Início > Noticias > Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba realiza sua primeira reunião
Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba realiza sua primeira reunião

Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 10h03 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 10h07

Na tarde de 28 de fevereiro de 2019, quinta-feira, a partir das 16h00, aconteceu a primeira reunião do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no Laboratório de Física da instituição.  Estiveram presentes o Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso de Licenciatura em Física, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o Prof. Dr. Aleandro Ribeiro Marquesi, bem como estudantes das turmas dos três anos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Professores e estudantes presentes na primeira reunião do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba

A reunião se iniciou lembrando que em 2018, o professor Alex Lino cadastrou formalmente o Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (disponível aqui), na condição de líder deste Grupo. Este Diretório é um inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país. As informações contidas no Diretório indicam tanto os recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), quanto as linhas de pesquisa em andamento.

No momento inicial em que o Grupo foi cadastrado pelo professor Alex, foram incluídos no Grupo diversos professores do IFSP-Caraguatatuba, bem como estudantes universitários desta instituição envolvidos com atividades de investigação em algumas das linhas de pesquisa propostas inicialmente: Ensino de Física; História e Filosofia da Ciência; Divulgação da Ciência; Astronomia e Astrofísica; Física Nuclear e de Partículas; etc.

Segundo o site do CNPq, um grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, que apresente um envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário) e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

Professores e estudantes durante a reunião do Grupo de Pesquisa em Física

Durante esta reunião inicial, os presentes se apresentaram pelo nome e indicaram as linhas de pesquisa às quais têm mais afinidade. Em particular os alunos veteranos do 2º e 3º anos do curso de Licenciatura em Física que já realizaram ou estão realizando algum trabalho de pesquisa (por exemplo, de iniciação científica) explicaram aos presentes sucintamente o tema de pesquisa com que trabalharam ou trabalham. Já os alunos calouros do 1º ano do curso de Licenciatura em Física relataram as suas perspectivas a respeito do Grupo de Pesquisa em Física. Durante a reunião foi estruturada uma programação inicial para as atividades do Grupo.

O corpo docente e discente do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba está engajado no processo de estruturação de um Grupo de Pesquisa em Física que colabore para a produção de novos conhecimentos em diferentes áreas do saber de modo a colaborar para o desenvolvimento do IFSP, da comunidade do litoral norte paulista e do país, algo que é vital para a construção de uma nação independente, mais próspera e mais justa para todos os seus cidadãos.