Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CONICT

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participaram do 9º CONICT em Boituva

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 12h07 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 18h09

Entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2018, ocorreu o 9º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), concomitantemente com o 3º Congresso de Pós-Graduação (CONPOG), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Boituva. O evento teve como objetivo difundir a produção acadêmica, científica e tecnológica do IFSP e contou com a apresentação de aproximadamente 600 trabalhos divididos entre as modalidades orais e de pôster; mais informações sobre este evento, podem ser obtidas aqui

 

Professores Ricardo Plaza e Ricardo Soares com estudantes na entrada do IFSP-Boituva

 

Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba estiveram presentes apresentando trabalhos e participando de inúmeras atividades acadêmicas previstas na programação; representando o IFSP-Caraguatatuba, estiveram também presentes no 9º CONICT os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador do curso de Licenciatura em Física e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”), Ricardo Soares Mota Silva (coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP-Caraguatatuba em exercício) e Dionysio Borges de Freitas Junior (coordenador do curso de Especialização em Gestão Financeira), e a servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins.

 

Cerimônia de abertura do 9º CONICT, com os professores Elaine, Modena e Bruno

 

A cerimônia de abertura contou com a presença do professor Bruno Nogueira Luz, Diretor do IFSP-Câmpus Boituva, que deu as boas-vindas ao público presente, agradecendo a colaboração dos servidores, dos alunos e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

 

Professores Ricardo Plaza e Bruno Nogueira (diretor do IFSP-Boituva)

 

Posteriormente, a professora Elaine Inácio Bueno, Pró Reitora de Pesquisa do IFSP e o professor Eduardo Antonio Modena, Reitor do IFSP, fizeram considerações sobre a importância do congresso tanto para os estudantes do Instituto Federal de São Paulo quanto para a sociedade, sobretudo a respeito das demandas por pesquisas básicas e bons profissionais para suprir as necessidades da população, de modo a, consequentemente, cumprir a missão do IFSP, que baseia-se na indissociabilidade do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.

 

Professores Ricardo Plaza, Eduardo Modena (Reitor do IFSP), Deidimar Alves (docente de física do IFSP-Birigui) e Elifas Levi (docente de física do IFSP-Cubatão)

 

Estiveram presentes alunos do IFSP-Câmpus Caraguatatuba dos cursos do curso de Licenciatura em Física – Rafael Brock Domingos, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor, Diego Corrêa Peres de Souza e Maria Carolina Carvalho Rodrigues –, do curso de Licenciatura em Matemática – Diego Bortoleto Licca e Lucemir Camilo Braga Junior –, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Caio Cesar Nogueira, Camila Pereira Sales e Matheus Ladislau Ribeiro – e do curso de ensino médio integrado com o técnico em informática – Pablo Gomes. Para participarem deste evento, estes alunos contaram com uma ajuda financeira do IFSP, para hospedagem, alimentação, transporte e elaboração de pôster.

 

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba com professor Ricardo Plaza pouco antes da viagem para Boituva

 

Logo após a cerimônia de abertura, a professora Roseli de Deus Lopes, diretora  da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, coordenadora do PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM da USP e também coordenadora geral da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, ministrou uma palestra sobre a importância do trabalho de investigação para o progresso da ciência, levantando discussões sobre a necessidade de divulgar a pesquisa brasileira para que as pessoas tomem conhecimento de que o desenvolvimento da ciência é feito, também, por meio dos projetos elaborados dentro de universidades e institutos.

 

Palestra “A iniciação à pesquisa científica e tecnológica como elemento para o progresso da ciência” de Roseli de Deus Lopes (USP)

 

Por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa, o evento contou, dentre outros, com o importante apoio de Cássia Silvestre Cabral que é Diretora Adjunta de Fomento à Pesquisa do IFSP e de Erica Mayumi Shimada que é coordenadora de bolsas de iniciação científica do IFSP.

 

Cássia, Elaine, Ricardo Plaza, Erica e Ricardo Soares

 

Na tarde do dia 12/12/2018, no auditório do IFSP-Boituva, o físico Gerson Santos e a pedagoga Ana Ralston, membros do grupo “Ciência em Show”, realizaram diferentes atividades de demonstração de experimentos científicos ao vivo, permitindo ao público presente, conhecer e aprender de forma lúdica, diversos conceitos de ciência e tecnologia.

 

Gerson Santos, do grupo “Ciência em Show” apresentando conceitos de termodinâmica por meio de experimentos com bexigas imersas em nitrogênio líquido

 

Em uma das atividades foi solicitada a participação do estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba, Gabriel Xavier Luz, para realizar um experimento sobre a rotação vertical de um fio com um copo de plástico cheio de água na ponta.

 

Gabriel Xavier participa de experimento proposto pelo “Ciência em Show”

 

O público presente na apresentação das atividades proposta pelo grupo “Ciência em Show” pôde se divertir e ao mesmo tempo aprender bastante acerca de diferentes conceitos de física e de outras ciências.

 

Público se divertiu com as apresentações do grupo “Ciência em Show”

 

Também na tarde do dia 12/12/2018, ocorreu a Oficina de Arduino - GERSE Robótica, ministrada por três estudantes do IFSP Guarulhos, que teve como objetivo apresentar ao público presente, uma breve introdução sobre a programação da plataforma Arduino e sobre os componentes eletrônicos que constituem a placa do Arduino, fornecendo subsídios para a elaboração de outros trabalhos a partir do uso da placa Arduino.
          Outro evento importante que ocorreu durante este evento foi a reunião de coordenadores de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. O professor Dionysio Borges de Freitas Junior que coordena o curso de Especialização em Gestão Financeira do IFSP-Caraguatatuba esteve presente.

 

Professor Dionysio

 

Neste 9º CONICT aconteceu também a reunião do Diretório Central de Estudantes e outras atividades do movimento estudantil; os estudantes Maria Carolina Rodrigues e Pablo Gomes do IFSP-Caraguatatuba estiveram presentes a participaram destas atividades.

 

Maíra, Pablo, Maria Carolina, Ricardo Plaza e Ricardo Soares

 

É importante destacar que as professoras Agnes Cruz de Souza e Heloísa Bressan Gonçalves, da equipe de coordenação do evento, juntamente com outros membros desta equipe, deram todo o suporte necessário para que o 9º CONICT acontecesse da melhor forma possível.

 

Professores Heloísa, Ricardo Plaza e Agnes durante o 9º CONICT

  

No 9º CONICT estiveram presentes pesquisadores de diferentes gerações. O professor Ricardo Plaza esteve presente acompanhando a apresentação de 13 trabalhos de pesquisa de alunos orientados seus de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba. Por outro lado, a Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia, docente de física do IFSP-Sertãozinho, esteve presente acompanhando os trabalhos de pesquisa de 5 orientados seus. É interessante lembrar que a própria professora Riama, durante a sua graduação em licenciatura em física no campus de São Paulo, no início dos anos 2000, há cerca de 15 anos, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em três diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica.

 

Professores Riama e Ricardo Plaza

 

Em um momento do evento os professores Ricardo e Riama, junto com alguns dos seus orientados, foram reunidos pela equipe de jornalismo do IFSP, para uma foto que constou da reportagem intitulada “Diferentes gerações de pesquisadores do IFSP se reúnem no 9º Conict” que está disponível para ser lida aqui.

 

Professores Riama e Ricardo Plaza com alguns dos seus orientados

 

Durante o transcorrer das atividades do 9º CONICT, o estudante de licenciatura em física Henrique Madeo apresentou o trabalho, em forma de pôster, intitulado “O ensino de Física por meio do estudo de galáxias”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Estudante Henrique Madeo junto ao seu pôster

 

A aluna de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Camila Pereira Sales apresentou o trabalho, em forma de pôster, intitulado “Uma abordagem para aplicar verificação formal a projetos de software utilizando apoio computacional”, sob a orientação da professora Luciana Brasil Rebelo dos Santos e do professor Lucas Venezian Povoa.

 

Aluna Camila Sales junto ao seu pôster

 

O estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Matheus Ladislau Ribeiro apresentou o trabalho, em forma de comunicação oral, intitulado “Interpretação da Língua Brasileira de Sinais com Movimento e Expressões Faciais Utilizando Redes Neurais Artificiais”, sob a orientação da professora Luciana Brasil Rebelo dos Santos e do professor Lucas Venezian Povoa.

 

Apresentação do estudante Matheus Ribeiro

 

O estudante de licenciatura em física Ryan Nepomuceno Montemor apresentou o trabalho, em forma de pôster, intitulado “O ensino de física e astronomia utilizando exoplanetas”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Estudante Ryan Montemor ao lado do seu pôster

 

O estudante de licenciatura em Matemática Diego Bortoleto Licca apresentou o trabalho, em forma de pôster, intitulado “O hipercubo e o ensino da geometria”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira

 

Estudante Diego Licca ao lado do seu pôster

 

O estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Caio Cesar Nogueira apresentou o trabalho, em forma de pôster, intitulado “Atividades de Divulgação Cientifica Sobre Computação Por Meio de Filmes, Documentários e Vídeos”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Estudante Caio Nogueira ao lado do seu pôster

 

O estudante de licenciatura em física Diego Corrêa Peres de Souza apresentou o trabalho, em forma de comunicação oral, intitulado “Na fronteira da ciência: energia escura e matéria escura”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação do estudante Diego Peres

 

O estudante de licenciatura em física Gabriel Xavier Luz apresentou o trabalho em forma de comunicação oral, intitulado “Utilização da relatividade em atividades de popularização da ciência”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação do estudante Gabriel Luz

 

O estudante de licenciatura em física Rafael do Nascimento Sorensen apresentou, em forma de comunicação oral, o trabalho intitulado “A utilização da ficção científica como instrumento para o ensino de física”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação do estudante Rafael Sorensen

 

Já a licencianda em física Yasmin Francisca dos Santos Coelho apresentou, em forma de comunicação oral, o trabalho intitulado “Astrofísica como eixo temático de atividades de popularização da ciência”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação da estudante Yasmin Coelho

 

O estudante de licenciatura em física Kaua Estevam Cardoso de Freitas apresentou o trabalho, em forma de comunicação oral, intitulado “Experimentos de baixo custo em atividades de ensino e divulgação científica sobre temas de física”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação do estudante Kaua Freitas

 

O estudante de licenciatura em física Rafael Brock Domingos apresentou o trabalho, em forma de comunicação oral, intitulado “O Uso de Softwares Educacionais de Modelagem no Ensino do Eletromagnetismo”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação do estudante Rafael Brock

 

A licencianda em física Jessica de Oliveira Santana apresentou o trabalho, em forma de comunicação oral, intitulado “Atividades de divulgação científica sobre o estudo da evolução estelar”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Apresentação da estudante Jessica Santana

 

A estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana apresentou o trabalho, em forma de comunicação oral, intitulado “Divulgação científica sobre a detecção das ondas gravitacionais nas escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, sob a orientação do professor Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e com a colaboração do professor Dr. .Márcio Eduardo da Silva Alves, docente da Unesp de  São José dos Campos.

 

Apresentação da estudante Larissa Comodaro

 

O licenciando em matemática João Pereira Neto escreveu o trabalho intitulado “Uma experiência didática de divulgação científica sobre ondas gravitacionais”, sob a orientação do professor, Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que apresentou este trabalho na forma de comunicação oral durante o 9º CONICT.

 

Professor Ricardo Plaza apresentou o trabalho escrito em coautoria com João Pereira

 

O estudante de licenciatura em matemática Lucemir Camilo Braga apresentou o trabalho, em forma de pôster, intitulado “O ensino de cálculo na perspectiva geométrica em interface com a Álgebra: uma breve história e sua aplicação no mundo”, sob a orientação do professor Luis Américo Monteiro Junior.

 

Estudante Lucemir Braga ao lado do seu pôster

 

O professor Luis Américo Monteiro Junior atualmente é o coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

 

Professor Luis Américo que orientou o trabalho do estudante Lucemir

 

Os estudantes também aproveitaram para realizar atividades extracurriculares e externas ao 9º CONICT, nas horas vagas. Em particular, os alunos Ryan Montemor e Lucemir Braga decidiram participar de um “experimento” único, indescritível e com muita adrenalina: viveram a experiência de saltar de paraquedas a partir de um avião. Segundo Ryan, que é estudante do curso de Licenciatura em Física, em certo sentido, esta foi uma experiência científica – nas áreas de cinemática e dinâmica – sobre o que acontece durante a queda dos corpos com a presença da resistência do ar, algo que foi estudado por Isaac Newton há mais de 300 anos!

 

Ryan durante o seu salto de paraquedas

 

A participação de estudantes universitários, em congressos como o 9º CONICT, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em mesas-redondas, palestras, minicursos e outras atividades educacionais é fundamental o seu amadurecimento intelectual. Os próprios estudantes presentes relataram com muita ênfase como foi importante a participação de cada um neste congresso. Eles também agradeceram intensamente o IFSP pelo auxílio financeiro concedido para que pudessem participar do 9º CONICT.

Fonte: Rafael Brock Domingos, Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página