Início > O que é? > Notícias > Feira Interativa de Ciências agitou o IFSP-Caraguatatuba
Feira de Ciências

Feira Interativa de Ciências agitou o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 13h30 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 13h32 | Acessos: 974

Durante todo o período noturno do dia 16 de outubro de 2018, terça-feira, ocorreu a Feira Interativa de Ciências no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esta atividade foi planejada pelos professores Luis Fernando Viviani Thomazini, Rodrigo da Silva Sobrinho e Alex Lino que atualmente lecionam as disciplinas “Projetos Experimentais para Ensino de Mecânica” e “Projetos Experimentais para Ensino de Termodinâmica” no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. A atividade contou também com o apoio do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física. A quantidade de pessoas que participaram das atividades científicas propostas foi bem apreciável e ultrapassou as expectativas dos estudantes e professores da licenciatura em física que preparam esta ação de ensino, extensão e pesquisa.

Professores Luis Fernando, Rodrigo e Ricardo Plaza

Diversas experiências de física foram dispostas e apresentadas ao público presente (composto por professores, servidores técnico-administrativos, alunos e membros da comunidade externa) pelos estudantes das duas turmas de licenciatura em física (do segundo e do quarto semestres do curso). A maior parte do público presente, inclusive diversas crianças, interagiram ativamente com os experimentos propostos e aprenderam conceitos e leis da física, enquanto se divertiam ou se maravilhavam com as descobertas que estavam realizando.

Flávio e Jeane explicam física para as crianças presentes

Esta foi uma atividade didática prevista nos planos das duas disciplinas de física experimental citadas no início deste artigo e realizadas pelos licenciandos em física que são professores em formação. Estas atividades contaram também com o apoio de bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e por bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini.

Experimento com laser que envolveu um desafio para os alunos presentes

Experimentos sobre termodinâmica e eletromagnetismo

Experiência sobre ondulatória

Experimento sobre ressonância

Experimento sobre rotação

Experimento sobre eletricidade

Experimento sobre ondulatória

Experimento sobre dinâmica

Experimento sobre eletromagnetismo

Experimento sobre mecânica

Experimento sobre ondas

Estas atividades fizeram parte da programação da 2ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 do IFSP-Caraguatatuba. Atividades educacionais e científicas como estas são organizadas sistematicamente pelos projetos desenvolvidos pelos professores de física do IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é estimular a curiosidade dos jovens em geral para o estudo e aprofundamento em temas científicos, em particular em áreas da física, da astronomia e da matemática e nas suas interfaces com áreas tecnológicas. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades educacionais, científicas e culturais podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.