Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Avelar

Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 09h51 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 10h17

Na manhã do dia 18 de junho de 2018, segunda-feira, entre 10h00 e 12h00, cinco estudantes dos cursos de licenciatura em física e em matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antonio de Freitas Avelar, localizada no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras de extensão educacionais de divulgação científica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, bem como pelos bolsistas de iniciação científica Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e João Pereira Neto (com bolsa PIBIC do CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Rafael Sorensen, João, Larissa, professor Ricardo Plaza, Ryan e Nicolas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza e a professora Vanessa Rufino que é a vice-diretora da Escola Avelar. Ao chegarem na Escola, a equipe constituída pelos bolsistas do IFSP-Caraguatatuba e pelo seu orientador foi recebida pelo professor Sidnei de Souza que é o diretor da Escola Avelar e que os encaminhou para uma sala equipada com projetor datashow e caixas de som, adequada para as palestras que aconteceram. O IFSP agradece pelo espaço concedido para atividades como estas que têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos da educação básica por estudar e se aprofundar em temas científicos.

Professores Ricardo Plaza e Sidnei de Souza

No horário do intervalo das aulas da manhã (antes do início das palestras), o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores e explicou rapidamente aos docentes da Escola Avelar a respeito da história do IFSP-Caraguatatuba e de seus cursos superiores e técnicos.

Docentes na sala dos professores da Escola Avelar

Os estudantes presentes nas palestras eram alunos dos 9ºs anos do ensino fundamental. Eles estiveram acompanhados nestas palestras por diversos de seus professores.

Alunos da Escola Avelar presentes nas atividades de extensão realizadas

No início, o diretor da Escola Avelar, professor Sidnei, explicou aos alunos a natureza das atividades que ocorreriam ao longo do período da manhã.

Professor Sidnei apresenta as atividades planejadas aos alunos da Escola Avelar

O professor Ricardo Plaza, então, apresentou os cinco bolsistas de extensão e de iniciação científica presentes e explicou um pouco acerca do IFSP-Caraguatatuba e seus cursos superiores e técnicos para os alunos presentes. Entre as palestras, ocorreram algumas demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, como por exemplo o equipamento de levitação magnética e a bola de plasma, com a finalidade de apresentar experimentos científicos que motivassem a curiosidade e a vontade de aprender mais sobre o fenômeno apresentado.

Alunos da Escola Avelar testam as reações da bola de plasma ao toque com suas mãos

A primeira apresentação da manhã, ministrada pelo estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen, foi intitulada “O uso da ficção científica no ensino de física”. Foram apresentados diversos autores de livros de ficção científica tais como Johannes Kepler, Mary Shelley, Arthur C. Clarke, Carl Sagan e Isaac Asimov, bem como analisadas as principais obras de ficção científicas produzidas por eles. Também foram avaliadas algumas possibilidades de uso destes livros para aprendizagem de conteúdos científicos.

Palestra de Rafael Sorensen na Escola Avelar

Na sequência, o estudante de licenciatura em física Nicolas Rodrigues apresentou a sua palestra intitulada “A procura de uma teoria de tudo” em que abordou um pouco a respeito dos vários esforços de unificação de diferentes campos da física ao longo da história desta ciência. Além disso, ele discorreu também a respeito da Teoria das Cordas (“String Theory”) e da possibilidade de existirem 11 dimensões, e não apenas 4 dimensões (3 dimensões espaciais e 1 dimensão temporal).

Palestra de Nicolas Rodrigues na Escola Avelar

Em seguida, a estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro e o estudante de licenciatura em matemática João Pereira, apresentaram a palestra “Ondas Gravitacionais: Sobre detecções e fontes astrofísicas emissoras”. Nesta palestra eles discorreram sobre a recente detecção de ondas gravitacionais e procuraram analisar os sistemas binários (como por exemplo, duas estrelas de neutros ou dois buracos negros girando em torno de um centro de massa comum) que podem coalescer e provocar eventos que liberam gigantescas quantidades de energia na forma de ondas gravitacionais.

Palestra de João Pereira e Larissa Comodaro na Escola Avelar

Finalmente, o estudante de licenciatura em física Ryan Nepomuceno apresentou uma palestra intitulada “Foguetes e exploração espacial” em que discorreu a respeito da história do desenvolvimento de foguetes e da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética a partir dos anos 1950. Ryan procurou também refletir sobre o quão longe podemos ir com as velocidades das naves espaciais que produzimos atualmente. Ele lembrou que a nave Voyager que foi lançada nos anos 1970 para explorar Júpiter e Saturno, continua viajando pelo espaço e atualmente já está saindo dos limites do Sistema Solar; mesmo sendo um dos objetos mais rápidos construído pelo ser humano, a Voyager demoraria cerca de 50 mil anos para chegar até a estrela mais próxima da Terra, Próxima Centauri, que está situada a cerca de 4,2 anos-luz de nosso Sistema Solar.

Palestra de Ryan Nepomuceno na Escola Avelar

Ao final das atividades, o professor Ricardo Plaza agradeceu aos alunos e professores presentes pelo espaço para a realização desta atividade. Lembrou também que a equipe de bolsistas de pesquisa e de extensão que orienta está disponível para receber os estudantes da Escola Avelar – ou de qualquer outra escola – que queiram visitar o IFSP, para conhecer melhor esta instituição e seus cursos, bem como para se aprofundar no estudo de temas científicos que estão situados na fronteira atual do conhecimento humano em áreas como física e astronomia.

Alunos da Escola Avelar assistem uma das palestras apresentadas

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página