Feira de Ciência

Feira de Ciências da Física ocorreu durante a SNCT-2019

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 16h04 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 16h05

No dia 25 de outubro de 2019, sexta-feira, no final da tarde, entre 17h e 18h30, ocorreu a Feira de Ciências da Física, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esta atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Aleandro Ribeiro Marquesi que atualmente leciona as disciplinas “Projetos Experimentais para Ensino de Termodinâmica” e “Projetos Experimentais para Ensino de Eletromagnetismo” no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. A atividade contou também com o apoio do Prof. Dr. Alex Lino que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física.

Foto: Professor Aleandro Ribeiro MarquesiFoto: Professor Aleandro Ribeiro Marquesi

Diversas experiências de física foram dispostas e apresentadas ao público presente (composto por professores, servidores técnico-administrativos, alunos do IFSP e membros da comunidade externa) pelos estudantes do curso de licenciatura em física.

Foto: professor Aleandro explanou sobre os conceitos de física presentes nos experimentosFoto: professor Aleandro explanou sobre os conceitos de física presentes nos experimentos

Esta foi uma atividade didática prevista pelas duas disciplinas de física experimental citadas no início deste artigo e realizada pelos licenciandos em física que são professores em formação.

Foto: Experimento é realizado pelos estudantes da licenciatura em físicaFoto: Experimento é realizado pelos estudantes da licenciatura em física

Foto: Alunos da física montam experimentos no pátio do IFSPFoto: Alunos da física montam experimentos no pátio do IFSP

Foto: Experimento envolvendo a área de eletricidadeFoto: Experimento envolvendo a área de eletricidade

Foto: estudantes Flávio, Wilson e João junto a um dos experimentos expostosFoto: estudantes Flávio, Wilson e João junto a um dos experimentos expostos

Foto: Experimento de física sobre conservação do momento angularFoto: Experimento de física sobre conservação do momento angular

Foto: Estudante de física explica experimento exposto no pátioFoto: Estudante de física explica experimento exposto no pátio

Estas atividades fizeram parte da programação da 3ª Jornada da Licenciatura em Física que aconteceu concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 do IFSP-Caraguatatuba. Atividades educacionais e científicas como estas são organizadas sistematicamente pelos projetos desenvolvidos pelos professores de física do IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é estimular a curiosidade dos jovens em geral para o estudo e aprofundamento em temas científicos.