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Atividades Culturais

“Flashmobs contra a homofobia” movimentaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 09h02 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 11h06 | Acessos: 1158

No dia 23 de agosto de 2018, quinta-feira, nos intervalos das aulas do período vespertino (entre 16h00 e 16h15) e do período noturno (entre 20h40 e 20h55), ocorreram os “Flashmobs contra a homofobia” no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição e a discussão de vídeos que abordaram os preconceitos existentes contra a população LGBT em geral. Estes flashmobs fizeram parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza). Além disso, a atividade contou com o apoio de seus ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos. Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa.

Público assiste vídeos contra a homofobia no período vespertino

Um “flashmob” (em português, esta palavra significa “mobilização rápida”) é usado para se referir a um evento no qual diversas pessoas se juntam repentinamente em um local público para fazerem alguma ação de cunho cultural e depois saírem do local. No youtube existem vários flashmobs muito bonitos; um deles, envolvendo o “Bolero de Ravel”.

Professor Ricardo Plaza com estudantes que organizaram os flashmobs contra a homofobia

No período vespertino, o primeiro vídeo de curta duração apresentado no intervalo entre 16h e 16h15 foi “Existe cura gay?” (de 6 minutos) do canal “Nerdologia” do youtube. O canal Nerdologia tem um foco especial sobre questões da cultura nerd e assuntos relacionadas à ciência, tecnologia, ficção científica, etc. Em todos os seus vídeos, o apresentador e biólogo Átila Iamarino procura fundamentar as informações veiculadas por meio de fontes sólidas e confiáveis extraídas a partir de uma extensa pesquisa em livros e artigos de cunho científico ou de divulgação da ciência. No vídeo que foi exibido, é apresentado um trabalho científico de pesquisadores das Universidades de Ohio e de Minnesota (nos EUA) que avaliou todas as tentativas de alegadas terapias de “cura gay” (tais como terapias reparativas e terapias de aversão à exposição) relatadas academicamente em um período de tempo de mais de meio século: os resultados mostraram que estes trabalhos não tinham fundamentação teórica, tinham sérias falhas metodológicas, violaram princípios éticos e direitos humanos, não funcionaram e além disso provocaram depressão profunda, disfunções sociais, pensamentos (e até mesmo tentativas) suicidas e outros danos. O vídeo termina afirmando que o que a ciência mostra é que é melhor ajudar quem busca terapia a se aceitar do que mudar a orientação, e conclui afirmando: “o que tem que se curar é a homofobia”.

Professores Alexandre e Ricardo, na preparação do evento no período vespertino

Em seguida foi exibido o curta “#Faces: ONU pela diversidade LGBT e luta contra homofobia” (com 2 minutos de duração). A ONU – Organização das Nações Unidas vem produzindo excelentes vídeos que procuram dar visibilidade para a defesa de direitos da população LGBT. Este vídeo mostra faces de pessoas LGBT que atuam em diferentes profissões, de modo a destacar que antes de tudo, todos eles são seres humanos.

Na sequência, foi apresentado o premiadíssimo curta de animação “In a Heartbeat”. Ele aborda de forma poética a questão do amor verdadeiro e genuíno entre duas pessoas, não importando qual é o sexo destas duas pessoas. Este curta de 4 minutos que foi produzido nos Estados Unidos e lançado em 2017, foi premiado em 6 festivais de cinema diferentes. Mais informações sobre ele (em inglês) podem ser obtidas no site do IMDB.

Cena do curta de animação “In a heartbeat”

Finalmente para terminar as atividades do intervalo do período vespertino, foi exibido o vídeo “Propaganda irlandesa anti bullying homofóbico” (com 4 minutos de duração). Este vídeo foi produzido para ser em canais de TV da Irlanda como forma de mobilizar os cidadãos, estimulando-os a combaterem o bullying contra estudantes homossexuais em escolas de educação básica, algo que infelizmente ainda é muito comum no mundo todo e, inclusive, também no Brasil.

Os equipamentos para assistir estes vídeos no período vespertino foram montados no pátio do IFSP-Caraguatatuba pelos servidores técnico-administrativos da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) do IFSP-Caraguatatuba, Leandro Oliveira da Silva e Marco Antônio de Ulhôa Cintra, a quem agradecemos muito.

Marco, Leandro e Ricardo, durante a montagem dos equipamentos de tarde

No período noturno, os equipamentos audiovisuais foram montados no pátio do IFSP-Caraguatatuba, pelo servidor técnico-administrativo da CTI, Thyago Nicollas dos Santos Lima, a quem também agradecemos muito pelo apoio para a realização destas atividades culturais.

Ricardo e Thyago, durante a montagem dos equipamentos de noite

No intervalo da noite, entre 20h40 e 20h55, o primeiro vídeo apresentado foi “Homossexualidade e a ‘cura gay’” (com 6 minutos) do canal “Minutos Psíquicos” do youtube. O canal Minutos Psíquicos também se notabiliza por realizar uma extensa e cuidadosa pesquisa para a elaboração de seus vídeos de animação sobre questões relacionadas à psicologia. Neste vídeo, é reafirmado que há muito tempo tanto nos países desenvolvidos, quanto no Brasil, a homossexualidade não é mais considerada uma doença e que propostas de “cura gay” não têm qualquer suporte em evidências experimentais consolidadas cientificamente e não contam com o apoio de organizações de profissionais da área, como é o caso do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Manifestação do Conselho Regional de Psicologia (CRP) sobre propostas de “Cura Gay”

O vídeo seguinte “O Enigma: ONU contra a homofobia” (de 2 minutos de duração). Este vídeo também foi produzido pela ONU e procura relatar um pouco a respeito da forma pela qual os direitos de homossexuais são atacados ou restringidos em diversas partes do mundo.

Alunos do período noturno assistem os vídeos exibidos

Alunos do período noturno assistem os vídeos exibidos

Na sequência foi apresentado o vídeo “Meu primeiro abraço gay” (com 3 minutos de duração). Para a elaboração deste vídeo foi solicitado que 15 pessoas homofóbicas abraçassem gays que elas não conheciam: as cenas mostram o que acontece e como os preconceitos podem ser desconstruídos quando o ser humano que é objeto de preconceito é humanizado.

Professores Patrícia e Ricardo durante a apresentação dos vídeos de noite

Foi feita então uma pausa para que Stephanie Rocha, que se formou no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba, comentasse ao microfone, rapidamente, a respeito dos vídeos apresentados e destacasse a importância – na luta contra a intolerância e o preconceito – que tem o mês de agosto que é conhecido como o mês da visibilidade lésbica.

Stephanie reflete sobre a luta por direitos e pelo reconhecimento da comunidade LGBT

Para terminar as atividades do período noturno foi apresentado o curta de animação “In a Heartbeat” que já tinha sido também apresentado no período vespertino. Os alunos da noite – assim como os da tarde – demonstraram por suas razões que apreciaram bastante essa tocante e singela animação.

Alunos do período noturno assistem atentamente os vídeos apresentados

Os bolsistas que organizaram estes dois “flashmobs” ficaram muito felizes com a reação dos alunos do IFSP tanto do período vespertino, quanto do período noturno: em ambos os casos, ao final das exibições dos vídeos, os alunos aplaudiram a iniciativa. Uma quantidade grande dos estudantes dedicou todo o intervalo entre as aulas para assistir atentamente os vídeos e se informar melhor sobre os direitos de homossexuais e as formas de combater a homofobia.

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, mas também sobre história e cultura, de modo a ampliar o repertório de conhecimento científico e estimular os jovens a raciocinar cientificamente e a pensar de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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