saúde no munícipio de São Sebastião.

Fonte: Prof. Me. Cesar Augusto Ilódio Alves

registrado em:
Fim do conteúdo da página