SNCT

Experimentos de física interativos são apresentados no pátio do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sábado, 28 de Outubro de 2017, 17h34 | Última atualização em Sábado, 28 de Outubro de 2017, 18h23

Na manhã do dia 21 de outubro de 2017, sábado, entre 09h00 e 12h00, no pátio do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em frente à lanchonete, foram dispostos diversos experimentos de física, totalmente interativos, para serem manipulados pelos presentes, com o objetivo de ilustrar, demonstrar e exemplificar conceitos e leis de diferentes áreas da física. Esta foi uma ação do Espaço InterCiências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) que foi desenvolvida no IFSP-Caraguatatuba pelos professores de física Tiago Caetano, João Ricardo Neves e Agenor Pina da Silva, docentes da UNIFEI; o professor Tiago, em particular, é o coordenador do curso de Licenciatura em Física da UNIFEI. O convite para estes professores partiu do professor Alex Lino que é docente de física do IFSP-Caraguatatuba. Os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Lucas Rodrigues dos Santos, que também são docentes de física do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes ajudando na recepção ao público. O evento contou também com a presença e o apoio de Marcio Constâncio Junior que é pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Professores João Ricardo, Tiago Caetano e Agenor

O Espaço InterCiências da UNIFEI  foi inaugurado em 2011 e tem recebido a visitação de diversas escolas do sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba. Trata-se de um centro de ciências totalmente interativo que possui o objetivo de popularizar a ciência e promover a divulgação cientifica de forma lúdica e prazerosa. Seu acervo é constituído por diversos experimentos e exposições que despertam a curiosidade sobre diferentes áreas científicas, sobretudo Astronomia, Física e Matemática. O público alvo deste espaço é formado por professores e estudantes da Educação Básica e a população em geral. Para receber os visitantes, o Espaço InterCiências conta com uma equipe de monitores que mediam a interação do público com os equipamentos, fornecendo as explicações e esclarecendo as dúvidas que surgem.

Experimentos de física dispostos no pátio do IFSP-Caraguatatuba

Roda de experimento sobre eletrização

Experimento com uma roda girando

Explicando uma anamorfose

Desafio matemático para montar um cubo

Experimentando com a própria mão

Enfrentando desafios matemáticos

Experiência de eletrização

Experiência sobre a visão humana

Conferindo o resultado de um experimento

Experimento de física sobre a percepção das cores

Experimento sobre o som

Experimento sobre a luz

Esta atividade fez parte do conjunto de eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP-Caraguatatuba que ocorreu entre os dias 16 e 21 de outubro de 2017. Este evento em particular contou com a participação e o apoio de diversos dos bolsistas de pesquisa, ensino e extensão orientados pelos professores Ricardo Plaza, Alex Lino e Jurandi Leão Santos. O coordenador da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, professor Ricardo Plaza, em nome dos docentes de física do IFSP-Caraguatatuba, agradeceu imensamente os professores Tiago, João e Agenor da UNIFEI, pela disposição em se deslocarem ao IFSP-Caraguatatuba e apresentarem os experimentos de física para a nossa comunidade. Atividades acadêmicas como esta são muito importantes para o amadurecimento intelectual dos alunos do IFSP-Caraguatatuba, em especial dos estudantes do curso de Licenciatura em Física que se tornarão professores de física quando concluírem seu curso de graduação.