Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes de Licenciatura em Física realizaram palestras científicas no CIDE Tinga

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 09h14 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 09h16

Na manhã do dia 25 de outubro de 2017, quarta-feira, entre 10h00 e 12h00, seis estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profa. Maria Aparecida de Carvalho, do CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) Tinga, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras educacionais de caráter científico. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Julia Cristina Barbosa Lucoveis e Ruy Guilherme Farias Santos Bastos) e pelo bolsista de pesquisa de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Bolsistas presentes no CIDE Tinga junto com professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com Clarissa Cunha Mansour (que é chefe de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba) e com a professora Carolina Chiappini (que cuida do apoio pedagógico na área de ciências da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba). As atividades realizadas contaram com a presença tanto de Clarissa Mansour, quanto de Marcia Oliveira da Cruz que cuida do apoio pedagógico na área de matemática da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Após chegarem ao CIDE Tinga, eles foram recebidos pelo professor Elton Carlos Eller Pedrozo que é diretor da EMEF Profa. Maria Aparecida de Carvalho e gentilmente explicou aos bolsistas um pouco acerca desta escola.

Professores Ricardo e Elton

O professor Ricardo Plaza teve a oportunidade de conversar com os docentes desta escola, na sala dos professores, durante o intervalo da manhã, esclarecendo os propósitos das palestras educacionais científicas de seus bolsistas. De acordo com o professor Ricardo Plaza – que é também coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – um dos objetivos desta atividade foi estreitar as relações existentes entre o IFSP-Caraguatatuba e escolas públicas municipais de modo a colaborar para a melhoria da qualidade de ensino e a valorização da ciência.

Professor Ricardo Plaza com professores do CIDE Tinga

Os alunos presentes nas atividades eram das turmas de 9º ano de ensino fundamental e estavam acompanhados pela sua professora de ciências, Lediane Aparecida Xavier.

Professores Ricardo e Lediane

Os alunos de ensino fundamental presentes participaram ativamente das atividades educacionais propostas realizando questões interessantes e procurando esclarecimentos, inclusive após o término das palestras.

Alunos dos 9º anos da EMEF Profa. Maria Aparecida de Carvalho presentes nas palestras

A primeira apresentação desta manhã foi realizada pelo licenciando em física Rafael Brock sobre o uso de simulações no ensino de disciplinas científicas, como é o caso da física e da química. Para exemplificar, ele apresentou a simulação “Monte um átomo” (disponível no site https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom>) com a qual construiu os primeiros átomos da Tabela Periódica, a partir de “recipientes” contendo prótons, nêutrons e elétrons, para a montagem dos átomos.

Apresentação de Rafael Brock no CIDE Tinga

Na sequência, o bolsista Ruy analisou a física presente nas Histórias em Quadrinhos (HQs), abordando características de super-heróis tais como o Homem-Aranha e o Flash. Ele procurou na sua apresentação explicar conceitos importantes da área de física, tais como os conceitos de força e de energia.

Apresentação de Ruy no CIDE Tinga

A palestra seguinte foi ministrada pela estudante universitária de física Julia e intitulada “Percepção de espectros de luz não-visível por animais”. No transcorrer de sua apresentação ela procurou analisar as diferentes formas pelas quais diversos tipos de animais enxergam. Para ajudar na explicação ela utilizou o vídeo “Como os animais veem o mundo”: <https://www.youtube.com/watch?v=SBzJDisPLrg>.

Apresentação de Julia no CIDE Tinga

O licenciando em física Kauã realizou uma apresentação sobre o Efeito Magnus que explica o comportamento de trajetórias curvas realizadas por objetos que giram, tais como esferas e cilindros.

Apresentação experimental feita por Kauã no CIDE Tinga

O estudante de física Rafael Morais realizou então uma apresentação sobre as estrelas, explicando as diferentes fases pelas quais elas passam, desde a sua formação até a sua “morte”, conferindo ênfase para as suas características, tais como massa, temperatura e composição química.

Apresentação de Rafael Morais no CIDE Tinga

Para encerrar as apresentações, o estudante universitário Diego realizou então uma palestra sobre dois temas muito debatidos pelos físicos, atualmente – matéria escura e energia escura – mas ainda muito pouco compreendidos, o que indica que nas próximas décadas deverá existir um grande esforço científico internacional de modo a explicar a sua natureza.

Apresentação de Diego no CIDE Tinga

Entre as palestras realizadas, o professor Ricardo Plaza procurou informar os estudantes presentes sobre a história do Instituto Federal de São Paulo, sobre as formas de ingresso nos seus diferentes cursos superiores e técnicos e, de modo mais específico, sobre o curso de Licenciatura em Física que é coordenado por ele no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Enfatizou também que o IFSP é uma instituição voltada para alunos que gostem de estudar e que queiram desenvolver pesquisas em diferentes áreas de conhecimento.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página