Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes de Física realizaram palestras científicas na Escola Euclydes Ferreira

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 23h37 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h23

Na manhã do dia 10 de outubro de 2017, terça-feira, entre 10h00 e 12h00, sete estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euclydes Ferreira, localizada no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras científicas. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Julia Cristina Barbosa Lucoveis) e pelo bolsista de pesquisa de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Bolsistas presentes na Escola Euclydes Ferreira junto com professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza e a professora Carolina Chiappini que cuida do apoio pedagógico na área de ciências da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Segundo o professor Ricardo Plaza – que é também coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – o objetivo foi estreitar as relações entre o IFSP-Caraguatatuba e escolas públicas municipais de modo a colaborar para a valorização da ciência e da educação científica.

Professores Ricardo Quirino Carolina Chiappini e Ricardo Plaza

Por meio do diálogo estabelecido com a professora Marta Regina de Santana, coordenadora de Ensino Fundamental da EMEF Euclydes Ferreira, decidiu-se pela visita da equipe de bolsistas a esta escola com o objetivo de realizar apresentações e palestras em áreas da física e da astronomia para estudantes escolhidos a partir de seus interesses por assuntos científicos. Esta escola é parte do CIDE Sul (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional), um complexo educacional situado no bairro do Perequê-Mirim, em Caraguatatuba.

Professores Ricardo Plaza e Marta Santana

Além das professoras Carolina e Marta, o professor Ricardo Quirino Alves de Sousa, que cuida do apoio pedagógico na área de geografia da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba também esteve presente no dia das palestras. Os estudantes convidados para assistirem as palestras dos universitários do IFSP-Caraguatatuba estavam acompanhados por diversos de seus professores, dentre os quais os professores Ana Rosa Sena e Fernando Santana, que lecionam a disciplina de ciências.

Estudantes e professores da Escola Euclydes Ferreira presentes nas palestras

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à EMEF Euclydes Ferreira às 09h30. Eles foram recebidos pela coordenadora Marta Santana e pelos professores Carolina Chiappini e Ricardo Quirino, e se deslocaram para uma sala de aula específica, na qual ocorreram as apresentações. Estudantes de ensino fundamental da escola interessados pelas áreas das disciplinas das ciências naturais foram convidados a participar das atividades realizadas que utilizaram imagens, vídeos, simulações e experimentos, com o objetivo de despertar a curiosidade por áreas da Física e de outras ciências, bem como incentivar a dedicação dos alunos aos estudos.

Professores Fernando Santana, Ricardo Plaza e Ana Rosa Sena

A apresentação inicial da manhã foi ministrada pela estudante universitária Julia que discutiu diferentes aspectos cosmológicos relacionados a temas estudados pela astrofísica: a Teoria do Big Bang, a expansão do universo, a inflação cósmica no início desta expansão e a denominada “teoria dos multiversos”.

Apresentação de Julia na Escola Euclydes Ferreira

Na sequência, foi realizada uma apresentação pelo estudante de física Rafael Brock sobre o uso de simulações na educação científica. Em particular ele apresentou a simulação “Monte um átomo” (disponível no site https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom>) que permite construir átomos com número atômico entre 1 e 10, a partir da inserção de prótons, nêutrons e elétrons.

Apresentação de Rafael Brock na Escola Euclydes Ferreira

Na sequência das apresentações, o licenciando em física Kauã realizou uma apresentação que envolveu um experimento de cinemática que foi apresentado aos alunos com o objetivo de estimar o local de queda de uma pequena esfera após descer por um cano curvo e inclinado.

Apresentação de um experimento por Kauã na Escola Euclydes Ferreira

Em seguida, o extensionista Rafael Morais, realizou uma palestra sobre astrofísica estelar, durante a qual apresentou algumas características físicas e químicas das estrelas, bem como as diferentes etapas e destinos possíveis da vida de estrelas desde a sua criação até a sua “morte”.

Apresentação de Rafael Morais na Escola Euclydes Ferreira

O bolsista de extensão Diego realizou então uma palestra sobre dois problemas em aberto na astrofísica atual: matéria escura e energia escura. Ele procurou esclarecer como os físicos chegaram à conclusão sobre a existência de cada um destes dois fenômenos e também sobre quais os desafios postos para o futuro nestas áreas de conhecimento.

Apresentação de Diego na Escola Euclydes Ferreira

Na sequência foi apresentada a palestra sobre a ciência na ficção científica pelo licenciando em física, Rafael Sorensen. Ele procurou caracterizar o que é ficção científica, exemplificando por meio de obras literárias e de filmes. Além disso, procurou refletir com os estudantes sobre “erros científicos” existentes em algumas obras cinematográficas, tais como nos filmes da saga “Guerra nas Estrelas”.

Apresentação de Rafael Sorensen na Escola Euclydes Ferreira

Por fim, o estudante universitário Rodrigo realizou uma apresentação sobre partículas elementares, interações fundamentais da matéria, aceleradores de partículas e modelo padrão. Rodrigo procurou enfatizar o modo como a ciência origina-se do casamento entre a admiração e o ceticismo.

Apresentação de Rodrigo na Escola Euclydes Ferreira

Durante a manhã, entre as palestras, o professor Ricardo Plaza procurou informar os estudantes presentes acerca da história do IFSP-Caraguatatuba, sobre as formas de ingresso em seus cursos superiores e em seus cursos técnicos e, mais especificamente, sobre o curso de Licenciatura em Física. Enfatizou também que o IFSP é uma instituição voltada para alunos que gostam de estudar, inclusive para aqueles que queiram desenvolver pesquisas em diferentes áreas de conhecimento.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página