Início > O que é? > Notícias > Estudantes de Física realizaram apresentações científicas na Escola Aurea
Educação Científica

Estudantes de Física realizaram apresentações científicas na Escola Aurea

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 11h40 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 11h40 | Acessos: 1431

No dia 02 de outubro de 2018, terça-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de licenciatura em física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Aurea Moreira Rachou, localizada no bairro do Sertão da Quina, próximo à praia de Maranduba, no município de Ubatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Física, Astronomia e Astrofísica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades com propósitos científicos foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana e Gabriel Xavier Luz, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Aurea presentes durante as palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a coordenadora da escola Aurea, professora Roberta Felipe de Jesus Oliveira. A atividade teve apoio também do professor mediador Paulo Moraes, do diretor Renato Jorge Felismino e da vice-diretora Marisa de Castro Galdino.

Professores Ricardo, Roberta, Marisa e Paulo na escola Aurea

Na chegada à escola Aurea, os estudantes de física da equipe de bolsistas de extensão do IFSP foram recebidos pela professora Roberta e pelo professor Paulo e foram encaminhados para uma sala com computadores e equipamentos para exibição de vídeos e imagens, adequada para a realização das palestras propostas.

Larissa, Rafael Morais, Gabriel, Henrique e professor Ricardo Plaza na escola Aurea

Alunos de diferentes turmas de ensino médio foram convidados para assistirem as palestras, de acordo com os seus maiores interesses por temas científicos. Antes do início das palestras, no intervalo da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala de professores da escola Aurea conversando com os docentes desta instituição de modo a explicar os temas das quatro palestras que seriam realizadas para alunos desta instituição de ensino.

Docentes na sala dos professores da escola Aurea

Antes de se iniciarem as palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou de forma resumida os trabalhos dos seus quatro orientandos que iriam realizar apresentações de divulgação científica; além disso ele explanou um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba e a respeito dos cursos existentes nesta instituição federal de ensino e da forma de ingressar neles. Foram também apresentados alguns experimentos de física (tais como a bola de plasma e o levitador magnético) aos alunos da escola Aurea para despertar a curiosidade deles a respeito do estudo dos conceitos de física envolvidos nos fenômenos observados.

Alunos da escola Aurea interagem com uma bola de plasma

A primeira palestra desta manhã foi realizada pela estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro e teve como tema central as propriedades e características físicas das ondas gravitacionais que foram pela primeira vez detectadas bem recentemente, em setembro de 2015.

Palestra de Larissa na escola Aurea

A segunda palestra deste dia foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Henrique Madeo e teve como tema central o estudo da Galáxia de Andrômeda. Henrique procurou definir o que é uma galáxia e abordou algumas das características de Andrômeda (a galáxia mais próxima da nossa galáxia, a Via Láctea), tais como o seu tamanho e o número de estrelas existentes nela.

Palestra de Henrique na escola Aurea

A terceira palestra foi ministrada pelo estudante do curso de licenciatura em física Gabriel Luz e teve como objetivo ser uma introdução à Teoria da Relatividade desenvolvida pelo físico Albert Einstein no início do século 20. Gabriel explicou, por exemplo, a respeito do famoso paradoxo dos gêmeos proposto por Einstein para ressaltar as consequências inusitadas da teoria da relatividade, tal como o fato de que o tempo medido por um observador em movimento a velocidades próximas à velocidade da luz passa a ser relativo – e depender da sua velocidade – e é diferente do tempo medido por um outro observador “preso” a um outro referencial.

Palestra de Gabriel na escola Aurea

A quarta e última palestra desta manhã foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Rafael Morais e teve como tema a física nas Histórias em Quadrinhos (HQs). Rafael analisou os poderes de alguns super-heróis do ponto de vista científico, de modo a refletir sobre o que é ou não possível de acordo com as leis da física existentes.

Palestra de Rafael Morais na escola Aurea

Ao final das palestras, diversos alunos da escola Aurea conversaram com os estudantes da licenciatura em física do IFSP sobre algumas das suas dúvidas a respeito dos temas que foram abordados nas palestras. Os bolsistas que realizaram as atividades na escola Aurea agradeceram muito o empenho da professora Roberta e do professor Paulo para que estas quatro palestras acontecessem com sucesso, de modo a impactar positivamente e motivar alunos para o estudo de assuntos de áreas científicas.

Estudantes do IFSP na área externa da escola Aurea

No retorno para o IFSP, os estudantes de licenciatura em física tiveram a oportunidade de relaxar um pouco e admirar as belas paisagens da praia de Maranduba, situada próxima à escola Aurea.

Gabriel, Henrique, Rafael Morais, Larissa e professor Ricardo Plaza na praia de Maranduba

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.