I Jogos Concretos de Integração dos Alunos da Engenharia Civil do IFSP CAR

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h39 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h51

No dia 05 de abril de 2022, foi realizada a primeira edição dos Jogos Concretos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba. O evento teve como objetivo propiciar a integração entre os alunos do curso. Foi promovido pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, representada pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, e pelos alunos da engenharia que fazem parte da Atlética do IFSP CAR.

Foto 1 – Banner para divulgação do I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CARFoto 1 – Banner para divulgação do I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CAR

O evento contou com a presença das 5 turmas do curso de engenharia, com times mesclados para disputar o torneio de vôlei e da torcida organizada. A Equipe Preta foi composta por alunos do 1º e 4º anos da engenharia civil, a Azul por alunos do 2º e 3º anos e a Verde por alunos do 5º ano e professores do curso. Ao longo da semana, todos se prepararam para elaborar o grito de guerra, dança e música da torcida, além da mascote para animação das equipes. Essas atividades uniram muito os alunos ao longo da semana, a fim de que juntos conseguissem cumprir com a meta de suas equipes.

Foto 2 – Equipe Preta nos I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CARFoto 2 – Equipe Preta nos I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CAR

Foto 3 – Equipe Azul nos I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CARFoto 3 – Equipe Azul nos I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CAR

Foto 4 – Equipe Verde nos I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CARFoto 4 – Equipe Verde nos I Jogos Concretos da Engenharia Civil IFSP CAR

Os resultados do torneio foram os seguintes:

Melhor torcida - 1º lugar (50 pontos) Equipe de Preto; 2º lugar (46,4 pontos) Equipe de Azul; 3º lugar ( 44,8 pontos) Equipe de Verde.

Melhor equipe de vôlei - 1º lugar (110 pontos) Equipe de Verde; 2º lugar (89 pontos) Equipe de Preto; 3º lugar ( 50 pontos) Equipe de Azul.

Resultado final/Equipe - 1º lugar (154,8 pontos) Equipe de Verde; 2º lugar (149 pontos) Equipe de Preto; 3º lugar (96,4 pontos) Equipe de Azul.

A ideia do evento surgiu da necessidade de integrar as turmas após tanto tempo sem se conhecerem devido à pandemia, mas a proposta é que ele seja repetido anualmente, sempre após a entrada dos alunos ingressantes. O mesmo para os I Jogos InterEng, que tiveram a sua primeira edição em 2019. Na época ele foi organizado pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis e um grupo de alunos da engenharia. As modalidades de vôlei, futebol de salão, queimada e truco foram realizadas fora do campus e a de tênis de mesa, na própria instituição. No entanto, devido à pandemia, não puderam ocorrer novamente e a expectativa é que os mesmos possam ter a sua segunda edição ao longo desse ano, com as adaptações necessárias para que todas as modalidades permitidas pela instituição possam ser realizadas no próprio campus, já que atualmente ele já dispõe de quadra coberta.

Foto 5 – Equipes de futebol de salão dos I Jogos InterEng em 2019Foto 5 – Equipes de futebol de salão dos I Jogos InterEng em 2019

Foto 6 – Equipes de truco e queimada dos I Jogos InterEng em 2019Foto 6 – Equipes de truco e queimada dos I Jogos InterEng em 2019

Foto 7 – Equipes de vôlei dos I Jogos InterEng em 2019Foto 7 – Equipes de vôlei dos I Jogos InterEng em 2019

Os I Jogos Concretos contaram com o apoio de empresas colaboradoras. As empresas Cleber Rodrigues Vieira Projetos e Construções e a Serralheria Pai & Filho doaram os alimentos e bebidas para a confraternização. A empresa JR Construtora e Terraplanagem adquiriu o kit de medalhas para a premiação do torneio de vôlei. Já a SABESP colaborou com os brindes para as torcidas organizadas. Além disso, o Prof. Mauro Chaves presidiu a comissão de julgamento das torcidas e o Prof. Ibsen foi o juiz de todas as partidas.

Foto 8 – Profa. Vassiliki com as equipes participantes dos I Jogos ConcretosFoto 8 – Profa. Vassiliki com as equipes participantes dos I Jogos Concretos

O evento conseguiu integrar os alunos e professores de forma divertida, com um clima de confraternização muito especial entre todos os presentes. A coordenação da Engenharia Civil gostaria de agradecer aos alunos da Atlética, em especial à aluna Bruna Freitas Melo, pelo empenho e dedicação para a organização do evento, aos professores colaboradores e também às empresas apoiadoras, que em um tempo tão curto esforçaram-se para garantir que todos os alunos desfrutassem do evento da melhor forma possível.

O vídeo com os gritos de guerra e integração das equipes pode ser visto por meio desse link. Que venham os próximos Jogos Concretos e Jogos InterEnge da Engenharia Civil do IFSP CAR!!!

Autoria: Aluna Bruna Freitas Melo e Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis