Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP-CAR apresentaram trabalhos no ENALIC em Fortaleza
ENALIC

Estudantes do IFSP-CAR apresentaram trabalhos no ENALIC em Fortaleza

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 11h31 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 11h42 | Acessos: 1484

Entre os dias 5 a 7 de dezembro de 2018, aconteceu o VII Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Câmpus de Itaperi em Fortaleza, que esteve associado ao VI Seminário Nacional do PIBID e ao I Seminário Nacional da Residência Pedagógica. Estes eventos tiveram como objetivo principal promover um diálogo sobre experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na educação básica e na formação inicial e continuada dos profissionais da educação e contaram com a presença de mais de 2 mil participantes. Representando o câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram presentes neste evento Rafael Brock Domingos, Rafael do Nascimento Sorensen, José Henrique Gomes Tosta e Jessica Andrielli Firmino, estudantes do curso de Licenciatura em Física do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), bem como Cintia Ribeiro de Jesus e Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Eles estavam acompanhados pela professora Regina Aparecida Berardi Osorio, docente do IFSP-Caraguatatuba. Para participarem deste evento, estes alunos contaram com uma ajuda financeira do IFSP, para hospedagem, alimentação e transporte. Mais informações sobre o VII ENALIC podem ser obtidas aqui.

Jessica, Ariane, Rafael Sorensen, José, Rafael Brock e a professora Regina na UECE

Durante os três dias de evento foram realizadas múltiplas atividades nas formas de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, que objetivaram promover discussões sobre políticas educacionais atuais, especificamente aquelas com impactos na formação inicial e continuada de professores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio, o PIBID, a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado.

Mesa redonda sobre “Políticas Educacionais e Crise Democrática no Brasil: Cenários de Resistência”, composta por Lisete Regina Gomes Arelaro (USP) e Márcia Angela da Silva Aguiar (UFPE), e mediada por Sueli Guadelupe de Lima Medonça (UNESP)

Na abertura do evento ocorreu uma Mesa-Redonda intitulada “Políticas Educacionais e Crise Democrática no Brasil: Cenários de Resistência”, que contou com a presença de Lisete Regina Gomes Arelaro (USP) e Márcia Angela da Silva Aguiar (UFPE), e que foi mediada por Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP).

Cintia, professora Lisete Arelaro, professora Regina Osorio e Ariane

Outra importante atividade do ENALIC foi a Mesa Redonda intitulada “BNCC - Ensino Fundamental II e Ensino Médio”, que contou com a presença de Dirce Zan (UNICAMP) e Malvina Tania Tuttman (UNIRIO), e que foi mediada por Joaquim Fernando Mendes da Silva (UFRJ).

Mesa Redonda “BNCC - Ensino Fundamental II e Ensino Médio”

Durante o evento, os seis estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes apresentaram os resultados dos seus trabalhos de pesquisa.

A licencianda em física Jessica Andrielli, apresentou o trabalho intitulado “A Inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio através do Experimento da Borracha Quântica”, sob a orientação do professor Luis Fernando Viviani Thomazini e com a coautoria de seu colega de classe, Nicolas Gama Coelho Rodrigues.

Apresentação de Jessica Andrielli

Já o estudante Rafael Brock do curso de licenciatura em física, apresentou o trabalho intitulado “Simulações e Modelagens Computacionais como Ferramentas Didáticas para o Ensino do Eletromagnetismo”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Apresentação de Rafael Brock

Por sua vez, o estudante José Henrique Gomes Tosta da Licenciatura em Física apresentou o trabalho intitulado “Viagem no Tempo: da ficção à ciência”.

Apresentação de José Henrique

A licencianda em Matemática Cintia Ribeiro apresentou o trabalho intitulado “PIBID e a Educação Inclusiva: uma contribuição para o processo de ensino/aprendizagem”, que contou a orientação da professora Regina Aparecida Berardi Osorio e a coautoria de Maria Ribeiro Pinheiro.

Cintia Ribeiro durante o ENALIC

A licencianda em Matemática Ariane Aparecida, apresentou o trabalho intitulado “Reflexões Acerca da Implementação da Lei 10639/2003 Nos Currículos de Cursos de Formação de Professores de Matemática”, realizado sob a orientação da professora Natália Nassiff Braga.

Ariane Aparecida durante o ENALIC

O estudante de licenciatura em física Rafael do Nascimento Sorensen apresentou o trabalho intitulado “O uso da Ficção Cientifica como ferramenta auxiliar no ensino de física e história da ciência e tecnologia”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Apresentação de Rafael Sorensen

A participação de estudantes universitários, em congressos como o ENALIC, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em mesas-redondas, palestras e outras atividades educacionais colabora significativamente para o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes que estiveram presentes no ENALIC relataram com muita ênfase como isto foi importante para a sua formação acadêmica.

Professores Luis Fernando, Natalia Nassiff e Ricardo Plaza que orientaram alguns dos trabalhos de alunos que estiveram presentes no ENALIC

Adicionalmente, os seis licenciandos manifestaram o sentimento de agradecimento ao IFSP – e, em particular, ao coordenador de pesquisa do IFSP-Caraguatatuba, Prof. Dr. Ricardo Soares Mota Silva – pelo auxílio financeiro concedido para custear despesas como transporte, hospedagem e alimentação, de modo que eles conseguissem apresentar os resultados de seus trabalhos no VII ENALIC.

Fonte: Rafael Brock Domingos e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira