Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ensino Superior

Histórico das ações de internacionalização na área de construção civil do IFSP CAR

Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 15h42 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h01

A internacionalização no ensino superior vem se fazendo cada vez mais indispensável, deixando de ser uma mera opção e sendo definida como responsabilidade de todas as instituições pela UNESCO na Conferência Mundial sobre Educação Superior de 1998. A internacionalização é definida inclusive como parte das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que foi aprovado pela lei nº 13.005/2014, destacadas no Quadro 1.


Quadro 1: estratégias do PNE que incluem a internacionalização

Estratégia 12.12

Consolidar e ampliar programas e ações de incentivo à mobilidade estudantil e docente em cursos de graduação e pós-graduação, em âmbito nacional e internacional, tendo em vista o enriquecimento da formação de nível superior;

Estratégia 13.7

Fomentar a formação de consórcios entre IES públicas, com vistas a potencializar a atuação regional, inclusive por meio de plano de desenvolvimento institucional integrado, assegurando maior visibilidade nacional e internacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão;

Estratégia 14.9

Consolidar programas, projetos e ações que objetivem a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação brasileiras, incentivando a atuação em rede e o fortalecimento de grupos de pesquisa;

Fonte: Plano Nacional de Educação (2014). 


A avaliação da internacionalização como índice de qualidade também é reforçada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), possuindo inclusive um indicado específico que avalia a política institucional para internacionalização (indicador 3.8), e de forma indireta esse conceito também está inserido nos eixos 1 e 2, visto que, para atingir o conceito máximo no indicador 3.8, a internacionalização precisa estar presente nos vários âmbitos da universidade, tanto nos documentos fundamentais como aplicadas em consistentes ações das institucionais.

Reconhecendo a importância da inserção do ensino no contexto global, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba (IFSP CAR) inclui diversas ações que fomentam a internacionalização acadêmica em seu projeto político-pedagógico (PPP), conceito que também está presente nos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o qual visa o fortalecimento e ampliação da cooperação e das relações internacionais. Considerando esse cenário o curso de Engenharia Civil tem consistentemente elaborado estratégias que formem profissionais com perspectivas abrangentes e capacitados para resolver problemas de âmbitos globais, como pode ser verificado no Quadro 2 contendo uma linha cronológica construída pelo levantamento de notícias retiradas do site do IFSP CAR e outros eventos não noticiados no site. Essas ações foram realizadas junto ao IFSP CAR com a parceria da área de construção civil, antes mesmo de ser iniciado o curso de Bacharelado em Engenharia Civil, quando ainda só eram responsáveis pelo curso técnico em edificações.

 
Quadro 2: Notícias e eventos referentes às ações de internacionalização desenvolvidas com a participação ou apoio da área de construção civil no IFSP CAR.

Ano

Título

2010

Trabalho premiado leva professora do Campus Caraguatatuba à Universidade de Gifu no Japão

2013

XI Workshop Internacional Brasil/Japão

2013

ToT: The use of earth obseravationtools in support of IWRM (United Nations Development Program)

2013

Campus Caraguatatuba sedia Workshop Internacional Brasil/Japão

2014

Professora realiza visita técnica internacional na Vellore Institute of Technology da Índia

2015

Professora do IFSP foi palestrante em Evento Internacional em Tóquio

2015

Professor do IFSP discute o desenvolvimento de Caraguatatuba em congresso na Itália

2015

Professora do IFSP Caraguatatuba realiza doutorado na terra dos cangurus

2016

Professor do IFSP-Caraguatatuba retorna de pós-doutorado na Itália

2016

Professor do IFSP apresentou colóquio sobre pós-doutorado realizado na Itália

2016

Professor do IFSP Caraguatatuba articula acordo de cooperação internacional

2017

Professor do IFSP-Caraguatatuba realiza pós-doutorado na Universidade de Barcelona

2017

Estudantes de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba visitam a Concrete Show 2017

2017

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 - 16/10 a 21/10

2017

Resultado da 1ª Fase - Chamada nº 817/2017 - Bolsas de Estudo em Portugal

2017

Conversa com o Professor José Pacheco no Câmpus Caraguatatuba

2018

Alunos visitam a FEICON

2018

Evento com os intercambistas do Rotary pela disciplina de Inglês Instrumental

2018

Participação do IFSP, Câmpus Caraguatatuba no 8° Fórum Mundial da Água

2018

Regulamento do Auxílio à Participação Discente em Eventos do IFSP-CAR

2018

Aluno apresenta trabalho de iniciação científica em congresso internacional

2018

Representante da Embaixada da Austrália ministra palestra no câmpus

2018

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

2018

Oportunidade de Bolsa de Estudos - Instituto Politécnico de Brangança de Portugal

2018

Resultado da 1ª Fase Local da Chamada 746/2018 - Bolsas Estudo - Portugal

2018

I Workshop GETIS - 2018

2019

Semana Cultural: Filme Red Dog em inglês

2019

Edital nº CAR.0024/2019 - Auxílio à Participação Discente em Eventos (PIPDE/CAR)

2019

Alunos de Eng. Civil apresentam no 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

2019

Palestra de Engenheiro Haitiano sobre Materiais Sustentáveis para a Construção Civil

2019

Projeto Ponte do Futuro - Oportunidade de intercâmbio na China.

2019

Palestra sobre Gestão de Conflitos no Rio Nilo no II Workshop GETIS

2019

Visita técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional

2019

Pesquisa da Engenharia Civil do IFSP: da comunidade local para o mundo

2020

Capacitação docente na SDSU e tradução de livro em colaboração com IFSP

2020

I Ciclo de Webnários do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba

2020

Aprenda inglês acadêmico com série de webinars gratuitos.

2020

O Consulado-Geral do Brasil em Houston e a Rice University - II Brazilian Education Fair

2020

Professora do IFSP Caraguatatuba é Palestrante em Simpósio Internacional

2020

Oportunidade de Intercâmbio nos Estados Unidos - Programa Studies of the U.S.

2021

Câmpus participa de Evento Internacional de Colaboração Científica e Tecnológica

2021

Câmpus realiza palestra sobre Impressão 3D em concreto aos alunos de Engenharia Civil

2021

Oportunidade de bolsa de graduação na Espanha

2021

Divulgação de palestra internacional sobre Smart Cities

2021

Participação do lançamento do Centro de Internacionalização Brasil-Austrália, promovido pela Embaixada da Austrália no Brasil e PUC-RS.

Fonte: Autores, 2021


As iniciativas apresentadas podem ser classificadas no conceito de Knight (2012) de que a internacionalização possui dois pilares interdependentes, "abroad” (no exterior) e "at home” (em casa). O primeiro pilar consiste no movimento de pessoas, programas, fornecedores, políticas, conhecimentos, ideias, projetos e serviços para além das fronteiras nacionais. Ao decorrer de sua história, é possível observar diversas iniciativas "abroad” no campus de Caraguatatuba, tanto de docentes quanto de discentes.

Embora o curso Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP CAR tenha sido implantado apenas em 2017, o campus já possuía ações em âmbito internacional voltados para a área de construção civil. Em 2010, a professora da área de Construção Civil Vassiliki Boulomytis apresentou um trabalho premiado no VIII Japan-Brazil International Workshop On Energy, Environment And Sustainable Development, na Universidade de Gifu, Japão. Esse contato com o Japão permitiu a organização colaborativa do XI Workshop Internacional Brasil/Japão sediado no IFSP CAR, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2013. Em março de 2013, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis também participou do Programa de Desenlvovimento das Nações Unidas para capacitação de líderes no uso integrado dos recursos hídricos, realizado na Costa Rica. No ano de 2014, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis também realizou uma visita técnica internacional na Vellore Institute of Technology (VIT) da Índia, colaborando com a elaboração do MoU (Memorandum of Understanding) entre as instituições.

O corpo docente do IFSP – CAR, também se fez presente em eventos no exterior durante o ano de 2015. A Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis participou como palestrante convidada no XII Workshop Brasil-Japão, sucedido em fevereiro de 2015 na Tokyo University of Agriculture and Technology (TUAT) e o Prof. Dr. Francisco Fabbro Neto, apresentou trabalho no congresso na 35ª Conferência Anual da International Association for Impact Assessment: Impact Assessment in the Digital Era, na Itália. Também nesse ano, a Profa. Nicole de Castro Pereira (na época docente do Câmpus Caraguatatuba) embarcou para a Austrália para fazer doutorado na Curtin University.

Entre 2015 e 2016, o Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho desenvolveu projeto de estágio pós doutoral na Universidade Degli Studi Roma Trè, na Itália. Em 25 de maio de 2016 compartilhou sua experiencia por meio de um colóquio realizado no IFSP CAR junto aos alunos. Ainda em 2016, foi articulado um MoU, intermediado pelo Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho, resultado do encontro no IFSP CAR, com os professores Camillo Nuti, da Universidade Degli Studi Roma Trè, e Bruno Briseghella, da Fuzhou University, China. As ações internacionais "abroad” continuaram nos anos seguintes. Em 2017 o Prof. Dr. Francisco Fabbro Neto realizou seu pós-doutorado na Universidade de Barcelona, na Espanha.

Em relação aos discentes, no ano de 2017 os alunos do curso de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de visitar o Concrete Show, um dos maiores eventos do setor da Construção Civil na América Latina, realizado em São Paulo. Em 2018, os alunos participaram da FEICON, 24º Salão Internacional da Construção e Arquitetura, sendo essa uma das maiores exposições dos setores da construção civil e arquitetura da América Latina.

Mesmo em eventos realizados no próprio IFSP CAR, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, os alunos tiveram a possibilidades de compartilhar experiências dos docentes no exterior. Nesse evento foi realizada uma palestra sobre " A educação profissional nos países bálticos da Europa: experiências de sucesso em instituições de ensino da Letônia”, ministrada pelo Prof. Dr. Adriano Barbosa. No dia 08 de dezembro de 2017, o IFSP CAR recebeu a visita do Educador José Pacheco, um dos idealizadores da Escola da Ponte, em Portugal que compartilhou sua experiência sobre educação e a Escola da Ponte.

No início de 2018, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis retorna da Austrália, onde realizou doutorado em regime de cotutela (dupla titulação) entre a Universidade Estadual de Campinas e a Swinburne University of Technology.

No 8° Fórum Mundial da Água, sediado em Brasília, de 19 a 23 de março de 2018, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis participou do evento representando o IFSP CAR, com o apoio da Swinburne University of Technology.

No dia 26 de setembro de 2018, a instituição também recebeu a visita da Oficial de Educação da Embaixada da Austrália no Brasil, Luísa Neves, a qual ministrou uma palestra a respeito das "Possibilidades de Estudo e Pesquisa na Austrália para a área STEM". Ainda buscando mostrar a internacionalização como possibilidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, as professoras Nicole e Vassiliki compartilharam relatos referentes às suas experiencias na Austrália. Durante o mesmo evento aconteceu o I Workshop GETIS (Grupo de Engenharia, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade) cujos membros possuem parcerias com instituições estrangeiras como a Universidade de Coimbra (Portugal), Curtin University of Technology (Austrália), Hochschule für Angewandte Wissenschaften Hamburg (Alemanha) e Swinburne University of Technology (Austrália).

Durante o ano de 2018 foi oferecida a matéria optativa de inglês instrumental, que busca aprimorar a habilidade comunicativa do aluno na inglesa para fins específicos, sendo essa matéria ministrada 50% em inglês. Durante essas aulas os estudantes puderam participar de uma palestra com convidados intercambistas do Rotary da Tailândia, Finlândia e uma ex-intercambista da Índia.

Figura 1: Profa. Vassiliki com intercambistas do Rotary no IFSP CARFigura 1: Profa. Vassiliki com intercambistas do Rotary no IFSP CAR

Figura 2: Alunos da engenharia da disciplina de Inglês Instrumental com palestrantes.Figura 2: Alunos da engenharia da disciplina de Inglês Instrumental com palestrantes.

Durante a Semana Cultural de 2019, os alunos dessa disciplina assistiram de uma forma muito descontraída ao filme Red Dog (2011) em inglês, que mostra cenários do oeste australiano.

Figura 3: Alunos durante a exibição do filme Red Dog.Figura 3: Alunos durante a exibição do filme Red Dog.

Figura 4: Alunos e Profa. Vassiliki após a exibição do filmeFigura 4: Alunos e Profa. Vassiliki após a exibição do filme

No dia 22 de agosto de 2019, o Eng. Civil Jac-Ssone Alerte, à convite do Prof. Me. Emerson Roberto de Oliveira, palestrou para os alunos de engenharia civil e edificações sobre o uso de blocos de solo-cimento como alternativa sustentável para o Villagie Marie, que envolve um conjunto de casas populares para uma comunidade rural do Haiti.

Ainda em 2019, a palestrante Iara Bueno Giacomini, Diretora da Secretaria de Recursos Hídricos de São Paulo, palestrou no II Workshop GETIS sobre a Gestão de Conflitos nas Águas no Rio Nilo, fruto do mestrado que havia realizado na Holanda como bolsista do Rotary.

Como forma de mobilidade efetiva, o IFSP também ofereceu oportunidades de bolsas de estudo no interior, a exemplo dos editais de 2017 e 2018 em conjunto com o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, com o qual possui acordo de cooperação técnica e científica. Além de compartilhar editais externos aumentando ainda mais as opções de mobilidade para os alunos, como por exemplo a oportunidade de intercambio na China oferecida em 2019 e organizado pela Liga da Juventude da China, em parceria com a Shanghai International Studies University.

Em 2020, a Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) do IFSP divulgou a oportunidade de intercâmbio nos Estados Unidos, por meio do programa acadêmico Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI), organizado pela Embaixada dos EUA no Brasil, que, considerando a situação atual de pandemia apresenta a modalidade virtual como uma alternativa de execução.

Em 2021, foi divulgada a oportunidade de bolsa de graduação para estudantes de engenharias na Universidad de Jaén, Espanha.

Entretanto, a mobilidade não se limita apenas a programas de longa duração. Em 2018, o aluno do curso de engenharia civil André da Silva Mendes, apresentou o trabalho "Determinação do fator de empolamento característico de materiais desassoreados do Rio Tietê em São Paulo, Brasil" no XXVIII Congresso Latino-americano de Hidráulica - LADHI 2018, em Buenos Aires, Argentina, realizado de 18 a 21 de setembro. Esse trabalho de Iniciação Científica foi orientado pela Profa. Dra.Vassiliki Boulomytis. Em 2019, a aluna Michele Michele Kozoroski Alves de Almeida Torres apresentou o trabalho "Análise operacional da funcionalidade do sistema ciclo viário do município de Caraguatatuba, SP", que resultou de sua Iniciação Científica, orientada pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, no 9º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, sediado na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha, de 15 a 17 de novembro.

Mesmo em território nacional, os alunos de engenharia civil apresentaram seus trabalhos no 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), realizado em João Pessoa, Paraíba, de 12 a 14 de junho de 2019. Os trabalhos foram oriundos dos artigos publicados no 2º semestre do curso de engenharia, por meio da interdisciplinaridade entre os componentes de Metodologia do Trabalho Científico e Ciências do Ambiente em 2018.

No IFSP, os programas de licença capitação aos docentes também propiciam a implementação de ações de internacionalização, vinculadas à reciclagem de conhecimento e aperfeiçoamento do nível técnico profissional, tendo como resultado o aprimoramento das atividades realizadas junto aos alunos.

No primeiro trimestre de 2020, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis participou do programa de capacitação junto à San Diego State University, California, EUA. Parte do seu trabalho referiu-se à tradução o livro de Hidráulica de Canais do Prof. Dr. Victor Ponce, com acesso livre e online, o qual passou a ser utilizado na disciplina de Hidráulica II e disponibilizado aos alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP CAR.

Durante a pandemia, as ações continuaram a ocorrer no IFSP CAR, mas de forma virtual. O aprendizado com as novas ferramentas tecnológicas têm propiciado grandes oportunidades para os alunos e professores do IFSP. Reuniões, palestras e cursos, que antes necessitavam de recurso para o deslocamento, hoje são implementadas de forma virtual. Um dos principais exemplos dessas ações foi o I Ciclo de Webnários do IFSP CAR, realizado em com a TWRA (Tropical Water Research Alliance) e a Embaixada da Austrália no Brasil, que aconteceu entre 24 de setembro e 17 de dezembro de 2020, tendo como destaque o X Webnário IFSP: Mitigation, adptation and resilience to extreme events and climete change, que ocorreu em inglês com a participação de palestrantes australianos.

No dia 19 de novembro de 2020, a Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis participou do 6th Water Research Symposium, realizado virtualmente pelo Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), Austrália.

No início de 2021 foi ministrada uma palestra virtual sobre Impressão 3D em concreto com o Eng. Dr. Wilson Ricardo Leal da Silva que atua como Product Manager na Danish Technological Institute. O evento foi organizado pelo Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho.

Em abril de 2021, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis foi moderadora do evento internacional da Australian Alumni Week organizado pelo Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) visando a Colaboração Científica e Tecnológica entre o Brasil e a Austrália no tocante às boas práticas de gerenciamento de recursos hídricos.

Já no dia 08 de junho de 2021, os alunos do primeiro semestre de engenharia civil participaram de palestras ministradas em inglês na temática de Smart Cities, organizada pela Bentley Systems em conjunto com Geospatial World. Nesse mesmo mês, a aluna de engenharia civil Letícia Victoria Rodrigues Barbosa participou do evento internacional para lançamento do Centro de Internacionalização Brasil-Austrália, promovido pela Embaixada da Austrália no Brasil e PUC-RS, sendo essa temática da sua pesquisa de iniciação científica do programa PIBIFSP 2021.

Outra estratégia utilizada na internacionalização "at home” é a internacionalização do currículo, que incorpora dimensões intercultural e internacional no conteúdo do currículo. Além das iniciativas observadas nas políticas de extensão, os professores têm utilizado cada vez mais artigos e materiais em inglês e outros idiomas nas aulas do curso de Engenharia Civil. Os alunos são incentivados desde o primeiro ano do curso a buscarem esses materiais para agregar conhecimento, considerando-se a importância da inserção de assuntos globais aos conteúdos ministrados durante as aulas.

As estratégias aplicadas o IFSP CAR buscam aprimorar cada vez mais os seus processos de internacionalização, por meio de ações bottom-up, (que envolve ação de docentes e pesquisadores), e top-down, (referentes às políticas institucionais) (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2018). Dessa forma, as ações de internacionalização são essenciais para os cursos de graduação, aprimorando a formação acadêmica dos alunos no contexto global, subsidiando inclusive o desenvolvimento regional, por meio da implantação de boas práticas desenvolvidas em todo o mundo.

Referências Bibliográficas

KNIGHT, J. Student Mobility and Internationalization: Trends and Tribulations. Research in Comparative and International Education, v.7, n.1, 2012, p.20–33.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Plano de Internacionalização da Universidade de Brasília 2018-2022. Brasília: UnB, 2018.


Autoria:
Aluna de Engenharia Civil Letícia Victoria Rodrigues Barbosa (Bolsista de Iniciação Científica do PIBIFSP 2021) e Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página