Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes de Física realizaram palestras na Escola Maria Aparecida Ujio
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes de Física realizaram palestras na Escola Maria Aparecida Ujio

Publicado: Sábado, 20 de Outubro de 2018, 11h16 | Última atualização em Sábado, 20 de Outubro de 2018, 11h50 | Acessos: 1252

No dia 11 de outubro de 2018, quinta-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de licenciatura em física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Ujio, localizada no bairro Porto Novo, no município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Física e Astrofísica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades com propósitos científicos foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Jessica de Oliveira Santana e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, e pelos bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas (com bolsa FAPESP) e Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da Escola Maria Aparecida Ujio presentes durante as palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a coordenadora Natalia Siqueira Pinto Macedo e com o professor Gilmar Pozo, ambos docentes da escola Maria Aparecida Pozo. A atividade teve apoio também o apoio do professor Fabio Luis dos Santos Coelho que é diretor da escola Maria Aparecida Ujio.

Professores Ricardo e Gilmar

Na chegada à escola Maria Aparecida Ujio, os estudantes de física do IFSP-Caraguatatuba foram recebidos pela professora Natália e pelo professor Gilmar e foram encaminhados para uma sala bem ampla e confortável, com equipamentos para exibição de vídeos e imagens adequados para a realização das palestras planejadas.

Professores Ricardo e Natalia

Alunos de diferentes turmas foram convidados para assistir as palestras, de acordo com os seus interesses mais intensos por temas científicos. Diversos professores acompanharam estes alunos durante os momentos em que as palestras foram ministradas.

Ryan, Larissa, Jessica, Kaua e Ricardo

No intervalo das aulas da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala de professores da escola Maria Aparecida Ujio e explicou para os docentes desta instituição os temas das quatro palestras que seriam realizadas pelos estudantes do IFSP. Neste momento ele encontrou o professor Wilton dos Santos Vieira que se formou no curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba e também foi, durante a graduação, bolsista orientado pelo professor Ricardo Plaza.

Docentes na sala dos professores da escola Maria Aparecida Ujio

Também estava presente nesta manhã, Eber da Motta Medeiros Junior, que foi estudante do IFSP-Caraguatatuba e bolsista orientado pelo professor Ricardo Plaza e que hoje trabalha como servidor nesta escola.

Eber e Ricardo

O apoio para o funcionamento dos equipamentos audiovisuais foi dado por Francisco da Silva Junior que trabalha nesta escola e estuda no período noturno no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, tendo sido aluno do professor Ricardo Plaza no primeiro semestre de 2018, na disciplina “História da Ciência e Tecnologia”.

Francisco e Ricardo

Antes de se iniciarem as palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou as palestras que seriam apresentadas pelos seus quatro orientandos, e explicou um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba e a respeito dos cursos existentes nesta instituição federal de ensino. Foram também apresentados alguns experimentos interessantes de física (tais como o aparelho de levitação magnética e a bola de plasma) aos alunos presentes para despertar a curiosidade deles a respeito dos conceitos científicos envolvidos nos fenômenos observados.

Aluna da escola Maria Aparecida Ujio interage com uma bola de plasma

A primeira palestra foi realizada pelo estudante do curso de licenciatura em física Ryan Montemor e teve como eixo temático o estudo de exoplanetas. Para exemplificar melhor o trabalho sutil de detecção de exoplanetas (planetas orbitando outras estrelas que não sejam o Sol), Ryan utilizou o programa de simulação “Kepler Exoplanet Transit Hunt” (“Caçador de Exoplanetas pelo Método de Trânsito com o Telescópio Kepler”), disponível para ser acessado gratuitamente aqui.

Palestra de Ryan na escola Maria Aparecida Ujio

A segunda palestra foi ministrada pela estudante de licenciatura em física Jessica Santana e versou sobre a física envolvida no nascimento, na vida e na morte das estrelas. Jessica deu ênfase para a forma como os diferentes elementos químicos são formados dentro das estrelas a partir de reações de fusão nuclear.

Palestra de Jessica na escola Maria Aparecida Ujio

A terceira palestra foi ministrada pela estudante do curso de licenciatura em física Larissa Comodoro e abordou diversas questões envolvidas no estudo das ondas gravitacionais. Dentre outros assuntos trabalhados, Larissa explicou a forma como as ondas gravitacionais foram detectadas pela primeira vez pelo detector LIGO – “Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory” (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”) nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2015. Um vídeo interessante e curto (de 13 segundos) com uma “tradução” na forma de som (“gorjeio” ou “chirp”, em inglês) das ondas gravitacionais detectadas em 2015 pelo LIGO, está disponível para ser escutado aqui.

Palestra de Larissa na escola Maria Aparecida Ujio

A quarta e última palestra desta manhã foi ministrada pelo licenciando em física Kaua Freitas e abordou alguns conceitos de ótica, tanto teoricamente, quanto experimentalmente. Kaua procurou trabalhar com o conceito de raio de luz e sobre a forma como ele se propaga até atingir o nosso olho.

Palestra de Kaua na escola Maria Aparecida Ujio

Kaua trouxe, para exemplificar os conceitos abordados em sua palestra, uma espécie de “máquina fotográfica gigante”, na verdade um cubo bem grande feito de papelão com um buraco para colocar a cabeça nossa dentro dele e um pequeno furo por onde a luz pode entrar. No pátio da escola Maria Aparecida Ujio diversos alunos puderam experimentar o modo como a imagem é formada dentro desta máquina fitográfica gigante!

Kaua em atividade experimental na Escola Maria Aparecida Ujio

Os bolsistas do IFSP agradeceram muito o empenho dos gestores e professores da escola Maria Aparecida Ujio para que estas quatro palestras acontecessem com sucesso, de modo a motivar mais alunos a estudarem mais sobre temas científicos.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página