Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Graduada em matemática do IFSP-CAR participou de evento no IFSP-Itaquaquecetuba
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Graduada em matemática do IFSP-CAR participou de evento no IFSP-Itaquaquecetuba

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 09h56 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 09h56 | Acessos: 1935

Na noite do dia 8 de novembro de 2018, quinta-feira, entre 19h e 22h, Adriana de Andrade, que se graduou no curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), juntamente com o ex-aluno Marcos Paulo Martins Ferreira do curso de licenciatura em matemática do campus de São Paulo do IFSP, estiveram presentes no campus de Itaquaquecetuba do IFSP, onde participaram da mesa redonda intitulada “Desafios, Perspectivas e Motivação para o Licenciando em Matemática”, a convite do Prof. Me. Samuel Francisco e do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Itaquaquecetuba, Prof. Me. Juliano Cavalcante Bortolete.

Professores Samuel, Michelle, Adriana, Marcos e Juliano

Ao chegarem ao campus de Itaquaquecetuba, no início da noite, Adriana e Marcos foram recebidos pelo Prof. Me. Samuel Francisco e pela Profa. Ma. Michelle Crescêncio de Miranda, que os acompanharam até a sala onde ocorreu a mesa-redonda, bem como forneceram o apoio necessário durante o transcorrer do evento.

Professor Samuel Francisco

Adriana foi orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em três projetos de iniciação científica que ocorreram no IFSP-Caraguatatuba: em 2015 no projeto “Abordagens interdisciplinares para o ensino da matemática utilizando o xadrez como ferramenta didática”, em 2016 no projeto “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” e em 2017 no projeto “Abordagens interativas: recursos tecnológicos e utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ciências naturais”; ao todo, durante a graduação ele teve oito artigos publicados em revistas acadêmicas.

Apresentação de Adriana

Adriana foi convidada a participar da mesa redonda pelo Professor Samuel Francisco, que já lecionou no IFSP-Caraguatatuba e foi seu professor de Geometria Analítica no ano de 2014. O curso de licenciatura em matemática usualmente é considerado um curso difícil, pois requer do aluno uma constante dedicação para com os estudos a fim de conseguir se formar. Para refletir sobre este contexto, o professor Samuel convidou Adriana para conversar sobre a sua trajetória acadêmica, e convidou Marcos, que também foi seu aluno no câmpus de São Paulo, para falar sobre as suas vivências durante o curso de graduação.

Adriana debate com os estudantes do IFSP-Itaquaquecetuba

Marcos ressaltou as dificuldades que permearam a sua graduação: hoje, a recompensa pela sua dedicação, foi ter passado no concurso para professor na prefeitura de São Paulo. Já Adriana falou sobre a forma como superou as dificuldades que surgiram, salientando que isto aconteceu por meio das suas participações em projetos acadêmicos. Deste modo, enfatizou a importância de participar em projetos de iniciação científica, de extensão e de ensino, explicando um pouco a respeito de cada um desses pilares universitários existentes no âmbito acadêmico. Ela exemplificou que ao ser bolsista de projetos de pesquisa científica dentro da instituição, o estudante tem a possibilidade de participar de congressos, o que agrega conhecimento e incita a postura de escrever artigos e trabalhos acadêmicos, submetendo-os para revistas e congressos. Ela explicitou também a importância de manter um currículo Lattes atualizado e sobre como as vivências acadêmicas conferiram um diferencial para a sua formação, com o que Marcos concordou plenamente.

Outro ponto crucial que Adriana levantou foi sobre o que realmente provoca desinteresse durante a graduação: É o curso? Ou são as dificuldades encontradas ao longo do percurso acadêmico, como os desafios de ter que gerenciar os estudos? Dentro deste contexto, foram relatadas as maneiras como superaram os momentos de notas baixas ou de reprovações, com uma ênfase a respeito dos métodos de estudo e de seus consequentes sucessos e insucessos. Eles enfatizaram que o sucesso só pode ser alcançado com dedicação e muito estudo.  Adriana ainda reforçou que, por ela não ser do município de Caraguatatuba em que se situava o câmpus em que se graduou, o envolvimento com as atividades de pesquisa, ensino e extensão do Instituto Federal foi fundamental para que ela não desistisse do curso, já que estava sozinha na cidade. Marcos destacou a importância de estabelecer metas para superação das dificuldades, aderindo a um cronograma de estudo que estabeleceu e intercalando os momentos de estudo com a sua vida pessoal.

Público presente na mesa-redonda

Os licenciandos em matemática presentes perguntaram sobre projetos de iniciação científica e de extensão, sobre estágio e horas acadêmicas e sobre a interação das turmas. Ficou evidente que em todos os câmpus acontecem problemas semelhantes e que a união de cada turma é fundamental para que os estudantes tenham um bom desempenho na avaliação do ENADE: a participação dos discentes das turmas iniciais ajuda imensamente a moldar o curso, com reflexos que podem ser positivos sobre as futuras turmas.

No final, alguns alunos se apresentaram aos convidados e dentre eles, surgiu uma história de superação e mudança de vida. O Sr. Eustáquio, que há três anos atrás estava cursando o quinto ano do ensino fundamental pelo ENCEJA, após conseguir eliminar todas as disciplinas e concluir o ensino médio, em 2017 participou do ENEM/SISU e hoje é estudante do curso de Licenciatura em Matemática no câmpus de Itaquaquecetuba do IFSP.

Adriana e Eustáquio

Por sua vez, as estudantes Aline Coutinho, Evelyn e Cassia ficaram muito satisfeitas com a mesa redonda e comentaram sobre a relevância do evento para a turma.

Aline Coutinho, Evelyn, Adriana e Cassia

Ao final do evento, Adriana agradeceu ao professor Samuel Francisco pelo convite que recebeu para esta mesa-redonda e destacou que os conteúdos debatidos provocaram uma importante reflexão sobre a sua prática, agora como professora de matemática. Eventos acadêmicos como estes são fundamentais para o amadurecimento intelectual dos estudantes de graduação: o IFSP-Itaquaquecetuba está de parabéns pelo empenho na realização desta mesa-redonda.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página