Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras
Início do conteúdo da página
Feira

I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 13h10 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 10h27 | Acessos: 1653

Vitoria, Fernanda, Expositora Sirley Ordonis e Marcelo

 

No dia 01 de dezembro, aconteceu no IFSP Caraguatatuba, a I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras, realizada como parte integrante do projeto de extensão de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras, coordenado pelo professor Me. Cesar Augusto Ilódio Alves, tendo como participantes bolsistas o aluno Marcelo Timpone (graduando em Tecnologia em Processos Gerenciais) e Fernanda Rodrigues e Vitoria Metelo (graduandas em Engenharia Civil), e que é pertencente ao Programa de Economia Solidária “Paul Singer”. Este evento ocorreu no IFSP Caraguatatuba, tendo início às 9h00 da manhã e seguiu até às 12h00, em um formato de visitação aberta.

 

Vitoria, Fernanda, Expositora Sirley Ordonis e Marcelo

A I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras, também foi parte integrante do curso desenvolvido junto a um seleto grupo de mulheres, que atuam como artesãs, pescadoras, agricultoras, ceramistas, entre outras atividades nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião.

 

Karla Milanez, Jaete Lemos, Lucy Chiata, Jaqueliny Orteney, Sirley Ordonis, Tânia Schumacher, Elenice Nunes, Luiza Vilas Boas, Izaneide Sales e Elisângela Fogaça.

 

Nesta feira as participantes puderam expor, explanar e vender seus produtos, em um ambiente descontraído e inusitado a elas, dentro de uma escola federal, algo que em muito foi ressaltado como sendo uma experiência das mais gratificantes a elas, pois o trabalho que estas desenvolvem faz parte de uma cultura e estudos de tradições e técnicas caiçaras, indígenas e outras, que apesar de apreciado por tantos, muitas vezes acaba não sendo valorizado como deveria.

Também foi relatado que por meio de ações como esta feira, com a abertura de possibilidades de tornar mais acessível o que é realizado aqui na cidade e região, estas se sentem mais motivadas a continuar trilhando este caminho de tornar seus afazeres rentáveis e não somente um meio de subsistir.

Deste modo, por meio desta ação integrante ao curso de formação continuada e atendimento ao projeto, a I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras, permitiu muito mais que a integração de trabalhos espetaculares junto a sociedade, como também propiciou conhecimento e satisfação as expositoras, pois além de professores e alunos, tivemos a visita de algumas pessoas da comunidade com suas crianças, tornando assim este evento ainda mais agradável.

Vale destacar o que tivemos de trabalhos expostos, pois este foi o grande ápice da feira, então seguindo uma relativa ordem, tivemos expostas as cerâmicas da ceramista Lucy Chiata, que inclusive nos presenteou com o lançamento de seu mais novo trabalho, os fios decorativos e aromatizadores de ambiente em formato de cavalos marinhos, além de seus divinos e cumbucas, que a se pensar em falar algo das peças expostas, teria que dizer, lindas demais!

 

 

A ceramista trouxe descrito todo o histórico das técnicas aplicadas para a fabricação de suas cumbucas, que seguem uma tradição indígena e que lhe demandou profundos estudos.

 

 

As peças da artesã Tânia Schumacher, que trabalha com a criação de bolsas, carteiras e flores em pano e nos apresentou uma grande variedade de produtos, sendo estes deste simples (algo que seguramente jamais poderia dizer aqui, mas somente para uma pequena compreensão) lembranças, até algo mais sofisticado e de uso diário.

 

 

Os temperos Nord Sapori, da Karla Siqueira, produtos naturais e feitos com uma seleta seleção de produtos que não usam conservantes ou qualquer outro tipo de produtos químicos, permitindo assim aos temperos um máximo de aproveitamento de seus sabores e cheiros. Tal produto encanta e tempera os alimentos e o ambiente, deixando todos que na feira fascinados por poder usá-los rapidamente, por conta do quão cheiroso deixou o ambiente.

 

 

Os patês da Jaqueliny Orteney, que propiciou aos participantes da feira uma sensação de quero mais e que tornou a ela possível o desenvolvimento de um projeto de expansão de seu produto, haja vista tamanhos elogios e comentários de que tal produto precisa ser distribuído em outroseventos e ser popularizado, e que se pudesse ser resumido em uma palavra (talvez a mais dita no evento), seria delicioso.

Contamos também com as bolsas sustentáveis e inovadoras da artista e design de artigos femininos, Sirley Ordonis, profissional já premiada nacionalmente com seus produtos e que ainda segue seu trilhar de caminho, com uma humildade ímpar e desenvolvendo seu trabalho de forma artesanal, propiciando a seus clientes a tão desejada exclusividade de produto. Para a feira ela nos apresentou dois modelos de bolsas e também a sua BAGTRUCK, ou seja, a sua loja móvel, com uma grande quantidade de seus produtos e acessórios femininos.

 

 

Além destes produtos aqui citados, ainda podem ser citados os trabalhos da Jaete Lemos, de criação de peças de madeira decoradas com tecidos, tal como quadros e porta chaves, e outros. E ainda os mosaicos em diversos tipos de materiais da Elenice Nunes.

Por meio deste evento se pode evidenciar que a cultura caiçara é uma cultura bastante miscigenada e possuidora de grandes talentos, que diversificam seus trabalhos e engrandecem o município com arte, requinte e paladar, propiciando condições de bom gosto, satisfação e utilidade a todos que se dispõem a adquirir produtos produzidos por profissionais que se dedicam a entregar por meio de suas peças, o melhor ao cliente. Assim são estas mulheres caiçaras de nascimento, de alma ou de coração, que estiveram presentes na I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras.

Em meio a tantos aprendizados, trocas de experiências e vislumbre com tanta coisa bonita de ver, ter, cheirar e experimentar, o que mais a se dizer senão:

Arte apesar de ser algo que possa ser precificado, antes de mais nada é algo
que deve ser VALORIZADA!

Deste modo é importante que VALORIZEMOS a arte e o trabalho caiçara e com

isto ajuda-los no desenvolvimento do que de melhor a região pode nos
proporcionar, o enriquecimento desta rica cultura!

Deste modo a I Feira de Economia Solidária para Mulheres Caiçaras, concretizou se como sendo um evento a entrar no calendário de atividades do IFSP e por que não apontar como sendo do munícipio, pois frente a tantas possibilidades de produtos e profissionais a se exporem na cidade e região, tornar assim este conceito de solidariedade e agrupamento de pessoas e negócios, voltados a ampliação de renda, possibilidades e cidadania, mais difundido entre a sociedade, além da maior conscientização de sustentabilidade e autogestão possível a sociedade como um todo, faz se ser uma obrigação da administração pública e dos seus atores envolvidos.

 

Fonte: Prof. Ms. Cesar Augusto Ilódio Alves

registrado em:
Fim do conteúdo da página