Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes de Física realizaram atividades de divulgação científica na Escola Trombini

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 10h43 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h26

Na manhã do dia 13 de setembro de 2017, quarta-feira, entre 09h50 e 12h20, oito estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Comendador Mário Trombini, localizada no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades educacionais e científicas. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Thiffany Souza do Nascimento, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Julia Cristina Barbosa Lucoveis) e pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Bolsistas presentes na escola Trombini junto com professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial com a diretora da escola, professora Mariza Batista Carias Bonanati, que organizou estas atividades com o apoio de outros professores da sua instituição escolar.

Professores Mariza e Ricardo

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola Trombini às 09h30. Eles foram recebidos pela professora Mariza e se deslocaram para uma sala de aula específica, preparada para as apresentações. A professora mediadora de conflitos Rossane Lemos forneceu todo o apoio necessário para que as atividades ocorressem sem nenhum problema: a equipe de bolsistas agradece profundamente o auxílio fornecido pela professora Rossane.

Professores Rossane e Ricardo

Os estudantes de ensino médio da escola com mais interesses pelas áreas das disciplinas das ciências naturais foram convidados a participar das atividades realizadas que utilizaram imagens, vídeos, simulações e experimentos, com o objetivo de despertar a curiosidade por áreas da Física e de outras ciências, bem como incentivar a dedicação dos alunos aos estudos.

Alunos da Escola Trombini presentes nas atividades realizadas

Antes do início das apresentações, no intervalo da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores desta escola, onde explicou rapidamente aos docentes presentes os objetivos das atividades que foram realizadas nesta manhã.

Professor Ricardo junto com docentes da escola Trombini na sala dos professores

A apresentação inicial foi ministrada pela estudante universitária Julia e discutiu as diferentes teorias existentes sobre o universo, em particular a denominada teoria dos multiversos. Julia dentre outros temas discorreu sobre a etapa inicial de evolução do universo denominada como “inflação”. Nesta e em outras apresentações foram utilizados vídeos do excelente canal Nerdologia do YouTube que estão disponíveis no link: <https://www.youtube.com/user/nerdologia>.

Apresentação de Julia

Na sequência foi apresentada a palestra sobre a ciência na ficção científica pelo estudante de física, Rafael Sorensen. Ele procurou refletir sobre o que é ficção científica, exemplificando por meio de obras literárias e de alguns filmes mais conhecidos como Planeta dos Macacos, Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas. Foi abordada também a especulação sobre o uso de buracos de minhoca para poderem existir naves viajando com velocidades maiores que a velocidade da luz.

Apresentação de Rafael Sorensen

Na sequência o estudante de Física, Rafael Morais, realizou uma palestra sobre a “vida” das estrelas: nela ele discutiu sobre a classificação das estrelas que existem e sobre as consequências nas suas vidas dos valores de suas massas. Ele também explicou a respeito das supernovas e sobre de onde são formadas as estrelas.

Apresentação de Rafael Morais

O universitário Diego realizou então uma palestra sobre matéria escura e energia escura, procurando esclarecer por que estas são duas das questões mais importantes sem respostas na física atual. Diego explicou, por exemplo, como surgiu o conceito de matéria escura a partir das velocidades de rotação de estrelas periféricas em torno dos centros de galáxias, dando ênfase para as discrepâncias existentes entre os valores previstos teoricamente e os valores experimentais, o que indica que deve haver seis vezes mais massa nas galáxias do que o valor das massas que conseguimos observar a partir dos atuais instrumentos de detecção.

Apresentação de Diego

Foi realizada então pelo bolsista de iniciação científica – com bolsa da Fapesp – Rafael Brock uma palestra sobre o uso das simulações no ensino de física e de astronomia. Rafael procurou explicar os movimentos que existem em sistemas estelares com dois, com três e com quatro corpos, por meios de simuladores gratuitos e disponíveis na internet que podem ser utilizados para entender melhor, por exemplo, os movimentos de planetas em torno do Sol e de satélites em torno de planetas. Ele usou com este objetivo, mais especificamente, o simulador “Meu sistema solar” (“My solar system”), disponível no site do “PhET” no link: <https://phet.colorado.edu/sims/my-solar-system/my-solar-system_en.html>.

Apresentação de Rafael Brock

Na sequência, o extensionista Rodrigo realizou uma apresentação sobre partículas elementares, interações fundamentais da matéria, modelo padrão e aceleradores de partículas, como o LHC – Large Hadrons Collider (“Grande Colisor de Hadrons”). Rodrigo procurou explicar a estrutura da tabela do denominado “modelo padrão” das partículas elementares, em particular a respeito dos quarks (como o “up”), dos léptons (como o “elétron”) e dos bósons mediadores das interações fundamentais (como o “fóton”).

Apresentação de Rodrigo

Na sequência das apresentações, o licenciando em física Kauã realizou uma apresentação audiovisual intitulada “Bobina de Tesla: Uso de experimentos de baixo custo dentro da divulgação científica”. Kauã procurou destacar inicialmente a importância do físico Nikola Tesla na história da ciência. Em seguida ele explicou o que é uma corrente elétrica de modo didático e apresentou uma “receita” para a elaboração de uma pequena bobina de Tesla, com materiais de baixo custo.

Apresentação de Kauã com uma demonstração a respeito de uma bobina de Tesla

A apresentação final que foi realizada pela universitária Thiffany, teve como tema a presença das mulheres na astronomia. Ela utilizou um vídeo que destacou a importância que tiveram diversas mulheres de destaque em diferentes campos da astronomia, inclusive de mulheres brasileiras. Ela também lembrou que os cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba contam com significativas quantidades de alunas no seu corpo discente e são oportunidades reais para as jovens que queiram se aprofundar em áreas científicas em nível superior.

Apresentação de Thiffany

Entre as apresentações que ocorreram neste dia, o professor Ricardo Plaza procurou fazer demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, tais como o equipamento de levitação magnética e a bola de plasma. Ele também informou os estudantes presentes acerca da história do IFSP-Caraguatatuba, sobre as formas de ingresso em seus cursos superiores e, mais especificamente, sobre o curso de Licenciatura em Física.

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página