Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Estudantes do IFSP realizaram palestras na “Noite com as Estrelas” da Escola Alcides
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras na “Noite com as Estrelas” da Escola Alcides

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h13 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h28

Na noite do dia 08 e madrugada do dia 09 de setembro de 2017, de sexta-feira para sábado, cinco estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram palestras científicas na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, durante o evento “Noite com as Estrelas”: Rafael Brock Domingos, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Thiffany Souza do Nascimento (que estudam no curso de Licenciatura em Física) e João Pereira Neto (que estuda no curso de Licenciatura em Matemática). Eles estavam acompanhados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as atividades de extensão, pesquisa e ensino destes cinco estudantes universitários. Como colaboradores, acompanhando esta equipe de bolsistas, estavam o estudante de Licenciatura em Geografia Lucas Augusto dos Santos Camargo, a arte-educadora Eduarda Gava Caciatori, a psicóloga Maria Gabriela Dias e o advogado José Luiz Vieira Pessoa.Na noite do dia 08 e madrugada do dia 09 de setembro de 2017, de sexta-feira para sábado, cinco estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram palestras científicas na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, durante o evento “Noite com as Estrelas”: Rafael Brock Domingos, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Thiffany Souza do Nascimento (que estudam no curso de Licenciatura em Física) e João Pereira Neto (que estuda no curso de Licenciatura em Matemática). Eles estavam acompanhados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as atividades de extensão, pesquisa e ensino destes cinco estudantes universitários. Como colaboradores, acompanhando esta equipe de bolsistas, estavam o estudante de Licenciatura em Geografia Lucas Augusto dos Santos Camargo, a arte-educadora Eduarda Gava Caciatori, a psicóloga Maria Gabriela Dias e o advogado José Luiz Vieira Pessoa.

Bolsistas do IFSP, colaboradores e professor Ricardo Plaza

Estas palestras foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã, Rafael Sorensen e Thiffany) e dos projetos de pesquisa de iniciação científica “Ondas gravitacionais: uma análise sob a perspectiva da história da ciência e do ensino de física” (João) e “Simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de física” (Rafael Brock). Este evento é organizado na Escola Alcides desde 2015 pela professora Sibele Schimidtt com o objetivo de estimular o interesse por ciência e astronomia de jovens alunos secundaristas da Escola.

Professora Sibele durante a “Noite com as Estrelas”

Para a organização deste evento que é muito aguardado pelos estudantes durante todo o ano, a professora Sibele contou com o apoio da diretora da escola, professora Ana Angélica de Oliveira Faria, e de colegas docentes que lecionam nesta escola, tais como os professores Cláudio Rezende Francisco, Francisco Leitão de Oliveira Neto e Lediane Aparecida Xavier, dentre muitos outros que também contribuíram decisivamente para o evento.

Alunos da Escola Alcides presentes na “Noite com as Estrelas”

Este é o terceiro ano seguido em que o evento “Noite com as Estrelas” é organizado na escola Alcides pela professora Sibele: durante a noite e a madrugada, 53 alunos selecionados previamente participaram de diversas atividades acadêmicas, científicas e educacionais (como palestras, gincanas e observação do céu noturno com telescópio) no prédio da Escola Alcides de Castro das 19 horas da noite até as 7 horas da manhã do dia seguinte!

Professores Ricardo Plaza e Francisco Leitão

Durante este noite dedicada à ciência também ocorreu a exposição de cerca de 20 pôsteres com os resultados de pesquisas sobre assuntos relacionados à astronomia, à cosmologia, à astrofísica e à astronáutica que foram produzidos pelos próprios estudantes da Escola Alcides, de modo a incentivar a formação de jovens pesquisadores ainda durante o ensino médio.

Diretora Ana Angélica e professor Ricardo Plaza

A primeira palestra da noite, sobre o tema “Astronomia na História”, foi realizada pelo professor Cláudio Rezende que é graduado em História pela PUC de Campinas. Durante esta sua apresentação ele procurou dar destaque para a evolução histórica das concepções científicas sobre o universo, desde a pré-história, passando pela antiguidade, pela idade média, pelo renascimento e pela revolução científica dos séculos XVI e XVII, até chegar às descobertas e aos avanços mais recentes dos séculos XX e XXI.

Palestra do professor Cláudio

Durante toda a madrugada em diferentes espaços da Escola foram realizadas diversas gincanas e competições, envolvendo temas científicos os mais variados possíveis, desde a determinação de centros de massa de determinados corpos até a concepção de foguetes. Para participar das competições que foram realizadas durante toda a noite, os alunos foram agrupados em equipes que receberam os nomes de astros do nosso sistema solar.

Atividade na quadra da escola

O estudante Denis Lavinas – que se graduou no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba – apresentou a palestra seguinte, intitulada “Questão de tempo”, em que ele procurou refletir sobre as diferentes visões acerca do tempo e sobre como utilizamos o tempo disponível que temos em nossas vidas.

Palestra de Denis Lavinas

Na sequência, o bolsista de iniciação científica do IFSP-Caraguatatuba, Rafael Brock apresentou sua palestra intitulada “O uso de softwares de modelagem do céu noturno como ferramenta auxiliar no ensino de astronomia” em que ele utilizou o programa computacional Stellarium para explicar as características de diferentes corpos celestes existentes no nosso Sistema Solar. Rafael Brock se formou no ensino médio na Escola Alcides e sempre enfatiza como os professores desta escola foram importantes para a sua formação intelectual.

Rafael Brock antes de iniciar sua apresentação

O estudante de Física do IFSP-Caraguatatuba, Kauã Estevam, realizou a apresentação seguinte intitulada “Comportamento atômico”. Durante sua apresentação Kauã utilizou diferentes equipamentos experimentais para trabalhar conceitos relacionados ao comportamento atômico da matéria, tais como a Bobina de Tesla e a Bola de Plasma. Ele procurou também refletir sobre o modo como a ciência tenta compreender a origem do universo – com ênfase na procura por evidências experimentais – e traçou algumas distinções, a este respeito, com concepções de cunho religioso sobre a criação do universo, atribuídas ao hinduísmo e ao cristianismo, por exemplo.

Apresentação de Kauã sobre a Bola de Plasma

Eduardo Plácido Santiago que também foi aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba realizou uma apresentação intitulada “Estudos de meteoros e suas origens – Um projeto cidadão cientista”. Eduardo há muitos anos vem desenvolvendo trabalhos importantes acerca do estudo de meteoros e é hoje uma referência a este respeito no litoral norte paulista.

Professor Ricardo Plaza e Eduardo Plácido

Durante a madrugada, o estudante de Licenciatura em Física, Rafael Sorensen, apresentou sua palestra intitulada “A ciência na ficção científica”, na qual ele procurou destacar a importância da ficção científica – tanto na literatura, quanto no cinema – para estimular a curiosidade dos mais jovens por temas de física e astronomia.

Rafael Sorensen em sua apresentação

O estudante de Licenciatura em Matemática, João Pereira Neto, apresentou a palestra intitulada “Ondas Gravitacionais”, associada ao seu novo projeto de pesquisa em nível de iniciação científica. João procurou destacar, em sua apresentação, como as pesquisas sobre ondas gravitacionais são relativamente recentes e enfatizou que há ainda muito trabalho de investigação a ser realizado nesta área da física. Para melhor explicar os conceitos de relatividade geral acerca da gravidade, ele utilizou trechos de documentários da série “Genius”, produzido pelo National Geographic sobre o físico Albert Einstein. Em sua apresentação ele trabalhou também com o denominado diagrama de Hertzsprung-Russell, conhecido como diagrama HR, que apresenta a relação existente entre a luminosidade de uma estrela e a sua temperatura efetiva.

João em sua apresentação

Já no final da madrugada, a bolsista de extensão Thiffany, apresentou uma palestra intitulada “Mulheres na Radioastronomia” na qual ela procurou dar ênfase para a importância que tiveram muitas mulheres em diferentes pesquisas associadas à radioastronomia em particular, mas também a outros campos da astronomia. Thiffany foi estudante de ensino médio da Escola Alcides, onde se formou em 2016, e seu exemplo - como é também o caso de Rafael Brock – pode ser importante para os alunos da Escola Alcides que queiram continuar seus estudos em nível superior.

Thiffany no início de sua apresentação

Durante a madrugada, ocorreu também a palestra intitulada "Astronomia nos vestibulares" pelo graduando em Ciência da Computação Edgard Schimidtt de Paula.

No início da manhã do sábado, dia 09 de setembro, durante o encerramento da “Noite com as Estrelas”, os estudantes se reuniram no pátio principal da escola, para receberem os prêmios e certificados de participação do evento. A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba presente ao evento agradeceu muito o convite para participar deste evento. Atividades como estas são fundamentais para estimular o interesse das novas gerações por temas e áreas científicas. O evento foi muito bem organizado e os professores, gestores, funcionários, alunos e pais de alunos da Escola Alcides se uniram intensamente para a sua estruturação. Em particular, é importante salientar a dedicação e o ânimo da professora Sibele que foram fundamentais para que tal evento ocorresse de modo o mais harmônico possível. O reconhecimento da importância da escola pública passa também por atividades educacionais como essas que realmente colaboraram intensamente tanto para a formação intelectual dos alunos, quanto para que a comunidade passe a valorizar e participar da vida escolar de modo mais atuante.

As palestras realizadas pelos bolsistas do IFSP-Caraguatatuba são parte integrante do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. As palestras destes e de outros bolsistas podem ser também ministradas para outras instituições de ensino do litoral norte paulista. Gestores e professores de escolas que desejarem que seus alunos participem de palestras e atividades como estas devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página