Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP apresentaram palestras em Escola Municipal da Topolândia
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP apresentaram palestras em Escola Municipal da Topolândia

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 10h32 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 10h39 | Acessos: 1011

No dia 10 de outubro de 2018, quarta-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de licenciatura em física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal da Topolândia, localizada no município de São Sebastião, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Física e Astrofísica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades com propósitos científicos foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Rafael Honório Morais de Oliveira, Jessica de Oliveira Santana e Gabriel Xavier Luz, e pelo ex-bolsista de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da Escola Municipal da Topolândia presentes durante as palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com uma das coordenadoras da escola municipal da Topolândia, a professora Paula Julião, e com a professora Rosmari Wieczorek, que também leciona na mesma instituição. A atividade teve apoio também o apoio das duas outras coordenadoras, Mônica Gerardi e Rosângela Paz, bem como da diretora, Maria Goretti Pires Giner Machado Rosa.

Professores Rosângela, Maria Goretti, Ricardo e Mônica na escola municipal da Topolândia

Na chegada à escola municipal da Topolândia, os estudantes de física do IFSP foram recebidos pela professora Mônica e foram encaminhados para a sala do laboratório de ciências, com equipamentos para exibição de vídeos e imagens adequados para a realização das palestras propostas.

Ricardo, Jessica, Gabriel, Rafael Morais e Rafael Brock na escola municipal da Topolândia

Alunos de diferentes turmas foram convidados para assistir as palestras, de acordo com os seus interesses mais intensos por temas científicos. No intervalo das aulas da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala de professores da escola municipal da Topolândia e explicou para os docentes desta instituição os temas das quatro palestras que seriam realizadas pelos estudantes do IFSP.

Docentes na sala dos professores da escola municipal da Topolândia

Antes de se iniciarem as palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou de forma resumida os trabalhos que seriam apresentados pelos seus quatro orientandos; além disso ele explanou um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba e a respeito dos cursos existentes nesta instituição federal de ensino e sobre a forma de ingressar neles. Foram também apresentados alguns experimentos de física (tais como o aparelho para levitação magnética de uma esfera e a bola de plasma) aos alunos presentes para despertar a curiosidade deles a respeito do estudo dos conceitos científicos envolvidos nos fenômenos observados.

Alunas da escola da Topolândia interagem com uma bola de plasma

A primeira palestra foi realizada pelo estudante do curso de licenciatura em física Gabriel Luz e teve como título uma pergunta: “Tempo é relativo?”. Gabriel realizou uma breve introdução aos conceitos da Teoria da Relatividade que foi desenvolvida pelo físico Albert Einstein nas duas primeiras décadas do século 20. O foco principal de sua apresentação, no entanto, foram as consequências físicas dos dois postulados desta teoria, em especial, o fato de que o tempo passa a ser relativo e a depender da velocidade que se tem e da intensidade do campo gravitacional na posição onde se está localizado.

Palestra de Gabriel na escola municipal da Topolândia

A segunda palestra foi ministrada pela estudante de licenciatura em física Jessica Santana e teve como título “O nascimento de uma estrela”. Jessica iniciou lembrando que uma estrela é um corpo no qual ocorrem reações de fusão nuclear de elementos mais leves (sobretudo, Hidrogênio, o elemento mais leve de todos, com número atômico igual a 1) formando elementos mais pesados; durante estas reações acontece uma liberação de uma grande quantidade de energia.

Palestra de Jessica na escola municipal da Topolândia

A terceira palestra foi ministrada pelo estudante do curso de licenciatura em física Rafael Brock e teve como título “Do Big Bang à Formação das Estrelas”. Rafael procurou trabalhar com o conceito de cosmogênese dos elementos químicos, desde os mais leves até os mais pesados. Para exemplificar melhor as ideias apresentadas ele usou a simulação “Monte um átomo” do site PhET Colorado, disponível gratuitamente para ser acessado aqui.

Palestra de Rafael Brock na escola municipal da Topolândia

A quarta e última palestra desta manhã foi ministrada pelo licenciando em física Rafael Morais e abordou os conceitos de física que aparecem e são trabalhados nas Histórias em Quadrinhos (HQs). Rafael analisou os poderes de alguns super-heróis, em particular de Bobby Drake (o Homem de Gelo) e do Flash.

Palestra de Rafael Morais na escola municipal da Topolândia

Ao final das palestras, alguns alunos da escola municipal da Topolândia conversaram com os estudantes da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba que estavam presentes, sobre algumas das suas dúvidas a respeito dos assuntos científicos que foram abordados nas palestras. Os bolsistas do IFSP agradeceram muito o respeito dos alunos pelas palestras e o empenho dos gestores e professores da escola da Topolândia para que estas quatro apresentações acontecessem com sucesso, de modo a motivar mais alunos para o aprofundamento em assuntos de áreas científicas.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página