Ex-aluna de Licenciatura em Matemática do IFSP-CAR ingressa no mestrado

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 09h34 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 09h36

A ex-aluna do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Adriana de Andrade, que se graduou em julho de 2018, ingressou – após ser aprovada em um processo seletivo –, neste início de 2020, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP Câmpus São Paulo, na linha de pesquisa em Ciências e Física na Educação Básica e no Ensino Superior, e desenvolverá seu projeto de pesquisa sob a orientação do Prof. Dr. Marcio Vinicius Corrallo.

Foto: Prof. Dr. Marcio Vinicius Corrallo, docente do IFSP câmpus São Paulo

A pesquisa que Adriana objetiva realizar durante o mestrado ocorrerá no âmbito do ensino de física e mapeará como as representações sociais são formadoras de referenciais, para que os professores de licenciatura em física da educação básica façam as suas escolhas quanto aos elementos tecnológicos de apoio às aulas práticas experimentais, em especial, com a plataforma de prototipagem Arduino.

Foto: Adriana de Andrade no câmpus de São Paulo do IFSP

Na sua trajetória no IFSP-Caraguatatuba, a mestranda Adriana ingressou no curso de licenciatura em matemática no ano de 2014. Neste mesmo ano ela iniciou uma atividade como bolsista em um projeto de extensão sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba, no projeto intitulado “Educação ambiental e educação científica para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”.

Nos três anos seguintes, entre 2015 e 2017, Adriana realizou três diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica, todos eles também sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em 2015, Adriana desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Abordagens interdisciplinares para o ensino da matemática utilizando o xadrez como ferramenta didática” com bolsa PIBIFSP. Em 2016, ela desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Investigação e Inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” com bolsa PIBIFSP. Em 2017, por sua vez, essa aluna desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Abordagens Interativas: Recursos tecnológicos e utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ciências naturais” também com bolsa PIBIFSP.

Em especial, as atividades investigativas desenvolvidas em 2016 e em 2017 proporcionaram a ela uma boa base para entrar no mestrado na área de Ensino de Física, já que a estes projetos de pesquisa de iniciação científica foram sobre experimentos científicos de Física como recursos didáticos.

Sobre a sua aprovação no mestrado do IFSP-São Paulo, Adriana afirmou: “Agradeço por esta conquista ao IFSP Câmpus Caraguatatuba, a todos os seus professores e, em especial, ao Prof. Ricardo Plaza, por todo o conhecimento adquirido, pelas oportunidades em participar de eventos acadêmicos e em atividades externas ao IFSP enquanto era bolsista. Isto redundou em publicações em revistas acadêmicas e em anais de congressos, o que colaborou muito para o meu ingresso no mestrado”.