FÍSICA

IFSP - CAR terá 2ª Virada Astronômica na noite de 01 para 02 de novembro de 2024

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h58 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 15h37

Imagem – Cartaz da Segunda Virada Astronômica de 2024Imagem – Cartaz da Segunda Virada Astronômica de 2024

CONVITE AOS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Os interessados deverão se inscrever pelo SUAP para este evento, pelo link: <https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/11101/>

- Entre 21:00 da noite de 01 de novembro de 2024 (sexta-feira) e 03:00 da madrugada de 02 de novembro de 2024 (sábado), ocorrerá a 2ª Virada Astronômica de 2024 do IFSP-Caraguatatuba. A base de encontro ocorrerá no auditório da instituição. Ocorrerão conferências (palestras) e serão montados até 8 telescópios para a observação de astros do céu noturno. Mesmo que o tempo esteja nublado este evento acontecerá, pois ocorrerão também apresentações de divulgação científica e outras atividades de cunho educacional, científico e cultural.

- Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Campus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

- Título da conferência que ocorrerá entre 21:00 e 22:30: “A Astronomia Dinâmica na Era das Missões Espaciais para os Asteroides”

- Conferencista: Prof. Dr. André Amarante Luiz

- Resumo da conferência: Nessa palestra será apresentado um breve histórico das principais missões espaciais, recentes, destinadas ao estudo dos pequenos corpos do Sistema Solar, tais como asteroides e cometas, e que têm nos mostrado características peculiares destes pequenos mundos. Além disso, será mostrada a pesquisa, desenvolvida na linha de Pesquisa em Astronomia Dinâmica do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UNESP (Campus de Guaratinguetá), com foco para missões espaciais aos asteroides.

- Breve currículo do conferencista: André Amarante Luiz é Professor Assistente Doutor no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia e Ciências, câmpus de Guaratinguetá da UNESP, com Doutorado Sanduíche pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos. Realiza pesquisas nas áreas de Astronomia Dinâmica e Engenharia Espacial, orientando discentes, principalmente, em estudos de Dinâmica Orbital e Rotacional de Pequenos Corpos Irregulares do Sistema Solar, tais como Asteroides, Cometas e Pequenos Satélites, com foco para Missões Espaciais. Além disso, possui experiência nos temas de Formação Planetária; Exoplanetas; Sistemas Coorbitais; Astrodinâmica de Veículos Espaciais; Monitoramento e Dinâmica Orbital de Meteoroides; e Astronomia Observacional, em especial Ocultação Estelar.

- Público-alvo: qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP interessada em astronomia. Cidadãos da comunidade externa ao IFSP devem trazer um documento de identidade com foto para se identificarem e apresentarem na portaria do IFSP. Devido ao horário em que o evento ocorrerá, menores de idade só poderão participar se estiverem acompanhados de um responsável maior de idade com um documento comprobatório disso ou se enviarem uma autorização devidamente assinada por um responsável contendo informações como a relação familiar com o menor de idade (se é o pai ou a mãe, por exemplo), nome da instituição de ensino e série (ou ano) onde o menor de idade estuda, RG, CPF, e-mail e celular do responsável, autorização essa que deverá ser enviada para o e-mail do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de física do IFSP-Caraguatatuba (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) que poderá requerer informações adicionais para permitir a participação do menor no evento.

- Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (e-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

- Esta é uma atividade educacional, cultural e científica de extensão prevista na curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

- Por favor: ajude a divulgar estes eventos, compartilhando este informativo em redes sociais e para seus contatos e grupos de whatsapp.