Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática conhecem a Escola municipal bilíngue para surdos Ricardo Luques
Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina Prática de Ensino 2 realizaram uma visita técnico-pedagógica à Escola Municipal Ricardo Luques Sammarco Serra, em Caraguatatuba na última quarta-feira, dia 06/11/2024. A visita, organizada pela professora responsável pela disciplina Drª Marta Senghi Soares, representou uma oportunidade para o grupo de conhecer uma forma de implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que define educação bilíngue de surdos como a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua. O diretor da escola, professor Glauco Polillo apresentou a estrutura e o funcionamento da escola, com visita a algumas salas de aula nas quais havia tradutores intérpretes de Libras na mediação do trabalho pedagógico, visando o acesso dos alunos surdos ao currículo. Na sequência, a professora Pamela Leal fez uma breve exposição sobre as principais características e desafios presentes na educação de surdos e o papel da escola no preparo destes estudantes para a cidadania (incluindo continuidade dos estudos e ingresso na vida produtiva). Houve ainda, com a participação de três tradutores-intérpretes, uma roda de conversa entre estudantes surdos e os estudantes da licenciatura. Esse foi um momento de socialização e aprendizado sobre o papel dos tradutores e acerca da cultura surda. Por fim, o professor Renato Esteves, egresso do curso de licenciatura em Matemática do IFSP, recebeu os estudantes para assistirem uma aula de matemática no contexto de uma escola bilingue. A professora e os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática agradecem à comunidade da Escola Municipal Ricardo Luques por proporcionar essa oportunidade de aprendizado e se colocam à disposição para futuras parcerias.
Figura 1: Prof. Renato Esteves
Figura 2: Roda de conversa
Figura 3: Sala aula
Fonte: Prof.ª Drª Marta Senghi Soares
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