Evento Abordou a Tortura Durante a Ditadura Militar no Brasil
No dia 30 de maio de 2019, quinta-feira, entre 18h e 19h, no intervalo existente entre as aulas do período vespertino e noturno, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida por um debate – do documentário “Vala Comum” com depoimentos de familiares de vítimas da tortura e da repressão durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).
Exibição do documentário “Vala Comum” (1994)
Este evento cultural faz parte do rol de ações dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de diversos bolsistas de extensão e de iniciação científica, bem como de estudantes voluntários.
Professor Ricardo Plaza com estudantes que deram apoio para esta atividade
Em particular, deram suporte para a realização deste evento os estudantes Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Rafael Brock Domingos e Yeté Abunã Marques Labarca, todos eles sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Professores Patrícia, Ana Maria, Ricardo, Mariângela e Alex
Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa, participando inclusive do debate que ocorreu após a exibição do documentário.
Professores Lidiane, Ricardo e Alex
Esta atividade de extensão contou com a participação de diversos membros da comunidade externa ao IFSP, como o professor José Cláudio Rezende dos Santos (docente de história da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, de Caraguatatuba) e o professor Mateus Marcelini Silveira Ribeiro (docente de português da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, de São Sebastião). Contou também com a presença da cidadã Mohara Dillemburg Bueno que é graduada em administração e mora em Caraguatatuba.
Professor de História, José Cláudio Rezende, aborda a respeito do período da ditadura militar
A obra cinematográfica “Vala Comum” aborda a questão dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985. Ela foi dirigido por João Godoy e lançado em 1994.
Professor Mateus Ribeiro aborda a importância do respeito aos direitos humanos
O documentário “Vala Comum” pode ser assistido gratuitamente aqui. Dentre as suas várias premiações, ele recebeu o prêmio de melhor Filme em 16mm no Festival de Brasília de 1994 e de melhor Documentário no Festival de Bilbao, na Espanha, em 1995.
Professora Janice salienta a importância do tema abordado neste documentário
“Vala Comum” aborda a respeito da vala de Perus que foi descoberta em 1990, no Cemitério Municipal Dom Bosco, na zona norte da capital do estado de São Paulo; o local foi usado para desovar, além dos corpos dos oponentes do estado de repressão durante o regime militar, indigentes e assassinados por esquadrões da morte.
Professora Patrícia reflete sobre o período histórico da ditadura militar no Brasil
Uma fonte de informações sobre este fato histórico é o livro “Vala clandestina de Perus – Desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira” que pode ser baixado e lido gratuitamente aqui. Esta obra foi desenvolvida a partir da chamada pública do “Projeto Marcas da Memória” da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.
Cena do documentário “Vala Comum” que aborda o trabalho de identificação de um crânio realizado no âmbito da medicina legal
Um artigo mais atual a respeito do tema, intitulado “Quase 30 anos depois de a vala de Perus ser aberta, laboratório da Bósnia analisará DNA de ossadas”, pode ser acessado e lido aqui.
Muitos dos cidadãos que estiveram presentes na exibição de “Vala Comum” ressaltaram a importância de valorizar uma cultura democrática de respeito aos direitos humanos e às liberdades civis.
Mohara e Ricardo
A montagem dos equipamentos no pátio para a exibição destes vídeos ocorreu graças ao apoio dado pela equipe da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), em especial do servidor técnico-administrativo Thyago Nicollas dos Santos Lima, a quem os organizadores deste evento científico agradecem muito.
Ricardo e Thyago
Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões históricas, sociais, culturais, educacionais e científicas, como essa, são regularmente organizadas pela equipe de estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência e história, de modo a ampliar o repertório cultural e estimular os jovens para que valorizem o conhecimento acadêmico produzido tanto pelas ciências naturais, quanto pelas ciências humanas ao longo da história da civilização. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais