Estudantes visitam a exposição "Manguezais – Berçário da Vida"

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 16h03 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h35

No dia 18/08/2023 os estudantes do 2º e 4º módulo do curso Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSP Caraguatatuba visitaram a exposição “Manguezais – Berçário da Vida” no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - MACC. Acompanhados pelas professoras Samara Salamene, Shirley Pacheco de Souza, Maria do Carmo Cataldi Muterle e Marivane Turim Koschevic.

Imagem 1 - Estudantes do técnico em Meio Ambiente, professoras e monitora do MACC.Imagem 1 - Estudantes do técnico em Meio Ambiente, professoras e monitora do MACC.

A exposição teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação dos ambientes costeiros, manguezais e praias, divulgar informações relevantes sobre a conservação, de acordo com a literatura científica e popular, incentivar a interpretação ambiental e estimular as boas práticas sustentáveis.

A atividade foi guiada pela monitora Marli, que apresentou as entidades idealizadoras desse projeto, a Rede Litoral Norte SP de Manguezais, a ONG Caraguatas, Associação Caiçara do Juqueriquerê, Instituto Terra e Mar e o Projeto Terra de Guaiamu, por meio de um vídeo em um dia de limpeza no Manguezal do Camaroeiro. Após, a monitora apresentou a importância do manguezal como um ecossistema regulador do equilíbrio ecológico, berçário da vida marinha, e explicou as diferenças entre os tipos de manguezais existentes, os riscos da poluição desse ecossistema e a importância de preservá-los.

Na sequência os estudantes puderam apreciar as obras expostas, em forma de esculturas, fotos e materiais diversos, que versavam sobre a biodiversidade e diversas características desse ecossistema.

Imagem 2 - Estudantes do técnico em Meio Ambiente na sala de exposição do MACC.Imagem 2 - Estudantes do técnico em Meio Ambiente na sala de exposição do MACC.

Fonte: Profa. Marivane Turim Koschevic