Estudantes do IFSP participaram de Congresso de História da Ciência na USP
Entre os dias 10 e 12 de abril de 2019, ocorreu o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária situada no bairro do Butantã, em São Paulo, SP. O evento foi organizado pelo Centro de História da Ciência da USP, dentro de suas atividades no âmbito do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Mais informações sobre este evento podem ser obtidas aqui. Oito alunos e duas ex-alunas do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), todos eles orientados por docentes do IFSP-Caraguatatuba, apresentaram trabalhos acadêmicos de sua autoria, com resultados de pesquisas, na forma de pôsteres, durante o evento.
Professor Ricardo Plaza junto com estudantes no Instituto de Física da USP
Os estudantes compareceram ao evento acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física e de História da Ciência do IFSP-Caraguatatuba.
Professor Ricardo Plaza com estudantes no local onde foram apresentados os pôsteres
Ao todo foram apresentados 10 trabalhos orientados por professores do IFSP-Caraguatatuba. O caderno de resumos com a programação detalhada e os resumos de todos os trabalhos apresentados no 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP pode ser obtido aqui.
Grupo de alguns alunos que apresentaram trabalhos junto com professor Ricardo Plaza
O 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP aconteceu nas dependências do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Kaua, Rafael Brock, Larissa Comodaro e Ryan no Departamento de História da USP
A sessão de abertura do 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP, aconteceu na manhã do dia 10/04/2019, e contou com a participação do Prof. Dr. Gildo Magalhães (Diretor do Centro de História da Ciência do IEA-USP), dentre outros convidados.
Sessão de abertura do Congresso
Após a abertura, durante a programação musical, aconteceu uma exibição do Quarteto Cromos, um grupo camerístico criado em 2018 por quatro estudantes do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
Quarteto Cromos
Na sequência, ocorreu a Conferência de Abertura do Congresso, intitulada “Leonardo Da Vinci and virtual archaeology as methodological tool” (“Leonardo Da Vinci e a arqueologia virtual como ferramenta metodológica”), por Mario Taddei que é professor de Ciência da Computação na Escola Politécnica de Milão, artista digital e especialista em história da ciência e educação com multimídia.
Conferência de abertura
Nos intervalos do Congresso, os estudantes do IFSP puderam conhecer outras instalações da USP. Em particular eles visitaram o Instituto de Física da USP, onde assistiram a palestra “Velozes e Furiosos: o Universo visto em raios gama pelo Telescópio Espacial Fermi”, realizada pelo Prof. Dr. Rodrigo Nemmen (do IAG-USP) na sessão denominada “Convite à Física”, na quarta-feira, 10/04/2019. Em sua apresentação, dentre outros assuntos, o professor Rodrigo, destacou a importância da publicação da primeira imagem de um buraco negro divulgada exatamente neste dia em que esta palestra foi apresentada; este fato histórico pode ser melhor conhecido pelo artigo “Dia histórico para a ciência: revelada a primeira imagem de buraco negro” disponível para ser lido aqui.
Palestra do Prof. Dr. Rodrigo Nemmen
Várias comunicações orais, conferências e mesas-redondas ocorreram durante o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP que teve como tema central “Desafios Contemporâneos”.
Estudantes em frente ao local onde ocorreu a maioria das atividades deste Congresso
Um dos trabalhos que chamou a atenção dos estudantes foi a comunicação “Pertencimento brasileiro à tradição técnica e científica do período Colonial: proposta ao currículo da Educação em Ciências no Ensino Básico” ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O professor Leodoro foi docente do câmpus de São Paulo do IFSP e colega do professor Ricardo Plaza; eles trabalharam juntos nos primeiros anos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-São Paulo, o primeiro curso de Licenciatura que foi criado no IFSP, no ano de 2001.
Comunicação Oral do professor Marcos Pires Leodoro
Em uma das sessões de apresentação dos pôsteres, o Prof. Dr. Gildo Magalhães (Diretor do Centro de História da Ciência do IEA-USP) relatou ao professor Ricardo Plaza que ficou positivamente impressionado com a quantidade de bons trabalhos apresentados pelos estudantes do IFSP-Caraguatatuba.
Professores Marcos Leodoro, Ricardo Plaza e Gildo Magalhães
A estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Lara Cardoso Nunes da Silva, apresentou o trabalho “Estudo do pêndulo simples: a reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de Física”, elaborado sob a orientação do Prof. Dr. Alex Lino (atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Lara em frente ao seu pôster
A estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Larissa Comodaro Nunes Sant'Ana, apresentou o trabalho “Atividades de divulgação científica sobre a detecção das ondas gravitacionais e a presença das mulheres na astrofísica”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Professor Ricardo Plaza e Larissa Comodaro em frente ao seu pôster
O estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, apresentou o trabalho “Uma perspectiva histórica e experimental sobre a luz como subsídio para o Ensino de Física”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Kaua e professor Ricardo Plaza em frente ao seu pôster
O estudante da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, José Pereira dos Santos Junior, apresentou o trabalho “Etnomatemática e seus potenciais usos educacionais”, elaborado em coautoria com o professor Ricardo Plaza que orientou esta pesquisa.
Professor Ricardo Plaza e José Pereira em frente ao seu pôster
Bruna Roberta de Miranda, que foi estudante da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba até 2018 quando pediu transferência para a Licenciatura em Matemática do IFSP-São José dos Campos onde estuda atualmente, apresentou o trabalho “Possibilidades educacionais da obra ‘O Último Teorema de Fermat’”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Professor Ricardo Plaza e Bruna em frente ao seu pôster
O professor Ricardo Plaza apresentou o pôster “O número de ouro e a sequência de Fibonacci no contexto da educação matemática” escrito em coautoria com Adriana de Andrade que se formou em 2018 no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.
Professor Ricardo Plaza em frente ao pôster elaborado em coautoria com Adriana de Andrade
A estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Larissa Siqueira Vieira Nogueira, apresentou o trabalho “A História da Ciência como Subsídio para Desobstaculização das Concepções Alternativas sobre o Conceito de Energia”, elaborado em coautoria com o professor Alex Lino que orientou esta pesquisa.
Larissa Siqueira em frente ao seu pôster
O estudante de Licenciatura em Física, Rafael do Nascimento Sorensen, apresentou o trabalho “As relações entre a Ficção Científica e a História da Ciência e da Tecnologia”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Professor Ricardo Plaza e Rafael Sorensen em frente ao seu pôster
O estudante de Licenciatura em Física, Rafael brock Domingos, apresentou o trabalho “Astrofísica Nuclear, História da Ciência e Divulgação Científica”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Professor Ricardo Plaza e Rafael Brock em frente ao seu pôster
Finalmente, o estudante de Licenciatura em Física, Ryan Nepomuceno Montemor, apresentou o pôster “História da evolução dos conhecimentos existentes sobre exoplanetas”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Professor Ricardo Plaza e Ryan em frente ao seu pôster
A participação de estudantes universitários, em congressos como o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em mesas-redondas, palestras, comunicações orais e outras atividades educacionais é fundamental para o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes presentes no Congresso relataram de modo muito enfático que foi muito importante a participação de cada um deles neste evento.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais