Início > Noticias > Estudantes do câmpus participaram da 69ª Reunião Anual da SBPC
Reunião da SBPC

Estudantes do câmpus participaram da 69ª Reunião Anual da SBPC

Publicado: Sábado, 12 de Agosto de 2017, 18h14 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 12h06

Do dia 16 ao dia 22 de julho de 2017, diversos estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, participaram da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Pampulha, em Belo Horizonte. Os temas da 69ª reunião e 5º salão foram respectivamente: “Inovação, diversidade, transformações” e “Impacto da ciência na sociedade”. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no link: <http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/>.

Estudantes reunidos com faixas da ANPG

O encontro contou com conferências, mesas-redondas, debates, mostras de ciência e tecnologia e reuniões acerca de diversos temas, tais como: “Os desafios da pós-graduação”, “Os impactos da ciência na sociedade”, “Desafios da Educação Superior no Brasil e na América Latina”, “Educação, comunicação e espaço público”, “Academia, assédio e adoecimento na pós-graduação”, “Biologia pós-genômica”, “A reforma do Ensino Médio”, “Outubro rosa, Novembro azul, Dezembro vermelho”.

Espaço utilizado na reunião anual da SBPC

Do câmpus de Caraguatatuba do IFSP, participaram da reunião anual da SBPC, estudantes dos cursos de Licenciatura em Física (Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Thiffany Souza do Nascimento), Licenciatura em Matemática (Adison Timótio Silva) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Augusto Melo Vieira). Além disso, os alunos de licenciatura em ciências biológicas do IFSP de São Roque, Iohana Barbosa Pereira e Thiago Martins Carvalho, também participaram do evento, juntamente com os estudantes do IFSP-Caraguatatuba.

Estudantes presentes na Reunião Anual da SBPC

A expressiva redução de recursos para a ciência, que tem acontecido, foi uma das questões mais discutidas no evento. Segundo o novo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira, o setor de pesquisas no Brasil está ameaçado pelo corte de verbas e isto faz com que programas estratégicos, conduzidos nos institutos nacionais de pesquisa e em universidades, corram sério risco.

O evento reuniu estudantes de todos os níveis, professores, cientistas e profissionais de diversas áreas em prol da divulgação científica, discussão de temas de grande relevância e a popularização do conhecimento. Encontros como a Reunião Anual da SBPC e o Salão Nacional da APNG são de extrema importância para o âmbito cientifico, pois promovem o debate de políticas públicas, expõem questões associadas aos avanços e retrocessos da ciência e disseminam o conhecimento. A magnitude destes eventos possibilita a participação de um público diverso e com grande quantidade de pessoas. A próxima reunião anual da SBPC será realizada na capital de Alagoas (AL), Maceió, em julho de 2018.