Início > Noticias > Estudantes do IFSP assistiram qualificação de doutorado em Física no ITA
Ensino de Física

Estudantes do IFSP assistiram qualificação de doutorado em Física no ITA

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 11h42 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 11h50

No dia 01 de julho de 2019, pela manhã, quatro estudantes universitários do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a uma qualificação de doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na cidade de São José dos Campos (SP). Os estudantes João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Ryan Nepomuceno Montemor e Vinicius Carvalho Rosa acompanharam o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba) que participou da banca examinadora da qualificação de doutorado de Douglas Carlos Vilela, intitulada “Análise do uso de novas metodologias e tecnologias no laboratório de física para engenharia”.

Foto: Vinicius, Ryan, Douglas, João e Rafael

Além do professor Ricardo Plaza, a comissão julgadora desta qualificação de doutorado foi composta pelo seu orientador, Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano, e pelo Prof. Dr. Inácio Malmonge Martin. O trabalho foi considerado aprovado para a próxima etapa que será a defesa do doutorado propriamente dita e que possivelmente ocorrerá nos próximos meses.

Foto: Professores José Silvério, Douglas, Inácio e Ricardo

A pesquisa realizada pelo professor Douglas objetiva analisar propostas para práticas de laboratórios de física, tais como o desenvolvimento de um Laboratório Remoto, a implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (em inglês “Problem Based Learning” – PBL) e a utilização de uma Biblioteca de Experimentos.

Foto: Vinicius, Ryan, Rafael e João no ITA

O trabalho desta pesquisa foi realizado junto a alunos de cursos de graduação (engenharia) do próprio ITA e de pós-graduação do IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Foto: Professores Ricardo e Douglas

O professor Douglas é graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo obtido o seu título de mestrado em “Educação em Ciências e Matemática” pela mesma instituição de ensino superior.

Foto: Apresentação do professor Douglas durante a qualificação do seu trabalho de doutorado

A apresentação da qualificação de doutorado que foi realizada pelo professor Douglas Carlos Vilela ocorreu na denominada Sala Inteligente do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica – LPECT/ITA.

Foto: Instalações da “Sala Inteligente”

Os estudantes do IFSP que estiveram presentes eram de diferentes cursos de graduação: Rafael e Ryan são do curso de Licenciatura em Física, João é do curso de Licenciatura em Matemática e Vinicius é do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A participação de estudantes universitários do IFSP em eventos deste tipo é fundamental na formação acadêmica deles, pois colabora com o seu amadurecimento intelectual e amplia horizontes no que diz respeito às possibilidades de continuidade de estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).