CINEDEBATE

IFSP-CAR terá 8 cinedebates sobre os 8 episódios de O Problema dos 3 Corpos

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 13h41 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 13h51

CONVITE AOS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Compareça nos 8 sábados (pela manhã, entre 10:00 e meio-dia) definidos para estas atividades de ensino e de extensão, assista aos 8 episódios da série de ficção científica inglesa “O Problema dos 3 Corpos” e participe de debates sobre os temas tratados. Os cidadãos da comunidade externa ao IFSP-CARAGUATATUBA devem trazer um documento de identidade com foto para se identificar e apresentar na portaria do IFSP. Antes da exibição de cada episódio será feita uma recapitulação do que ocorreu nos episódios anteriores; portanto, será possível participar de um cinedebate sem ter participado dos anteriores.

- Título da série que será exibida nestes cinedebates: “O Problema dos 3 Corpos” (Episódios 1 a 8 da Temporada 1 da série inglesa)

- Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Campus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

- 8 sábados pela manhã, entre 10:00 e meio-dia, em que ocorrerão as exibições dos 8 episódios da Temporada 1 da série inglesa “O Problema dos 3 Corpos”, seguidas por debates: Episódio 1 - 03/08/2024; Episódio 2 – 17/08/2024; Episódio 3 – 31/08/2024; Episódio 4 – 14/09/2024; Episódio 5 – 28/09/2024; Episódio 6 – 05/10/2024; Episódio 7 – 19/10/2024; Episódio 8 – 26/10/2024.

- Temas tratados: A série “O Problema dos 3 corpos” (o título em inglês dessa série que foi produzida no Reino Unido é “3 Body Problem”) é uma obra de ficção científica baseada em um livro homônimo do escritor chinês Cixin Liu que foi vencedor do prêmio Hugo de melhor romance. A história explora o primeiro contato da humanidade com uma civilização alienígena, os trissolarianos, que enfrentam uma crise existencial devido às condições extremas do planeta em que vivem que está situado em sistema estelar com 3 sóis (um sistema que, portanto, é caracterizado por ser caótico). A narrativa aborda assuntos científicos (em áreas como Física, Matemática, Astronomia, Biologia, Computação, Tecnologia, Engenharia, Psicologia etc.), questões filosóficas e as consequências desse contato para a Terra. Mais informações sobre esta série podem ser encontradas no site do IMDB no link: <https://www.imdb.com/title/tt13016388/?ref_=fn_al_tt_1>

- Público-alvo: qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP (como, por exemplo, estudantes dos diversos cursos do IFSP, servidores e alunos da educação básica de escolas da região) que esteja interessada na obra que será exibida e nos temas que serão discutidos. Cidadãos da comunidade externa ao IFSP devem trazer um documento de identidade com foto para se identificarem e apresentarem na portaria do IFSP.

- Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (e-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

- Durante o transcorrer das atividades ocorrerão debates acerca dos episódios sobre vários aspectos: científicos, educacionais, históricos, artísticos, filosóficos, éticos, políticos, comportamentais, humanos, econômicos, literários etc.

- Estes Cinedebates são atividades de ensino e de extensão totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados e cujos objetivos são educacionais e culturais.

- Por favor: ajude a divulgar estes eventos, compartilhando este informativo em redes sociais e para seus contatos e grupos de whatsapp.