Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Estudantes do câmpus participaram do XI Encontro de Física do ITA
Início do conteúdo da página
Encontro de Física

Estudantes do câmpus participaram do XI Encontro de Física do ITA

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 22h28 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h45

Entre os dias 10 e 14 de julho de 2017, dois estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram do XI Encontro de Física do ITA (XI EFITA) que ocorreu no auditório do  Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte – LCFT do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado na cidade de São José dos Campos (SP). A abertura do XI EFITA foi proferida pelo Prof. Dr. José Goldemberg (USP), cuja palestra discorreu sobre “A situação energética no Brasil”.

Alunos e professores que participaram do XI EFITAAlunos e professores que participaram do XI EFITA

 

O encontro envolveu temas sobre a situação energética do Brasil, abordando os seguintes cursos no âmbito da Física: “Física de Plasmas e Descargas Elétricas”, “Ablação a laser e separação de isótopos” e “Reações nucleares”. No evento ocorreram os seguintes seminários: “Átomos frios e núcleos leves: uma Física universal”, “Sólitons: dos canais escoceses para o universo”, “Do núcleo às estrelas”, “Tecnologia de plasma aplicada a engenharia de materiais”, “Nanomateriais: sínteses e aplicações”, “O laboratório de bioengenharia do ITA – A realidade do conhecimento compartilhado”, “Teoria do caos aplicada a plasmas espaciais e astrofísicos”, “Cosmologia - A origem, evolução e composição do universo” e “Influência de raios-x em mundos congelados do sistema solar e suas implicações nas áreas de astroquímica e astrobiologia”. Durante o EFITA aconteceram também visitas à Embraer, à Avibrás, ao INPE, aos laboratórios do IEAv e aos seguintes laboratórios e centros do ITA: laboratório de plasmas e processos; laboratório de óptica e espectroscopia; laboratório de nanotecnologia; laboratório de engenharia aeronáutica (Feng); Centro de Competência em Manufatura (CCM). A estudante Adriana de Andrade do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira participou do EFITA com a apresentação de pôster. O estudante Lyanderson Santos da Costa do segundo semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba participou também das diversas atividades (cursos e seminários) que ocorreram durante o EFITA.

Adriana ao lado do pôster exposto no XI EFITAAdriana ao lado do pôster exposto no XI EFITA

O pôster de autoria de Adriana de Andrade e Ricardo Roberto Plaza Teixeira apresentado no tópico de ensino de Física foi intitulado “A educação científica no ensino fundamental na perspectiva CTSA viabilizada por meio de oficinas de experimentos”. Ele analisou a pesquisa de iniciação científica de título “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais”, concluída pela estudante Adriana no ano de 2016 e que teve por objetivo investigar como o uso de experimentos manipuláveis de baixo custo pode auxiliar na compreensão de conteúdos sistematizados pelas diferentes ciências naturais, e como a contextualização desses conceitos e leis científicos podem motivar o aluno para que tenha uma visão mais abrangente e completa da realidade, de modo que consiga compreender de forma significativa os conteúdos disciplinares.

Estudantes Adriana e Lyanderson do IFSP Caraguatatuba presentes no XI EFITAEstudantes Adriana e Lyanderson do IFSP Caraguatatuba presentes no XI EFITA

Um projeto educacional que dialogou com a pesquisa de iniciação científica “Abordagens interativas: recursos tecnológicos e utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ciências naturais”, realizada pela estudante Adriana de Andrade no IFSP-Caraguatatuba em 2017, e que chamou muito a atenção foi a “sala inteligente”, coordenada pelo Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano, que a apresentou aos participantes interessados durante o XI EFITA. A “sala inteligente” é um laboratório de informática, ciências e multimídia que é pensado para trabalhos em grupos. A proposta desta sala é o professor criar situações em que descubra habilidades dos seus alunos: por meio de uma situação problema, os alunos escolhem o método para analisar e conhecer melhor o conceito apresentado pelo professor, de modo que o estudante aprenda de forma contextualizada os conceitos da Física a serem pesquisados. Com isso, os estudantes desenvolvem habilidades sobre o assunto, aprofundando-se nos temas investigados. Toda a potencialidade dos experimentos analisados é analisada, provocando um aprendizado mais motivador do que seria obtido pelo método tradicional usando apenas lousa e giz. A estudante Adriana de Andrade conseguiu aproveitar muitas informações obtidas durante a palestra, angariando conhecimento para sua iniciação científica que está sendo desenvolvida em 2017 e abrindo novos horizontes para a continuação dos seus estudos após a conclusão do curso de Licenciatura em Matemática.

Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano juntamente com a estudante Adriana de AndradeProf. Dr. José Silvério Edmundo Germano juntamente com a estudante Adriana de Andrade

 No encontro os estudantes do IFSP Câmpus Caraguatatuba puderam encontrar, durante a avaliação dos pôsteres, o Prof. Dr. Tiago de Jesus Santos que lecionou no primeiro semestre de 2017 no IFSP Caraguatatuba para os cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. Adicionalmente o Prof. Dr. Manuel Malheiro (do ITA) acolheu com atenção os licenciandos do IFSP-Caraguatatuba, orientando-os com respeito a diversas dúvidas e questões. A avaliação geral foi que o encontro foi muito proveitoso em termos acadêmicos para todos os participantes.

Professores Tiago de Jesus e Manuel Malheiro juntamente com os estudantes Adriana e Lyanderson do IFSP CaraguatatubaProfessores Tiago de Jesus e Manuel Malheiro juntamente com os estudantes Adriana e Lyanderson do IFSP Caraguatatuba

O EFITA é um evento acadêmico muito importante no âmbito da Física e do ensino de Física e também para a divulgação científica sobre o desenvolvimento tecnológico do país e do mundo. O IFSP agradece ao ITA a oportunidade concedida aos seus estudantes para que participassem do XI EFITA. Os licenciandos Adriana de Andrade e Lyanderson Santos da Costa consideraram muito importante para a sua formação acadêmica a oportunidade de poder participar do evento, sobretudo para o planejamento de projetos de pesquisa e de atividades científicas experimentais educacionais e de extensão com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência. Eles relataram também que descobriram campos da Física que gostariam de estudar no futuro. A participação de estudantes universitários em eventos acadêmicos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e científico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página