Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CULTURA

Evento cultural “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” foi realizado

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 17h30 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 17h45

No dia 07 de novembro de 2022, segunda-feira, nos intervalos das aulas do período vespertino (entre 16:00 e 16:15) e noturno (entre 20:40 e 20:55), no pátio em frente à lanchonete do andar de cima do prédio do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreram dois “flashmobs” musicais com a exibição de vídeos curtos de quatro músicas brasileiras que possibilitam uma reflexão acerca do país em que vivemos. Estes eventos culturais foram intitulados “Ano passado em morri, mas esse ano eu não morro”. As músicas apresentadas foram: “AmarElo” de Emicida; “Apesar de você” de Chico Buarque; “O Real Resiste” de Arnaldo Antunes; “Marielle Franco” de Jorge Mautner.

Imagem 1 Cartaz de divulgação do FlashmobImagem 1 Cartaz de divulgação do Flashmob

Um “flashmob” é o nome em inglês para uma atividade de mobilização rápida e curta, com motivação cultural, de curta duração e realizada em local público com o intuito de sensibilizar os participantes, provocar uma reflexão sobre uma questão em específico e despertar uma postura cidadã entre as pessoas da comunidade.

Imagem 2 – Professor Ricardo Plaza antes do início de um flashmobImagem 2 – Professor Ricardo Plaza antes do início de um flashmob

Flashmobs como este fazem parte do rol de ações educacionais do projeto de extensão “Atividades Audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 3 – Estudantes Lucas e LianeImagem 3 – Estudantes Lucas e Liane

Para a sua organização, este flashmob contou com o suporte de diversos estudantes bolsistas e voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza, bem como com o apoio de outros alunos e de inúmeros professores e servidores técnico-administrativos.

Imagem 4 – Mariana, Ricardo e Gisele durante o flashmobImagem 4 – Mariana, Ricardo e Gisele durante o flashmob

Em particular, no intervalo do período vespertino, deram apoio à atividade os dois bolsistas (extensionistas) do projeto de extensão “Atividades Audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela internet” Liane Laura Peixoto Guimarães e Lucas Vassão de Andrade Silva, alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 5 – Lucas, Liane e professora Shirley durante o flashmobImagem 5 – Lucas, Liane e professora Shirley durante o flashmob

Durante o intervalo do período noturno, a organização do flashmob contou com o apoio de diversos alunos, em particular da Licenciatura em Física, como, por exemplo, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Kamily da Silva Xavier e Michele Feitosa de Araujo.

Imagem 6 – Michele, Ricardo, Kamily e RodrigoImagem 6 – Michele, Ricardo, Kamily e Rodrigo

A primeira música apresentada foi “O Real Resiste” de Arnaldo Antunes que pode ser apreciada (com a letra exibida na tela) no link <https://youtu.be/vf8_Z0qDXBk> e tem 2 minutos e 48 segundos de duração.

Imagem 7 – Imagem com a letra da música O Real ResisteImagem 7 – Imagem com a letra da música O Real Resiste

A segunda música exibida foi “Apesar de Você” de Chico Buarque que pode ser apreciada (com a letra exibida na tela) no link <https://youtu.be/33-bMTOlvx0>, em um vídeo com duração de 3 minutos e 52 segundos de duração.

Imagem 8 – Cena do vídeo da música Apesar de VocêImagem 8 – Cena do vídeo da música Apesar de Você

A terceira música exibida foi “AmarElo” de Emicida que pode ser apreciada (com a letra exibida na tela) no link <https://youtu.be/91bikd4bWOs>, em um vídeo com duração de 5 minutos e 35 segundos de duração. No início desta música, Emicida usa um trecho de uma antiga música de Belchior (“Sujeito de Sorte”) em que aparecem os versos: “No ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”.

Imagem 9 Cena do vídeo da música AmarEloImagem 9 Cena do vídeo da música AmarElo

A quarta e última música exibida foi “Marielle Franco” de Jorge Mautner que pode ser apreciada no link <https://youtu.be/8x5W9BS_aac>, em um vídeo com 1 minuto e 47 segundos de duração.

Imagem 10 – Cena do vídeo com a música Marielle FrancoImagem 10 – Cena do vídeo com a música Marielle Franco

Os equipamentos para a realização desta atividade foram montados no pátio do andar superior em frente à lanchonete, pelos servidores Leandro Oliveira da Silva, Hugo Salles Cuba e Thyago Nicollas dos Santos Lima (da CTI – Coordenadoria de Tecnologia da Informação), aos quais a equipe que organizou o evento agradece muito.

Imagem 11 – Leandro, Ricardo e HugoImagem 11 – Leandro, Ricardo e Hugo

Estas ações ocorrem no âmbito do projeto de extensão “Atividades Audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela internet”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência, arte, cultura e educação, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os cidadãos para que pensem de forma crítica e desenvolvam a empatia. No âmbito deste projeto de extensão também são realizadas webconferências abertas ao público pelo canal “Debate Consciência” do YouTube que pode ser acessado pelo link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Imagem 12 – Thyago e RicardoImagem 12 – Thyago e Ricardo

Estiveram presentes, assistindo estes flashmobs, alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o Curso Técnico em Meio Ambiente, a Licenciatura em Física, a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Tecnologia em Processos Gerenciais, o PROEJA – Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e o Curso Técnico em Edificações, bem como professores, servidores técnico-administrativos e cidadãos da comunidade interessados pelo tema do evento.

Imagem 13 – Professor Ricardo durante a exibição da música Apesar de VocêImagem 13 – Professor Ricardo durante a exibição da música Apesar de Você

Atividades presenciais ou remotas que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas, bem como sobre a democracia e os direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia.

Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, por meio do seu e-mail institucional, para juntos organizarem os detalhes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página