Ditadura Militar

Evento Abordou a Tortura Durante a Ditadura Militar no Brasil

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h56 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 16h47

No dia 30 de maio de 2019, quinta-feira, entre 18h e 19h, no intervalo existente entre as aulas do período vespertino e noturno, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida por um debate – do documentário “Vala Comum” com depoimentos de familiares de vítimas da tortura e da repressão durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Exibição do documentário “Vala Comum” (1994)Exibição do documentário “Vala Comum” (1994)

Este evento cultural faz parte do rol de ações dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de diversos bolsistas de extensão e de iniciação científica, bem como de estudantes voluntários.

Professor Ricardo Plaza com estudantes que deram apoio para esta atividadeProfessor Ricardo Plaza com estudantes que deram apoio para esta atividade

Em particular, deram suporte para a realização deste evento os estudantes Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Rafael Brock Domingos e Yeté Abunã Marques Labarca, todos eles sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Professores Patrícia, Ana Maria, Ricardo, Mariângela e AlexProfessores Patrícia, Ana Maria, Ricardo, Mariângela e Alex

Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa, participando inclusive do debate que ocorreu após a exibição do documentário.

Professores Lidiane, Ricardo e AlexProfessores Lidiane, Ricardo e Alex

Esta atividade de extensão contou com a participação de diversos membros da comunidade externa ao IFSP, como o professor José Cláudio Rezende dos Santos (docente de história da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, de Caraguatatuba) e o professor Mateus Marcelini Silveira Ribeiro (docente de português da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, de São Sebastião). Contou também com a presença da cidadã Mohara Dillemburg Bueno que é graduada em administração e mora em Caraguatatuba.

Professor de História, José Cláudio Rezende, aborda a respeito do período da ditadura militarProfessor de História, José Cláudio Rezende, aborda a respeito do período da ditadura militar

A obra cinematográfica “Vala Comum” aborda a questão dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985. Ela foi dirigido por João Godoy e lançado em 1994.

Professor Mateus Ribeiro aborda a importância do respeito aos direitos humanosProfessor Mateus Ribeiro aborda a importância do respeito aos direitos humanos

O documentário “Vala Comum” pode ser assistido gratuitamente aqui. Dentre as suas várias premiações, ele recebeu o prêmio de melhor Filme em 16mm no Festival de Brasília de 1994 e de melhor Documentário no Festival de Bilbao, na Espanha, em 1995.

Professora Janice salienta a importância do tema abordado neste documentárioProfessora Janice salienta a importância do tema abordado neste documentário

“Vala Comum” aborda a respeito da vala de Perus que foi descoberta em 1990, no Cemitério Municipal Dom Bosco, na zona norte da capital do estado de São Paulo; o local foi usado para desovar, além dos corpos dos oponentes do estado de repressão durante o regime militar, indigentes e assassinados por esquadrões da morte.

Professora Patrícia reflete sobre o período histórico da ditadura militar no BrasilProfessora Patrícia reflete sobre o período histórico da ditadura militar no Brasil

Uma fonte de informações sobre este fato histórico é o livro “Vala clandestina de Perus – Desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira” que pode ser baixado e lido gratuitamente aqui. Esta obra foi desenvolvida a partir da chamada pública do “Projeto Marcas da Memória” da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.

Um artigo mais atual a respeito do tema, intitulado “Quase 30 anos depois de a vala de Perus ser aberta, laboratório da Bósnia analisará DNA de ossadas”, pode ser acessado e lido aqui.

Muitos dos cidadãos que estiveram presentes na exibição de “Vala Comum” ressaltaram a importância de valorizar uma cultura democrática de respeito aos direitos humanos e às liberdades civis.

Mohara e RicardoMohara e Ricardo

A montagem dos equipamentos no pátio para a exibição destes vídeos ocorreu graças ao apoio dado pela equipe da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), em especial do servidor técnico-administrativo Thyago Nicollas dos Santos Lima, a quem os organizadores deste evento científico agradecem muito.

Ricardo e Thyago Ricardo e Thyago

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões históricas, sociais, culturais, educacionais e científicas, como essa, são regularmente organizadas pela equipe de estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência e história, de modo a ampliar o repertório cultural e estimular os jovens para que valorizem o conhecimento acadêmico produzido tanto pelas ciências naturais, quanto pelas ciências humanas ao longo da história da civilização. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.