Ex-alunas e professores da Engenharia Civil publicam em Congresso Internacional

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h18 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h24

As engenheiras civis e ex-alunas graduadas no curso do IFSP de Caraguatatuba no início de 2022, Ana Lúcia Ferreira e Amanda Cristina Gonçalves da Silva, aprimoraram os trabalhos realizados para a conclusão do curso e submeteram os respectivos artigos para o XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, que acontecerá cidade de Foz do Iguaçu, Brasil, de 07 a 11 de novembro de 2022. Os trabalhos contaram com a colaboração de ex-professores, orientadores e colaboradores, tendo sido ambos aprovados para publicação e apresentação no evento de prestigio internacional na área de hidráulica e saneamento. Maiores detalhes podem ser observados no site do XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, onde também serão disponibilizados os anais com trabalhos completos das ex-alunas e demais autores.

Abaixo segue um histórico de cada um dos trabalhos:

1) “O impacto da sazonalidade em um sistema de distribuição de água no litoral paulista: o caso do SAA Porto Novo em Caraguatatuba/SP” da aluna Ana Lúcia Ferreira

Durante a realização do meu estágio de Engenharia Civil na Unidade de Negócio Litoral Norte da SABESP, onde atuava na área de perdas de água, surgiu o interesse de investigar e retratar os principais impactos provenientes da alta temporada turística nos sistemas de abastecimento de água (SAA), tendo como foco o maior sistema da região, o SAA Porto Novo.

Foto 1: Engenheira Civil e ex-aluna do IFSP Caraguatatuba Ana Lúcia FerreiraFoto 1: Engenheira Civil e ex-aluna do IFSP Caraguatatuba Ana Lúcia Ferreira

Esta pesquisa deu origem ao meu trabalho de conclusão de curso, que posteriormente foi aprimorado para submissão no XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica com o auxílio dos meus orientadores, Prof. Esp. Denis Bek Arruda e Prof. Me. Emerson Roberto de Oliveira; e colaboradores, Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis, Profª. Drª. Luciene Pimentel (PUC-PR),e gestor de perdas da Unidade de Negócio Litoral Norte da SABESP, Sr. Arthur Alexandre Neto.

O artigo apresenta os principais impactos gerados no abastecimento de água no período da alta temporada turística no Litoral Norte de São Paulo, devido a variação sazonal da população na região, das suas altas taxas de crescimento populacional e dos elementos climáticos locais, sendo eles: a disponibilidade hídrica, a turbidez elevada dos mananciais e a sobrecarga dos sistemas hidráulico e elétrico, que geram desabastecimentos locais, vazamentos e baixa pressão na distribuição de forma pontual. Os resultados produziram um quadro real que facilitará a visualização, discussão e resolução futura desses impactos no abastecimento na região, além de agregar novos conhecimentos sobre os impactos provindos da alta temporada.

2) “Simulação do uso de Medidas Compensatórias para a Drenagem utilizando O SWMM: Caso na Bacia do Rio Juqueriquerê, Caraguatatuba, SP” da aluna Amanda Cristina Gonçalves da Silva

Desde o primeiro semestre do curso de engenharia civil, minha história com o Saneamento foi sendo escrita. Minha afinidade com hidrologia e hidráulica era notável. No sexto semestre iniciei meu estágio na SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, onde atuo como funcionária terceirizada até os dias atuais.

Para meu TCC o tema escolhido foi uma vertente do Saneamento pouco visada pelas autoridades e que tem grande interferência na vida da população, relacionado à drenagem. Após a defesa do TCC e término da graduação mais uma batalha se iniciava para aprimorar e submeter o artigo para o XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica. Minha orientadora Prof.ª Drª Vassiliki Boulomytis “convocou” um verdadeiro exército de professores da área de hidráulica e saneamento para me darem suporte técnico para a submissão. Assim, a batalha estava armada, e com o auxílio de todos foi possível finalizar o trabalho e realizar a submissão.

Foto 2: Engenheira Civil e ex-aluna do IFSP Caraguatatuba Amanda Cristina Gonçalves da SilvaFoto 2: Engenheira Civil e ex-aluna do IFSP Caraguatatuba Amanda Cristina Gonçalves da Silva

Esta pesquisa contou com a colaboração das minhas orientadoras, Prof.ª Drª Vassiliki Boulomytis e Prof.ª Drª Taís Arriero Shinma Galbetti e dos colaboradores, Profª. Drª. Luciene Pimentel e Pro. Dr. Jose Gilberto Dalfré Filho.

O artigo simulou o uso de medidas compensatórias de drenagem, empregando o software de simulação hidrológica Storm Water Management Model (SWMM). As medidas compensatórias simuladas foram: telhado verde, pavimento permeável e cisternas. As simulações foram aplicadas nos cenários atual e futuros. Os resultados indicaram desempenho satisfatório na implementação das medidas, com redução da vazão de escoamento nas áreas impermeáveis.

Autoria: Prof.ª Drª Vassiliki Boulomytis e ex-alunas Engª Civil Ana Lúcia Ferreira e Engª Civil Amanda Cristina Gonçalves da Silva.