Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CONICT

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participaram do 10º CONICT em Sorocaba

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 11h02 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 17h50

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, ocorreu o 10º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), concomitantemente com o 4º Congresso de Pós-Graduação (CONPOG), no Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

Foto: Alunos do curso de Licenciatura em Física presentes no 10º CONICT

 

O Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT), de periodicidade anual, é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que integra as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna do IFSP e da comunidade externa, e promovendo a difusão da produção científica e tecnológica. Mais informações sobre este evento, podem ser obtidas aqui.

 

Foto: Professores Dionysio, Marlette, Luis Américo e Ricardo Plaza durante o 10º CONICT

 

Por sua vez, o Congresso de Pós-Graduação (CONPOG) envolve trabalhos de pesquisas tanto de cursos Lato Sensu (especialização) quanto de cursos Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

 

Foto: Professor Ricardo Plaza com licenciandos em física Rafael Brock e Ryan Nepomuceno

 

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba de diferentes cursos estiveram presentes apresentando trabalhos e participando das atividades acadêmicas previstas na programação; por exemplo, estiveram presentes alunos da Licenciatura em Física, da Licenciatura em Matemática, do Bacharelado em Engenharia Civil, da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Especialização em Gestão Financeira.

 

Foto: Pró-Reitor de Pesquisa Eder Sacconi e professor Ricardo Plaza

 

Representando o IFSP-Caraguatatuba, estiveram também presentes no 9º CONICT os professores Dionysio Borges de Freitas Junior, Marlette Cassia Oliveira Ferreira, Luis Américo Monteiro Junior e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Foto: Professores Ricardo Plaza e Rogério de Souza (do IFSP-São Roque)

 

O evento contou com o apoio de 60 monitores e mais de 30 servidores do Câmpus Sorocaba do IFSP que estiveram envolvidos na organização, além dos servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

Foto: Abertura do 10º CONICT

 

A mesa de abertura do evento contou com a participação do professor Ragnar Orlando Hammarstrom, diretor-geral do Câmpus Itapetininga (que representou o reitor Eduardo Modena), do Pró-Reitor de Pesquisa, Eder José da Costa Saconni, do diretor-geral do Câmpus Sorocaba do IFSP, de Denilson Mirim, do presidente da comissão organizadora do 10º CONICT, de Sérgio Shimura (que é coordenador de pesquisa do IFSP-Sorocaba) e do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas. Na cerimônia de abertura também ocorreu a apresentação musical da Banda Chá de Gengibre, do Câmpus Sorocaba do IFSP.

 

Foto: Professores Ragnar Orlando Hammarstrom, Ricardo Plaza e Bruno Nogueira Luz

 

O professor Luis Américo Monteiro Junior (que é docente de matemática do IFSP-Caraguatatuba) compareceu ao 10º CONICT acompanhando 3 alunos do curso de Licenciatura em Matemática: Luiza Sardom Reis, Guilherme Toja Camilo e Leixsciéli Lisandra Santos. Luiza é bolsista de pesquisa de iniciação científica, enquanto Guilherme e Leixsciéli são bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Professor Luis Américo com os estudantes Luiza, Guilherme e Leixsciéli

 

O grupo de alunos e professores do IFSP-Caraguatatuba pode interagir com professores de diversos dos 36 câmpus do IFSP, tais como o professor Bruno Nogueira Luz (ex-diretor do IFSP-Câmpus Boituva), o professor Rogério de Souza (docente do IFSP-São Roque e representante dos docentes no Conselho Superior do IFSP), a professora Renata Plaza Teixeira (docente de psicologia do IFSP-Jacareí), a professora Riama Coelho Gouveia (docente de física do IFSP-Sertãozinho) e a professora Wania Tedeschi (professora titular do câmpus Campinas do IFSP), dentre muitos outros.

 

Foto: Professores Wania Tedeschi (do IFSP-Campinas) e Ricardo Plaza

 

Durante o evento aconteceram diversas palestras sobre temas bastante importantes. Este foi por exemplo o caso das seguintes palestras que aconteceram no primeiro dia do evento: “Gestão de Carreira e Marca Pessoal” (ministrada por Ênio Padilha, engenheiro eletricista, diretor da OITONOVETRÊS Produções), “Cibersegurança na Indústria 4.0: um panorama das vulnerabilidades e ameaças a dispositivos de IoT” ((ministrada pelo professor do IFSP Michel Queiróz), “Fomento à Pesquisa” (ministrada pelo assessor especial da Diretoria Científica da Fapesp, Luiz Nunes de Oliveira) e “Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (INOVA)” (ministrada pelos servidores Adalton Ozaki e Fábio Machado).

 

Foto: Professores Ricardo Plaza e Riama Gouveia (do IFSP-Sertãozinho)

 

No transcorrer das atividades do 10º CONICT, centenas de estudantes de diferentes câmpus do IFSP apresentaram seu trabalhos acadêmicos na forma de pôsteres, no Hall do Parque Tecnológico de Sorocaba. Por exemplo, um dos trabalhos presentes na forma de pôster no Hall do Parque Tecnológico que mereceu bastante destaque, foi apresentado pelo estudante Bartolomeu de Oliveira Silva Fortes (do IFSP-Jacareí), intitulado “Suicídio na população LGBT: Um estudo a partir das práticas de profissionais que atuam na área da saúde mental em um município do Vale do Paraíba, SP” e elaborado juntamente com sua orientadora, a professora Renata Plaza Teixeira que é docente de psicologia do IFSP-Jacareí.

 

Foto: Professora Renata Plaza com seu orientado Bartolomeu Fortes (ambos do IFSP-Jacareí)

 

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Yeté Abunã Marques Labarca apresentou o trabalho intitulado “Tecnociência na educação: Divulgação científica e ensino de física espacial”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador no trabalho de pesquisa de iniciação científica que foi realizado.

 

Foto: Yeté Labarca junto ao seu pôster

 

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Ryan Nepomuceno Montemor apresentou o trabalho intitulado “O estudo de exoplanetas como subsídio para o ensino de física e astronomia”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador no trabalho de pesquisa de iniciação científica que realizou.

 

Foto: Ryan Nepomuceno junto ao seu pôster

 

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba André da Silva Mendes apresentou o trabalho intitulado “Atividades de divulgação científica sobre a física nos esportes”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador em trabalhos de extensão, pesquisa e ensino.

 

Foto: André Mendes junto ao seu pôster

 

A estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Nicoli Rocha Santos apresentou o trabalho intitulado “A Teoria do Big Bang e as suas possibilidades em atividades de divulgação científica”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

 

Foto: Nicoli Rocha junto ao seu pôster

 

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Vinicius Amaral Sousa Abrahão apresentou o trabalho intitulado “Problemas de fronteira da ciência na divulgação científica: O caso da matéria escura”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador em trabalhos de extensão, pesquisa e ensino.

 

Foto: Vinicius Amaral junto ao seu pôster

 

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Rafael Brock Domingos apresentou o trabalho intitulado “Ensino de temas de astrofísica nuclear por meio de simulações”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza que foi seu orientador em trabalho de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP); atualmente Rafael Brock é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Rafael Brock com seu pôster

 

O professor Ricardo Plaza apresentou o trabalho intitulado “A utilização da ficção científica como ferramenta de ensino de física” escrito em coautoria com o estudante da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Rafael do Nascimento Sorensen que foi seu orientado em projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) e que não pode participar do evento.

 

Foto: Rafael Sorensen junto ao pôster que foi apresentado no 10º CONICT

 

O professor Ricardo Plaza apresentou o trabalho intitulado “Buracos negros e computação na educação científica” escrito em coautoria com o estudante da tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba Vinicius Carvalho Rosa que foi seu orientado em atividades de pesquisa, ensino e extensão, e que também não pode participar do evento.

 

Foto: Vinicius Carvalho junto ao pôster que foi apresentado no 10º CONICT

 

A estudante de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba Luiza Sardim Reis apresentou o trabalho intitulado “O lúdico como um motivador para o ensino de matemática”, escrito em coautoria com o professor Luis Américo Monteiro Junior (docente do IFSP-Caraguatatuba).

 

Foto: Luiza Sardim junto ao seu pôster

 

A estudante da tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba Diana Bianca Santos Rodrigues apresentou o trabalho intitulado “OpenCV aplicado no rastreamento ocular” escrito em coautoria com o professor Mário Tadashi Shimanuki (docente do IFSP-Caraguatatuba) e com Fabricio Batista Narcizo.

 

Foto: Diana Rodrigues junto ao seu pôster

 

O estudante da tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba Adston Oliveira Pereira apresentou o trabalho intitulado “Auditoria dos resultados de apuração de uma urna eletrônica educacional utilizando blockchain” escrito em coautoria com o professor Mário Tadashi Shimanuki.

 

Foto: Adston Pereira junto ao seu pôster

 

O estudante do bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba Yago Mituhiro Rucci Watanabe apresentou o trabalho intitulado “Influência do reforço de fibras de vidro nas propriedades físicas de compósitos de matriz cimentícia de alto desempenho” escrito em coautoria com o professor José Américo Alves Salvador Filho (docente do IFSP-Caraguatatuba).

 

Foto: Yago Watanabe junto ao seu pôster

 

O estudante do bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba Alexandre Anastacio Koumoulentzos apresentou o trabalho intitulado “Influência do reforço de fibras de polietileno de alta densidade nas propriedades físicas de uma matriz cimentícia de ultra-alto desempenho” escrito em coautoria com o professor José Américo Alves Salvador Filho.

 

Foto: Alexandre Anastacio junto ao seu pôster

 

O estudante do bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba Lucas Eduardo Campeiro da Silva apresentou o trabalho intitulado “Estudo da viabilidade técnica da incorporação de fibras de vidro em matrizes cimentícias de alto desempenho” escrito em coautoria com o professor José Américo Alves Salvador Filho.

 

Foto: Lucas Campeiro junto ao seu pôster

 

A estudante da especialização em gestão financeira do IFSP-Caraguatatuba Ingrid Miranda Barreto de Lima apresentou na forma de comunicação oral o trabalho intitulado “Análise da distribuição do valor adicionado nas empresas brasileiras” elaborado em coautoria com o professor Ricardo Maroni Neto (docente do IFSP-Caraguatatuba).

 

Foto: Estudante Ingrid Miranda Barreto de Lima que apresentou trabalho no 4º CONPOG

 

Segundo informações disponibilizadas no site do IFSP, um total de 1.409 pessoas fizeram check-in nos dois dias do evento.

 

Foto: Professores Ricardo Plaza e Sergio Shimura (coordenador de pesquisa do IFSP-Sorocaba)

 

Mais informações sobre os eventos que aconteceram durante o 10º CONICT e o 4º CONPOG podem ser obtidas no artigo “De computação forense à alimentação natural: confira a diversidade dos trabalhos do 10º Conict e 4º Conpog”, disponível para ser lido aqui.

 

Foto: Professores Renata Plaza (do IFSP-Jacareí) e Ricardo Plaza, durante o 10º CONICT

 

Por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa, o 10º CONICT contou, dentre outros, com o apoio imprescindível da servidora Erica Mayumi Shimada que é coordenadora de bolsas de iniciação científica do IFSP. Professores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba agradecem muito a Erica pelo apoio que ela sempre fornece para a participação em eventos como este.

 

Foto: Erica Shimada e Ricardo Plaza

 

A participação de estudantes, em congressos como o 10º CONICT e o 4º CONPOG, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em palestras e outras atividades educacionais é fundamental o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes presentes relataram a importância desta participação. Eles também agradeceram o IFSP pelo auxílio financeiro concedido para que pudessem estar presentes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página