Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
1ª Jornada do IFSP

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participam da 1ª Jornada do IFSP em Cubatão

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 17h07 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 22h45

Entre os dias 06 e 09 de novembro de 2017, mais de 40 estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes no câmpus de Cubatão do IFSP, onde participaram da 1ª Jornada do IFSP, apresentando os resultados de seus trabalhos de pesquisa, ensino e extensão na forma de comunicação oral ou de pôster, bem como assistindo as diversas oficinas, mesas-redondas, conferências, exposições, palestras, rodas de conversa, atividades formativas, reuniões e mostras artísticas e culturais que ocorreram. Estes alunos tiveram a ajuda financeira do IFSP para poderem participar desta 1ª Jornada, no que diz respeito à hospedagem, alimentação, transporte e impressão de pôster. Eles foram ao evento acompanhados por diversos professores e servidores técnicos-administrativos do IFSP-Caraguatatuba. Dentre os estudantes presentes estiveram os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, do Cursinho Popular e de diversos projetos de pesquisa (iniciação científica), de extensão e de ensino.

Parte dos professores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes na 1ª Jornada do IFSP

A 1ª Jornada do IFSP teve como tema central “Inovando, Diversificando e (Re)Construindo” e consistiu de vários Congressos específicos que foram pela primeira vez articulados em um só grande evento, tais como o Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (CONEPT), o Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura (CONEMAC), e o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), congressos estes que até 2016 eram realizados separadamente. Cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades desta 1ª Jornada do IFSP. A abertura ocorreu na noite do dia 06 de novembro e contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica Jovem da Baixada Santista e com a participação do Reitor do IFSP, Eduardo Modena, do diretor do IFSP-Cubatão, Robson Nunes, e do prefeito da cidade de Cubatão, Ademário Silva. Esta 1ª Jornada do IFSP teve como objetivo a troca de experiências em ensino, pesquisa e extensão entre membros de diferentes câmpus do IFSP, bem como a devolutiva para a sociedade do que é produzido academicamente por esta instituição que é financiada por recursos públicos.

Prefeito de Cubatão, Reitor do IFSP e Diretor do IFSP-Cubatão na abertura da 1ª Jornada do IFSP

Logo após a cerimônia de abertura do evento, ocorreu a conferência “Políticas para a Educação Profissional: Cenário e Perspectivas” ministrada por Fernando Haddad, que é professor de Ciência Política da USP e foi ministro da educação entre 2005 e 2012, em um período em que ocorreu uma grande expansão dos institutos e das universidades federais em todo o Brasil, inclusive quando foi estabelecido o próprio câmpus de Caraguatatuba do IFSP em 2007. Nesta Conferência, Fernando Haddad destacou a importância dos câmpus dos Institutos Federais para o desenvolvimento das diferentes regiões nas quais eles estão estabelecidos e lembrou que se em 2002 existiam no país apenas 140 câmpus de Institutos Federais (estruturados desde 1909 quando os primeiros foram criados), em março de 2016 o número de câmpus de Institutos Federais em funcionamento no Brasil era de 644, uma significativa expansão.

Conferência de abertura de Fernando Haddad na abertura da 1a Jornada do IFSP

Os alunos do IFSP-Caraguatatuba participaram vivamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão que ocorreram ao longo dos quatro dias deste importante evento e relataram que esta participação foi fundamental para a sua formação acadêmica. Abaixo apresentamos algumas fotos do evento.

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba com o Reitor do IFSP Eduardo Modena

Professoras Tânia, Marlette e Elaine

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba com Fernando Haddad

Ex-coordenadores e atuais coordenadores dos dois cursos de licenciatura do IFSP-Caraguatatuba

Equipe do IFSP-Caraguatatuba premiada no Torneio de Robótica do IFSP (TRIF) com o 1º lugar na categoria corrida de robôs seguidores de linha

Ricardo Plaza e Luciana Harumi, diretora adjunta de gerenciamento de projetos da PRX

Bolsistas do PIBID do IFSP-Caraguatatuba com professores

Movimento “Fica PIBID” que luta pela manutenção de recursos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Pró-Reitor de Extensão Wilson com professores Ricardo, Elifas e Jonny

Rafael Brock e professoras Rita e Renata em instalação artística sobre desaparecidos políticos durante a ditadura militar

Professores Alex e Karina com estudantes Lara e Larissa

Comunidade presente na discussão acerca dos projetos financiados pelo edital 80 da PRE

Pró-Reitor de Ensino do IFSP Reginaldo Vitor durante debate acadêmico

Reitor Eduardo Modena comenta sobre a importância dos projetos financiados pelo edital 80 da PRE

Ricardo Plaza e João Pereira com Pró-Reitora de Pesquisa Elaine Bueno e equipe

Estudantes e professores presentes em sessão de comunicações orais de trabalhos acadêmicos

Paloma e Marcela na reunião com coordenadores das licenciaturas do IFSP

Reunião dos coordenadores de cursos de licenciatura do IFSP

Professores Ricardo e Renata com equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PRX)

Aluno Adil Marques dos Santos do IFSP-São Roque explica seu trabalho acadêmico a estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Professor Ricardo junto com Pró-Reitor de Extensão Wilson e equipe

A participação de estudantes universitários em congressos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual, sobretudo quando eles não apenas participam das palestras e das demais atividades do evento, mas quando também apresentam trabalhos acadêmicos de sua própria autoria. Os estudantes presentes relataram de modo enfático que a participação nesta 1ª Jornada do IFSP foi muito importante para a sua formação acadêmica.

Os professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do IFSP-Cubatão, bem como os membros das diversas Pró-Reitorias (Pró-Reitoria de Extensão - PRX, Pró-Reitoria de Pesquisa - PRP, Pró-Reitoria de Ensino - PRE, ...) que se dedicaram e colaboraram para a realização deste evento estão de parabéns pela qualidade do trabalho de apoio logístico que realizaram. O site da 1ª Jornada do IFSP é: <http://jornada.ifsp.edu.br/>. Por sua vez o canal oficial do IFSP no youtube é: <https://www.youtube.com/user/ifspoficial>.

A organização do transporte e da hospedagem da maior parte dos alunos do IFSP-Caraguatatuba durante a 1ª Jornada do IFSP ocorreu graças ao apoio fundamental e imprescindível dos professores Luis Américo Monteiro Junior, Rafael Nogueira Luz e Jaqueline Lopes que receberam o agradecimento sincero dos estudantes ao final da viagem.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página