Licenciatura em Física

Evento científico acompanhou o eclipse solar de 2 de julho de 2019

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 12h15 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 12h22

No dia 02 de julho de 2019, terça-feira, no final da tarde, entre 17h e 18h, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um evento científico-cultural sobre o eclipse solar que acontecia neste momento em regiões da América do Sul.

Foto: Nicoli, Rafael, Larissa, Kaua, Ricardo e Vinicius

Esta atividade foi uma ação dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” que são coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Projeção de cena gravada ao vivo do eclipse solar

Dentre os alunos que ajudaram na organização deste evento estiveram Vinicius Amaral Sousa Abrahão (bolsista do projeto “Cinedebate”), Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana (bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP), Rafael Brock Domingos e Nicoli Rocha Santos, todos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Mapa com a trajetória de deslocamento da sombra da Lua que produziu o eclipse

Estiveram presentes também docentes do IFSP-Caraguatatuba, como o professor Alex Lino (coordenador do curso de Licenciatura em Física), e servidores técnico-administrativos, como a servidora Maíra Ferreira Martins.

Foto: Caminho percorrido pela sombra da Lua durante todo o eclipse

Esta atividade foi realizada a partir da proposta feita pelo discente Rafael Brock de apresentar uma projeção, em uma tela, do software de simulação Stellarium que permitiu observar as características do eclipse total que estava ocorrendo neste momento em regiões do Chile e da Argentina. Nos estados do sul e sudeste do Brasil, o eclipse foi parcial; além disso, no caso do IFSP-Caraguatatuba, no momento em que o eclipse estava ocorrendo, entre as 17h e as 18h, o Sol já estava por trás da Serra do Mar. O Stellarium é um planetário de código aberto que mostra o céu de modo realista igual ao que se vê a olho nu ou com um telescópio; este programa pode ser baixado gratuitamente aqui.

Foto: Professores Alex Lino e Ricardo Plaza

Rafael Brock, que é bolsista do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, colocou nas variáveis do programa Stellarium (instalado em seu computador pessoal) as coordenadas de latitude e de longitude do Cerro Tololo, onde fica um observatório astronômico chileno que fez o acompanhamento ao vivo do eclipse total. Deste modo foi possível acompanhar o eclipse exatamente da forma que estava ocorrendo no Chile. Além disso, o observatório de Cerro Tololo também realizou uma transmissão ao vivo pelo youtube mostrando todo o transcorrer do eclipse. O vídeo inteiro produzido pode ser assistido aqui; alguns trechos foram exibidos na tela disposta no pátio.

Foto: Rafael Brock e Ricardo Plaza

Durante a atividade foram exibidos vídeos de canais do Youtube que estavam transmitindo cenas do eclipse de diferentes regiões da América do Sul, em particular do Chile, da Argentina e do Brasil. Em particular foi exibida a transmissão do canal “SpaceToday”, especializado em temas científicos; esta transmissão pode ser assistida aqui.

Foto: Diagrama explicativo sobre como ocorre um eclipse solar

A montagem dos equipamentos no pátio para a exibição destes vídeos ocorreu graças ao apoio dado pela equipe da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), em especial de Thyago Nicollas dos Santos Lima e Leandro Oliveira da Silva. Os organizadores deste evento científico agradecem o empenho da equipe da CTI para que este evento tivesse sucesso.

Foto: Ricardo, Thyago e Leandro

Os estudantes bolsistas e voluntários que organizaram este evento ficaram bastante satisfeitos com os seus desdobramentos, sobretudo no que diz respeito aos temas de Física e Astronomia abordados; o objetivo foi reforçar uma cultura que valorize o conhecimento científico produzido pela humanidade.

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões científicas, culturais e educacionais, como este evento, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência e história, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os jovens para que raciocinem cientificamente e pensem de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.