Início > Noticias > Ficção Científica é discutida por aluno da Física na Escola Benedito Carlota
Licenciatura em Física

Ficção Científica é discutida por aluno da Física na Escola Benedito Carlota

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 13h58 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 14h12

Na tarde de 05 de abril de 2019, sexta-feira, entre 13h e 14h30, o estudante Rafael do Nascimento Sorensen, do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou uma oficina educacional sobre Ficção Científica e Ensino de Física na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, localizada no bairro de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba. Ele estava acompanhado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba), orientador de suas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, com bolsa financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Esteve também presente, apoiando esta atividade educacional, André da Silva Mendes, que é estudante do primeiro ano do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba.

André e Rafael Sorensen na entrada da Escola Bendito Carlota

Esta atividade educacional foi organizada a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e a professora Adriana Leal de Souza (coordenadora da Escola Benedito Carlota). Neste encontro inicial, ficou definido que estudantes universitários do IFSP orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, extensão e ensino realizarão algumas oficinas educacionais na Escola Benedito Carlota com o intuito de despertar o interesse pela ciência de seus alunos.

Alunos da escola Bendito Carlota participam da atividade sobre Ficção Científica

Ao chegarem na Escola Bendito Carlota, no início da tarde do dia 05/04/2019, a equipe do IFSP-Caraguatatuba foi recebida pela professora Adriana Leal que os acompanhou até a sala que havia sido destinada para este evento e que estava equipada com aparelhos para a exibição de imagens e vídeos.

Professores Ricardo Plaza e Adriana Leal

No início da oficina, o professor Ricardo Plaza relatou aos alunos presentes um pouco do trabalho que é realizado pelos seus bolsistas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, e explicou, de modo geral, a respeito do IFSP, destacando em especial que o ingresso nos seus cursos superiores se dá por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Rafael Sorensen durante a sua oficina

Em seguida, o aluno do curso de licenciatura em física Rafael Sorensen realizou a atividade educacional proposta sobre as possibilidades de uso da ficção científica no ensino de física. Após discorrer brevemente sobre a história da ficção científica, ele apresentou cenas recortadas de alguns filmes de ficção científica, tais como “2001 – Uma odisseia no espaço”, “Passageiros”, “Elysium” e “Interestelar”, e pediu para que os alunos refletissem acerca da física abordada nas cenas escolhidas, em especial sobre assuntos relacionados ao estudo da gravidade e de movimentos circulares.

Experimento simples realizado por Rafael Sorensen em sua apresentação

Os alunos participaram com perguntas e questionamentos que permitiram esclarecer alguns dos conceitos de física implícitos nas cenas exibidas. O licenciando Rafael Sorensen, entre abril/2018 e março/2019, realizou uma extensa pesquisa acerca do tema “Ficção Científica e Ensino de Física” que foi desenvolvida com bolsa de iniciação científica fornecida pela FAPESP.

Rafael Sorensen elenca alguns filmes com cenas trabalhadas durante a atividade

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.