Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes de Física realizaram palestras científicas na Escola Dr. Carlos

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 17h28 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 17h29

Na manhã do dia 16 de novembro de 2017, quinta-feira, entre 10h00 e 11h40, seis estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras educacionais de caráter científico para alunos do 5º ano do ensino fundamental desta escola. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Rafael do Nascimento Sorensen e Ruy Guilherme Farias Santos Bastos) que são orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Bolsistas presentes na Escola Dr. Carlos junto com professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas com o apoio da professora Carolina Chiappini que cuida do apoio pedagógico na área de ciências da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba e que esteve presente durante as apresentações.

Professores Carolina e Ricardo na Escola Dr. Carlos

Professores Carolina e Ricardo na Escola Dr. Carlos

Após chegarem à Escola Dr. Carlos, o professor Ricardo e seus bolsistas foram recebidos pela professora Fabiana Miranda Matos que é coordenadora desta escola municipal e conduziu a equipe para a sala de aula onde foram realizadas as palestras.

Professores Fabiana e Ricardo na Escola Dr. Carlos

A professora Meire Cubas de Siqueira, que leciona para a classe de alunos do 5º ano que assistiram as palestras, esteve presente acompanhando as atividades durante todas as apresentações.

Professores Ricardo e Meire na classe onde as apresentações foram realizadas

Os alunos que assistiram as seis palestras científicas que foram realizadas nesta manhã se mostraram bastante empolgados por aprender acerca de conhecimentos científicos complexos relacionados a áreas da física, da astronomia e da biologia.

Alunos da escola Dr. Carlos que assistiram as palestras científicas

O professor Ricardo Plaza inicialmente apresentou os estudantes de Licenciatura em Física que estavam presentes e explicou aos alunos a respeito das características de disciplinas científicas como a física e a astronomia.

Alunos da Escola Dr. Carlos com professores Ricardo, Carolina e Meire

A primeira apresentação desta manhã foi realizada pela licencianda em física Julia e abordou o tema das diferentes formas de visão que diversos tipos de animais têm. Em sua palestra, como forma de motivação, ela apresentou o interessante vídeo de quatro minutos denominado “Como os animais veem o mundo” que está disponível para ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=SBzJDisPLrg>.

Apresentação de Julia na Escola Dr. Carlos

A apresentação seguinte foi feita pelo estudante de graduação em física Rafael Sorensen e abordou o tema da Gravidade, discutindo a evolução histórica do estudo da gravitação. Durante a apresentação, foram apresentados dois vídeos para refletir sobre os conceitos trabalhados. Um dos vídeos mostrou o que acontece quando um astronauta na Estação Espacial Internacional torce um pano molhado; este vídeo está disponível para ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=OmVAUHSoU-o>. O outro vídeo é uma animação de caráter didático, denominada “Quer que desenhe – Gravidade” e que está disponível para ser assistida em: <https://www.youtube.com/watch?v=jSSVmJItv8E>.

Apresentação de Rafael Sorensen na Escola Dr. Carlos

O estudante de licenciatura em física Kauã realizou então uma apresentação experimental sobre o Efeito Coanda que está associado à tendência de um filete de um fluido em escoamento permanecer unido a uma superfície curva adjacente. Este efeito é estudado de modo mais detalhado na área da física denominada mecânica dos fluidos e é consequência de forças associadas à viscosidade dos fluidos. Ele ajuda a explicar a sustentação de pesados aviões a partir do fluxo de ar sobre a superfície de suas asas.

Apresentação experimental feita por Kauã na Escola Dr. Carlos

Na sequência, o estudante universitário de física Ruy analisou diversas questões que são feitas e que podem ser explicadas por meio da física, tais como: Por que o céu é azul? Por que o forno micro-ondas é diferente do forno de fogão? O que é o vento? No início de sua apresentação, para provocar uma reflexão mais intensa por parte dos alunos presentes, ele mostrou como manter uma caneta ou uma moeda grudada na parede sem cola.

Apresentação de Ruy na Escola Dr. Carlos

Em seguida, o estudante de física Diego realizou então uma palestra sobre alguns conceitos básicos conhecidos acerca de astronomia e de astrofísica. De modo a provocar uma reflexão acerca da alguns dos temas astronômicos abordados, ele apresentou cenas associadas ao filme “A era do gelo” em que o esquilo Scrat acaba se tornando uma espécie de “astronauta” involuntário em uma nave espacial que encontra ao tentar esconder uma noz pela qual ele é obcecado; estas cenas podem ser vistas no curta “A era do gelo – Scrat no espaço” em: <https://www.youtube.com/watch?v=xyfu8pv5nws>.

Apresentação de Diego na Escola Dr. Carlos

A última apresentação da manhã foi realizada pelo estudante de física Rafael Morais e teve como tema “O Sistema Solar”. Por meio de slides ele explicou um pouco acerca das propriedades físicas e químicas do Sol e dos oito planetas que orbitam em torno dele: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esta apresentação procurou dar sequência aos conceitos trabalhados na palestra anterior pelo bolsista Diego.

Apresentação de Rafael Morais na Escola Dr. Carlos

Após as palestras realizadas, o professor Ricardo Plaza apresentou alguns experimentos de física que foram reproduzidos para todos os alunos na forma de demonstrações científicas: o levitador magnético, a bola de plasma, um pequeno aparelho que permite concluir que nós podemos produzir e conduzir correntes elétricas, etc.

Alunos verificam que podem produzir e conduzir pequenas correntes elétricas

Os alunos revelaram muito interesse por todas as atividades acadêmicas que foram realizadas e mostraram um verdadeiro espírito científico, tanto de questionamento, quanto de admiração perante os novos conhecimentos adquiridos e, em particular, pelos conceitos e experimentos de física apresentados.

Alunos verificam propriedades da bola de plasma

A equipe de bolsistas presentes agradece profundamente às professoras Carolina, Fabiana e Meire, bem como à toda comunidade da Escola Dr. Carlos, pela oportunidade de poderem realizar estas atividades de divulgação científica.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página