Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram atividades educacionais científicas na Escola Dr. Eduardo

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 16h19 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h29

Na tarde do dia 04 de setembro de 2017, segunda-feira, entre 13h30 e 15h50, dez estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, localizada no município de Caraguatatuba, onde realizaram uma série de atividades educacionais de divulgação científica. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Juliana Caroline da Silva Sousa) e pelos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Izabela Duarte, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza e seus bolsistas na Escola Dr. Eduardo

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial com o professor José Bernardo, que leciona a disciplina de física na Escola Dr. Eduardo e organizou as atividades com o apoio da direção e de outros professores da sua instituição escolar.

Professores Ricardo Plaza e José Bernardo

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola Dr. Eduardo às 13h; eles foram recebidos pelo professor José Bernardo e foram para o auditório da escola, onde prepararam o espaço para as apresentações. Os estudantes do Ensino Médio desta escola com mais interesses pelas áreas das disciplinas das ciências naturais foram convidados a assistir as palestras realizadas. As atividades realizadas utilizaram imagens, vídeos e simulações e tiveram o objetivo de despertar a curiosidade pela ciência e pelo conhecimento e, ao mesmo tempo, incentivar a dedicação dos alunos aos estudos.

Alunos da Escola Dr. Eduardo presentes nas atividades realizadas

A primeira apresentação realizada pela universitária Juliana foi intitulada “Mulheres na Ciência”. Em sua palestra ela apresentou resultados de uma pesquisa prévia que realizou sobre o conhecimento de estudantes a respeito de nomes de diferentes homens e mulheres que se destacaram historicamente em diversas áreas das ciências naturais. Ela apresentou também o vídeo curto “Marie Curie – Desenhando minha vida”, disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=g-kbcYeDm_c>.

Juliana em sua apresentação sobre mulheres na ciência

A apresentação seguinte foi realizada pela estudante Thiffany. Com o título de “Mulheres na Astronomia”, ela procurou enfatizar a importância que tiveram muitas astrônomas ao longo da história da ciência, inclusive oferecendo orientação a respeito de algumas obras que podem ser lidas a respeito. Ela salientou que apesar do machismo ainda existente, há oportunidades para que meninas e moças com interesses científicos por áreas das ciências exatas, como é o caso dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba que contam com significativas quantidades de mulheres como estudantes.

Thiffany em sua apresentação sobre mulheres na astronomia

Na sequência, a bolsista de iniciação científica Izabela Duarte apresentou a palestra intitulada “Uso de simulações computacionais para o ensino da física no ensino médio”. Esta apresentação destacou algumas simulações gratuitas existentes no site “Phet – Interactive Simulations” (<phet.colorado.edu>) sobre conservação de energia em uma pista de skate e sobre as forças gravitacionais entre o Sol, a Terra e a Lua e as trajetórias executadas por estes corpos.

Izabela em sua apresentação sobre simulações no ensino de física

A bolsista de extensão Julia realizou então a sua apresentação intitulada “Teorias sobre o universo” na qual ela explicou alguns dos diferentes modelos com explicações científicas a respeito do universo em que existimos. Julia explicou, por exemplo, acerca da fase de inflação que ocorreu nos primeiros momentos logo após o Big Bang em que ocorreu uma expansão muito rápida do universo. Ela discutiu também acerca de diferentes especulações com características científicas sobre temas situados na fronteira da ciência, tais como a teoria dos multiversos.

Julia em sua apresentação acerca das teorias sobre o universo

Em seguida, o licenciando Rodrigo realizou uma apresentação sobre o Modelo Padrão, as interações fundamentais da matéria e as partículas elementares. Ele explicou a respeito de grandes aceleradores de partículas, como o LHC – Large Hadrons Collider (“Grande Colisor de Hadrons”), e procurou alertar os presentes a manterem o espírito sempre crítico sobre tudo aquilo que eles acessam, leem e veem na internet. A este respeito, ele lembrou que quando o LHC estava sendo construído houve um sensacionalismo muito grande a respeito da possibilidade de ele criar um buraco negro que engoliria e destruiria a Terra!

Rodrigo em sua apresentação sobre o modelo padrão

O bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIC do CNPq) João Pereira Neto fez a apresentação seguinte sobre ondas gravitacionais. No início, João fez uma pequena recapitulação acerca da evolução histórica das concepções acerca da interação gravitacional. Na sequência, ele procurou explicar como foram detectadas as primeiras evidências experimentais da existência de ondas gravitacionais, pelo LIGO - Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”), nos Estados Unidos. Ele explicou também a respeito do Detector de Ondas Gravitacionais Mario Schenberg, existente no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo.

João em sua apresentação sobre Ondas Gravitacionais

Na sequência o bolsista Rafael Morais realizou a sua apresentação sobre “Vida das estrelas”, em que discutiu a respeito dos diversos desdobramentos da vida de diferentes estrelas, dependendo dos valores de suas massas. Ele procurou explicar aos presentes sobre as características do Sol, a estrela em torno da qual gira o nosso planeta Terra e mostrou uma classificação das estrelas de acordo com a massa e a cor que apresentam.

Rafael Morais em sua apresentação sobre as estrelas

O extensionista Diego realizou então a palestra intitulada “Fronteiras da Ciência: Matéria Escura e Energia Escura” na qual ele procurou explicar um pouco a respeito destes que são dois dos mais intrigantes problemas não resolvidos na física. Diego destacou como surgiram historicamente os conceitos de matéria escura e energia escura e quais os físicos que foram responsáveis pela descoberta de que algo estava “fora da ordem” no que diz respeito ao que se conhecia – e se conhece – na área da astrofísica.

Diego em sua apresentação sobre matéria escura e energia escura

O graduando Rafael Sorensen realizou a penúltima palestra da tarde, intitulada “Ciência na Ficção Científica”. Ele procurou definir o que se chama de Ficção Científica (FC) e destacou em sua apresentação diversos livros e filmes de FC que podem ser úteis para tentar compreender conceitos importantes de física e refletir sobre a evolução da ciência e da tecnologia ao longo da história.

  Rafael Sorensen em sua apresentação sobre a ciência na ficção científica

No final das atividades, o estudante de Física Kauã realizou a apresentação audiovisual sobre o “Efeito Magnus” que explica o fato de que uma esfera em rotação em um fluido tem a sua trajetória alterada em relação à trajetória que teria se não estivesse em um fluido: isto pode ser observado quando um jogador de futebol chuta uma bola de trivela em direção ao gol e a bola faz uma curva no ar. Kauã realizou um interessante experimento de demonstração a este respeito, apresentou alguns trechos de vídeos e procurou enfatizar a importância do caráter experimental da física, como ciência da natureza.

Kauã em sua apresentação sobre o efeito Magnus

Entre as dez apresentações que ocorreram nesta tarde, o professor Ricardo Plaza procurou fazer demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, tais como o equipamento de levitação magnética. Ele também informou os estudantes presentes acerca da história do IFSP-Caraguatatuba, sobre as formas de ingresso em seus cursos superiores e sobre o curso de Licenciatura em Física que é coordenado por ele.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página